Franquia Mc Donalds: Conheça detalhes desta oportunidade

Ter uma Franquia Mc Donalds é o sonho de muitos investidores que querem ganhar dinheiro no ramo da alimentação. É inegável que o Mc Donalds é o maior caso de sucesso no ramo de fast food.

Ter uma Franquia Mc Donalds é contar com uma marca que é inconfundível e que já tem milhões de clientes conquistados no mundo todo. É quase impossível pensar em fast food e não lembrar dos restaurantes Mc Donalds.

Para você ter uma ideia da força do grupo Mc Donalds, a marca possui mais de 33 mil restaurantes no mundo todo espalhados em 119 países. Emprega aproximadamente 1,7 milhões de funcionários e atende diariamente 64 milhões de clientes todos os dias.

É com certeza uma oportunidade maravilhosa, mas não tão acessível assim para qualquer investidor. Você poderá perceber durante o artigo que o interessado na franquia precisa aliar uma boa condição financeira e uma certa experiência na condução de negócios similares.

A História da Franquia Mc Donalds

A Franquia Mc Donalds teve início em 1955 nos Estados Unidos, quando Ray Kroc abriu o primeiro restaurante com o nome da família Mc Donalds. Este restaurante foi aberto em Dês Plaines, Illinois.

dicas sobre franquia mc donaldsAnteriormente, a família Mc Donalds possuía uma churrascaria desde 1940, em San Bernardino na Califórnia. Mas, foi Ray Kroc que percebeu o sucesso do negócio e comprou a marca Mc Donalds e a transformou em um grande sucesso mundial de fast food.

A primeira franquia aberta no Brasil foi em 1979, na cidade de Copacabana, Rio de Janeiro. Só no Brasil, a rede possui mais de 850 restaurantes e cerca de 84 cafés. Emprega 50 mil funcionários no país. O Brasil é o 8º colocado mundial no ranking de vendas da corporação.

Funcionamento da Franquia

A Franquia Mc Donalds é operada na América Latina, desde 2007, pela empresa Arcos Dorados S.A.

O modelo de franquias é o que levou o Mc Donalds a ter tanto sucesso no mundo, por isso, é considerado fundamental para continuidade do sucesso da marca e crescimento das operações.

O funcionamento da franquia é baseado é um forte relacionamento da marca com o franqueado. O primeiro ponto a se destaca são os contratos de longo prazo, em grande parte o contrato tem vigor de aproximadamente 20 anos.

Além disso, a franquia tem um processo de seleção rigoroso e uma formação para os franqueados que pode durar até 12 meses.

Além de ter experiência e conhecimento no ramo é necessária uma condição financeira invejável. Pois você deverá desembolsar mais de 1 milhão de reais em taxas de franquia, publicidade, royalties e primeiro estoque.

Vale destacar que os valores necessários para abrir a franquia não podem ser financiados, o dinheiro deve ser do próprio franqueado e estar disponível para ser utilizado com as despesas da franquia.

Como abrir a franquia

O primeiro passo para abrir uma Franquia Mc Donalds é avaliar se você preenche todos os requisitos mínimos para ser um franqueado.

Com esta análise concluída você deve preencher um formulário pelo site da Arcos Dorados (clique aqui para ver o formulário) com informações básicas de contato, endereço, formação, experiência profissional, local de implantação da franquia e uma rápida descrição de seu interesse no negócio.

Você receberá um retorno feito pela Arcos Dorados deste primeiro contato informando a possibilidade de começar os estudos de viabilidade e a avaliação do seu perfil e validação das informações por você informadas.

Caso você seja aprovado como possível franqueado você passará por diversas entrevistas e avaliações. Estas avaliações têm como objetivo avaliar a sua capacidade de gerenciar um negócio com as características de um restaurante Mc Donalds.

Perfil do Franqueado

Para ser um franqueado é necessário boa experiência no mercado de trabalho e uma boa condição financeira.

O primeiro ponto é que a franquia não permite sócios. Ou seja, é um investimento individual. Você será o único responsável pelo negócio.

Outro ponto importante é que o profissional precisa demonstrar experiência e capacidade em gestão de empresas e gestão de pessoas nos últimos 10 anos. Será necessário a demonstração de uma carreira de sucesso e quais as experiências te qualificam para o negócio.

Além disso, todo franqueado é o próprio operador do seu restaurante. Uma das cláusulas do contrato da franquia é ter uma disponibilidade de tempo de 100%. Ou seja, você deverá se dedicar completamente ao negócio.

Considerações finais

Como pode ver, não é nada simples ter acesso à uma Franquia Mc Donalds. Além do alto investimento inicial é importante ter uma boa experiência com negócios similares e estar totalmente disponível para gerenciar o novo restaurante.

Um ponto importante a ser avaliado também é o compromisso de longo prazo, é importante ter certeza de que você realmente deseja abrir seu próprio restaurante Mc Donalds.

Não deixe de conferir mais informações sobre outras franquias aqui no Blog Cultivando Sucesso.

Ficou com alguma dúvida é só deixar um comentário ou nos enviar um e-mail.

Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos, é só clicar em uma rede social abaixo.

Boa sorte em seus negócios!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!