Fidelização de Clientes: 7 Práticas essenciais para ter sucesso

A fidelização de clientes é uma forma de transformar clientes eventuais em clientes fiéis. Esta prática faz parte de toda uma estratégia do Marketing de Relacionamento.

Investir nesta prática é garantir um crescimento constante de suas vendas. Além disso, você estará trazendo para perto do seu negócio clientes qualificados, que realmente tem interesse em consumir seus produtos. Ter clientes qualificados é o ideal para todo bom vendedor.

O sucesso com a fidelização de clientes dependerá muito do seu esforço em implementar práticas que tenham foco no cliente. É necessário criar uma cultura onde a resolução do problema do cliente seja, de fato, o centro do seu negócio. Com este tipo de cultura, uma empresa é capaz de transformar clientes eventuais em defensores e amantes de sua marca.

Esta prática já é obrigatória entre os grandes players do mercado, e pode produzir um efeito muito positivo nos pequenos negócios. Pois, em um pequeno negócio o empreendedor tem a possibilidade de estar frente a frente com seus principais clientes.

Confira a seguir práticas essenciais para você ter sucesso com a fidelização de clientes.

7 Práticas essenciais

1 – Conheça seus clientes:

O primeiro passo é conhecer a sua clientela. Com este conhecimento você terá condições de traçar uma boa estratégia de fidelização com base nas preferências de seus clientes e no perfil de cada um deles.

Você pode avaliar seus clientes conforme:

  • Padrão de consumo, como frequência com que compra seus produtos;
  • Informações pessoais como sexo, idade, escolaridade;
  • Informações geográficas, endereço do trabalho e endereço da residência;
  • Informações financeiras, como a faixa salarial e o quanto seus clientes estão dispostos a gastar em seus produtos.

Para conseguir estar informações a forma mais simples é cadastrando seus clientes, ou por meio de pesquisas. O segredo para que este cadastro e esta pesquisa não se torne algo chato ou constrangedor para seus clientes é oferecer um benefício. Muitas lojas oferecem um pequeno desconto para clientes cadastrados.

2 – Construa um relacionamento com seus clientes:

Práticas essenciais para a fidelização de clientesPara fidelizar seus clientes é importante que você esteja disposto a criar um relacionamento com seus clientes.

Para isto, sua empresa e você precisam ser acessíveis aos seus clientes. Crie opções para que seus clientes possam conversar com você, tirar dúvidas ou fazer reclamações.

Outra dica é utilizar as redes sociais para estar próximo de seus clientes no dia a dia. Isto é muito importante para fortalecer a sua marca. Durante o dia a dia, não seja inconveniente, utilize as redes sociais para fortalecer a sua imagem e não para ficar enviando propaganda de produtos para seus clientes.

3 – Supere as Expectativas de seus clientes:

Outra forma de conquistar seus clientes é superar as expectativas quanto ao serviço ofertado.

Cumprir somente o combinando é o mínimo hoje para se manter no mercado. Agora, como sua meta é fidelizar clientes é necessário que você ofereça um algo a mais.

É comum clientes ficarem mais satisfeitos e encantados com o algo a mais proporcionado do que com o serviço em si. A maioria das pessoas gostam de surpresas e de se sentem muito valorizadas quando são atendidas além da expectativa.

4 – Personalize seu atendimento:

É fato de que cada tipo de cliente tem um perfil de comportamento. Por isso, algumas estratégias de fidelização podem funcionar muito bem para certo tipo de cliente enquanto para outros não funcionam.

O importante é você ter a sensibilidade necessária para conduzir os imprevistos que vão surgir e proporcionar a todos os clientes um atendimento adequado.

Não tenha medo de testar formas de atender os clientes mais complicados e exigentes. Cada cliente tem critérios para definir se sua empresa o agrada ou não, por isso é importante que você conheça seus clientes e esteja atento com um atendimento direcionado às expectativas de cada um deles.

5 – Crie benefícios para seus principais clientes:

Uma excelente ferramenta para a fidelização de clientes é a criação de benefícios exclusivos.

Assim, você consegue valorizar ainda mais os seus principais clientes. É importante você deixar claro os motivos pelos quais o cliente está recebendo aquele benefício.

Mostre para seus principais clientes que você os valoriza e procura formas de beneficiá-los também pela fidelidade que eles têm com seu negócio.

6 – Faça um bom pós-venda:

É importantíssimo continuar o contato com seu cliente após a realização da venda ou da prestação do serviço.

Por isso, crie um serviço de pós-venda. Acompanhe seus clientes e entre sempre em contato. Assim, você fortalecerá o relacionamento da sua marca com seus clientes, além de criar novas possibilidades para possíveis vendas.

Deixe claro para seus clientes o seu interesse em cooperar com a solução dos problemas que eles enfrentam e não simplesmente com a venda de um determinado produto.

7 – Pesquise a satisfação de seus clientes:

Nada melhor do que você conseguir do seu próprio cliente uma avaliação do seu negócio. Como o foco do seu negócio é o cliente, ninguém melhor do que o próprio cliente para apontar os pontos que precisam melhorar.

Para isto você pode criar pesquisas de satisfação. Uma dica é não tornar esta pesquisa de satisfação obrigatória para todos os clientes, deixe esta pesquisa à vontade, assim seus clientes serão realmente sinceros.

Uma boa opção é sempre entrar em contato, por telefone ou e-mail, após a realização de determinado serviço ou venda de algum produto.

Vantagens da fidelização de clientes

O processo de fidelizar clientes pode trazer inúmeros benefícios para seu negócio, como:

  • Redução dos custos com marketing e propaganda ao longo do tempo;
  • Aumento das vendas;
  • Margem de lucro um pouco maior, devido a qualidade do serviço prestado e da confiança do consumidor;
  • Alta credibilidade da marca com clientes, o que facilita inserir novos produtos no mercado;
  • Menor vulnerabilidade à preços baixos da concorrência;
  • Maior estabilidade em momentos de crise econômica.

Considerações finais

Com esta cultura de foco no cliente implantada os benefícios da fidelização de clientes tendem a crescer ao longo do tempo. Aos poucos a empresa alcança uma cartela de clientes fiéis, e manter estes clientes fiéis é muito mais barato e vantajoso do que conquistar novos clientes.

Uma empresa que consegue bons clientes tem muitas vantagens competitivas em relação à sua concorrência. O melhor, é que estas vantagens estão acima do preço, baseadas na confiança e em um bom relacionamento.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!