Estratégia de vendas para pequenas empresas

As vendas são o motor de qualquer negócio. Para ter um verdadeiro sucesso com as vendas é necessário criar uma estratégia de vendas para alcançar novos clientes e fidelizar os clientes que você já tem.

Para sair na frente em um mercado concorrido é necessário agir de forma estratégica. Já não é mais permitido desperdiçar esforço e dinheiro em ações que não se concretizam em boas vendas para uma empresa.

Para as pequenas empresas, investir em estratégias de vendas adequadas é ainda mais essencial. Só assim as pequenas empresas serão capazes de vencer grandes concorrentes no mercado e conquistar o seu espaço.

É possível investir em dois tipos de estratégias para aumentar as vendas. Algumas estratégias são direcionadas para conquistar novos clientes, ou seja, trabalham com a descoberta de clientes potenciais e a prospecção destes clientes, outras estratégias são aplicadas para manter e aumentar as vendas para os clientes que você já tem.

É importante sempre colocar em prática estes dois tipos de estratégias. Conquistar novos clientes é excepcional, mas tão importante quanto isso é manter os clientes que você já tem fieis ao seu negócio.

Estratégia de vendas para pequenas empresas

1 – Faça uma estratégia de indicações:

dicas de estratégia de vendas para empresasA primeira estratégia de vendas para uma pequena empresa é montar parcerias com outros profissionais com grande poder de influência para indicarem o seu negócio.

Esta indicação pode trazer dois tipos de benefícios, o benefício para o profissional que te indicou, com uma comissão pelas vendas realizadas. Ou, com o benefício do desconto para os possíveis novos clientes que foram indicados.

Neste caso, é importante escolher bem as parcerias que serão feitas. Faça parcerias somente com profissionais e empresas que tenham credibilidade no mercado, que atuam de forma ética e que sejam amadas pelos seus clientes. Assim, você estará se associando a uma boa empresa e terá sucesso com o sistema de indicações.

2 – Personalize as ofertas durante o ano:

Trabalhar com ofertas e promoções pode ser uma estratégia de vendas bem vantajosa para pequenas empresas. Entretanto você deverá personalizar as ofertas conforme o seu público-alvo e a época do ano.

Ou seja, você pode aproveitar as datas comemorativas como Natal ou dia das mães. Além das datas comemorativas é interessante aproveitar o período letivo, o período de férias e adequar a oferta de seus produtos ou serviços para atrair ainda mais clientes.

Personalize também conforme o público que você deseja atingir. Para isso é interessante um bom estudo das características do seu público-alvo, conhecer este público torna-se essencial para ter sucesso com as estratégias de venda.

3 – Ofereça um período para testes:

Para alguns tipos de serviços e produtos é possível trabalhar com a estratégia de fornecer um período para a utilização da ferramenta de forma gratuita.

Assim o cliente poderá experimentar seu produto e verificar se ele é realmente o melhor para a sua realidade. Na maioria dos casos muitos clientes se identificam com os produtos durante o período gratuito e se decidem pela compra definitiva.

Essa estratégia também elimina o período de surpresas para o cliente, pois já compra o produto com conhecimento de tudo que irá receber. Reduzindo consideravelmente os pedidos de devolução ou reembolso.

4 – Crie campanhas internas para seus principais clientes:

Outra forma de aumentar as vendas sem a necessidade conseguir novos clientes é potencializa as vendas dos clientes que você já tem.

Uma forma bem interessante é criar metas internas parar seus clientes. Por exemplo, você pode oferecer condições melhores, como preço ou forma de pagamento, conforme o tamanho das vendas realizadas para seus clientes.

Além disso, você pode premiar a fidelidade de seus clientes. Você pode comemorar por exemplo a fidelidade de um cliente por um ano com um bom desconto ou com outro benefício que seja interessante para ele.

Aumentar as vendas utilizando apenas os seus próprios clientes é uma estratégia de vendas que é muito barata e pode ser extremamente vantajosa.

5 – Fortaleça a sua imagem diante de seus clientes:

O fortalecimento da sua imagem diante de seus clientes é essencial para que eles sejam fiéis ao seu negócio. Para isso, é importante você investir em uma boa comunicação com todos, um bom sistema de atendimento ao consumidor e um suporte técnico eficiente.

É necessário que seu trabalho seja feito com ética e transparência. Por isso invista em um relacionamento com seus clientes de longo prazo e que seja vantajoso para ambas as partes.

É melhor ter um bom cliente por vinte anos do que um cliente esporádico por mês. Investir em relacionamentos sólidos é o sucesso de muitos negócios.

Finalizando

Colocar uma boa estratégia de vendas em prática não é difícil para nenhuma empresa. Além de ser simples é essencial para que seu negócio tenha vendas constantes e tenha sucesso.

Vale insistir em dizer que toda estratégia de vendas depende da credibilidade que você tem junto de seus clientes, por isso, invista em um relacionamento de longo prazo.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência sobre vendas, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!