Franquia Cacau Show: Confira as vantagens deste negócio

Começar o próprio negócio é um grande desafio. Por isso, muitas pessoas preferem facilitar as coisas e apostam nas franquias. A franquia Cacau Show é com certeza uma das mais famosas do Brasil.

As lojas da Cacau Show se multiplicam pelo Brasil. Nos grandes centros são facilmente encontradas. Desde grandes lojas nas ruas, shoppings a pequenos quiosques.

Apesar de toda o reconhecimento popular que a Franquia Cacau Show possui, como todo negócio, ela precisa ser avaliada. Possui pontos positivos e negativos que você precisa avaliar antes de investir esforço e dinheiro.

Este artigo não tem como objetivo promover a franquia em questão, mas apresentar as informações que são disponibilizadas pela empresa. Quero te ajudar a avaliar os dados por trás das belas propagandas e palavras motivacionais que são apresentadas para você.

A História da Franquia Cacau Show

dicas da franquia cacau showA Cacau Show foi criada em 1988, foi fundada pelo empresário Alexandre Costa, que também é proprietário majoritário da rede Brigaderia. Fundada inicialmente como uma loja de chocolate a Cacau Show tornou-se uma franquia em 2004.

Desde 2013 faz parte da holding Cacau Par, que tem como objetivo comprar empresas de pequeno porte com grande potencial de crescimento. Hoje é a maior rede de chocolates finos do mundo. Possui hoje 22 lojas próprias e mais 1.946 lojas franqueadas, além de 49 quiosques franqueados.

Um dos grandes diferenciais da marca é popularizar os chocolates finos. A Cacau Show tornou os chocolates finos acessíveis a boa parte da população brasileira. Além disso, criou mais do que um conceito de loja de doces, e sim uma loja de presentes para todas as datas comemorativas.

Opções da Franquia

A Cacau Show hoje possui duas formas de franquia as lojas convencionais e os quiosques. Cada tipo de franquia possui suas características e valores, veja a seguir.

Lojas Convencionais

As lojas convencionais podem viabilizadas em três versões a loja convencional, a light e a express. Sendo a loja convencional a mais cara e a express a mais barata.

  • Área necessária: 15 a 30 m²;
  • Número de funcionários: 2 a 5;
  • Faturamento médio mensal: 70 mil reais;
  • Retorno do investimento: 18 a 24 meses;
  • Capital para instalação: 70 a 80 mil reais;
  • Taxa de Franquia: 40 a 60 mil reais.

Quiosques

Os quiosques são indicados para locais de grande movimento. Estão sendo implantados me shoppings e aeroportos. É uma opção mais em conta, mas necessitam de grande público para validar o investimento.

  • Área necessária: 2 a 6 m²;
  • Número de funcionários: 2 a 4;
  • Faturamento médio mensal: não informado;
  • Retorno do investimento: 18 a 24 meses;
  • Capital para instalação: 8 a 25 mil reais;
  • Taxa de Franquia: 15 a 60 mil reais.

Como abrir a franquia

O processo para a aquisição da franquia não é complicado. O primeiro passo é se cadastrar no site da Cacau Show. Em seguida o seu cadastro será avaliado, caso aprovado será convidado para uma reunião na sede da empresa.

A partir desta reunião, onde serão apresentados maiores detalhes do negócio, se dará início a todo o processo de organização e mobilização da sua franquia. Passando pelas seguintes fases:

  1. Procura de ponto comercial;
  2. Avaliação do ponto comercial e documentação;
  3. Entrevista pessoal;
  4. Avaliação final do ponto comercial e do perfil do franqueado;
  5. Entrega da circular de oferta;
  6. Assinatura do contrato;
  7. Orientação da montagem da loja;
  8. Treinamento;
  9. Abertura jurídica da loja;
  10. Apresentação de fianças e garantias;
  11. Pedido inicial dos produtos;
  12. Conclusão dos preparativos;
  13. Abertura da loja para o público.

A vantagem da franquia Cacau Show é que o franqueado recebe todo o apoio necessário para início dos trabalhos. Você não precisará criar uma marca ou uma estratégia de marketing, tudo isso será fornecido pela Cacau Show.

Além do que foi citado acima a Cacau Show fornece aos seus franqueados o seguinte auxílio:

  • Assessoria jurídica;
  • Avaliação profissional do ponto comercial;
  • Auxílio para início da operação;
  • Treinamento e estágios necessários;
  • Manuais sobre gerenciamento, marketing e vendas;
  • Treinamento contínuo e personalizado;
  • Elaboração de toda estratégia de marketing;
  • Consultoria contínua.

Perfil do Franqueado

No próprio site da empresa é apresentado o perfil indicado do franqueado Cacau Show. É necessário o sonho de ter o próprio negócio, o compromisso adequado que o varejo exige, a dedicação do próprio dono da franquia com carga horária mínima de 55 horas e a possibilidade do investimento inicial.

Vale ressaltar que a Cacau Show não aceita que o investimento inicial da loja seja oriundo de empréstimos ou financiamentos. Ou seja, caso você não tenha o valor disponível em mãos é impossível abrir sua Franquia Cacau Show.

Outro ponto a avaliar é o compromisso com o padrão exigido pela Cacau Show. Apesar de ser vendido a ideia de você ter o seu próprio negócio, no fim das contas você fica preso a uma conduta que não depende de suas escolhas. Por exemplo, número de funcionários, horário de funcionamento, produtos, atendimento, promoções, ou seja, tudo isso é padronizado.

Você recebe todo o apoio da franquia, mas fica limitado ao padrão por ela determinado. Além disso, a Cacau Show não é mais uma franquia barata, existem outras opções de franquias baratas e lucrativas.

Considerações finais

Antes de abrir sua franquia Cacau Show fique de olho em todos os detalhes. Os custos são altos e a sazonalidade da venda de chocolates é muito grande. Apesar da loja ter se especializado em presentes e não só em doces, ainda sim, depende muito das vendas da Páscoa.

Uma última dica é entrar em contato com franqueados para conhecer os detalhes por trás do negócio. Um franqueado experiente poderá te dar dicas que nenhum artigo ou apresentação pode te dar.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. luis disse:

    bom dia gostaria de sabem com mais detalhes,
    Quais são as vantagens/desvantagens de abrir franquias ou negócios próprios?
    Obrigado