Ideias inovadoras para reduzir custos em pequenas empresas

Implementar ideias inovadoras para reduzir custos em pequenas empresas pode ser uma ótima opção para manter a qualidade dos serviços prestados e alcançar um lucro cada vez maior.

Com um mercado concorrido e com as empresas com cada vez menos recursos para investir é necessário criar estratégias para reduzir os custos de qualquer negócio. Mas, nem sempre ações convencionais conseguem ser efetivas e produzir os resultados esperados.

Sendo assim, surge a necessidade de ser criativo e apostar em novas alternativas. As ações podem variar desde o uso de novas tecnologias até a reestruturação dos processos administrativos de uma pequena empresa.

É importante fazer uma avaliação correta do que é possível ser adequado em sua empresa e estar atento às oportunidades que surgem no mercado.

Tome cuidado com a implementação de ações com resultados duvidosos, além de prejudicar sua produção e até mesmo a qualidade de seus serviços é possível que você tenha prejuízos ao invés de redução dos custos. Toda inovação implementada deve ser muito bem avaliada.

5 Ideias inovadoras para reduzir custos

Confira a seguir 5 ideias inovadoras para reduzir custos em pequenas empresas, tenho certeza que você poderá adotar algumas delas para seu negócio.

Vale destacar que a redução dos custos não deve reduzir a qualidade dos seus produtos e nem mesmo colocar em risco todo seu processo produtivo. O segredo então é avaliar bem o que você irá implementar.

1 – Utilize estrutura compartilhada:

7 ideias inovadoras para reduzir custos em pequenas empresasPara muitos tipos de negócios um dos maiores custos é a montagem de uma estrutura adequada para o trabalho. Com por exemplo, podemos citar os prestadores de serviço que precisam de um bom escritório, sala de reunião, secretária, cozinha e diversos equipamentos para uma perfeita operação.

Uma das melhores ideias inovadoras para reduzir custos em pequenas empresas é compartilhar espaços. Ao invés de montar um escritório somente seu você poderá alugar um escritório compartilhado, onde você escolhe o espaço que você precisa para seu trabalho.

A grande vantagem é que você não precisa fazer nenhum investimento inicial muito grande e conta com uma estrutura de primeira linha. Grande parte dos escritórios compartilhados oferecem serviços de secretária, impressão, telefonia e internet.

Caso você já tenha um espaço a opção é oferecer parte de sua estrutura para outras empresas. Assim você divide as despesas e reduz seus custos.

2 – Utilize soluções gratuitas:

Outra ótima opção para quem deseja reduzir custos é com a utilização de serviços gratuitos. Muitas empresas utilizam softwares pagos para gerenciarem seus negócios, entretanto é possível fazer a opção por softwares mais simples, mas que são gratuitos.

Assim você economiza com pagamento das mensalidades ou atualização periódica de um software pago.

É claro que esta transição deve ser muito bem avaliada, a escolha de um software inadequado avaliada simplesmente pelo preço pode ser um equívoco muito grande.

Adote soluções gratuitas apenas se elas permitirem que você realize seu trabalho com boa eficiência.

3 – Terceirize seus serviços pela Internet:

A Internet é uma ótima ferramenta para conectar profissionais em todo o mundo. É possível encontrar ótimos profissionais por um custo muito interessante que podem resolver inúmeros problemas dentro de sua empresa.

Por isso, antes de contratar um profissional veja se é possível terceirizar o serviço que você precisa desenvolver em sua empresa. O custo do serviço terceirizado pode ser muito inferior ao custo da contratação efetiva de um profissional.

Para ter acesso a profissionais autônomos (freelancer) você pode acessar a site especializados. Além de conferir a experiência destes profissionais pelo site você poderá comparar preços de profissionais e até mesmo o tempo para o desenvolvimento da tarefa que você deseja.

4 – Invista em tecnologia e treinamento:

Outras duas ideias inovadoras para reduzir custos em pequenas empresas é investir em tecnologia e treinamento para seus profissionais.

Uma nova tecnologia pode representar um alto valor de investimento inicial, mas o que deve ser avaliado é a redução dos custos operacionais. Em grande parte dos casos a redução dos custos operacionais compensa com rapidez o alto valor investido.

Um grande exemplo disso é a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. As lâmpadas de LED possuem um custo muito mais significativo, mas possuem um potencial muito grande quando o assunto é redução dos custos.

Bons treinamento também pode fazer com que sua equipe seja mais produtiva e assim alcance melhores resultados. Os custos são reduzidos à media que sua equipe consegue produzir mais com menos. O crescimento da produtividade só acontece quando a equipe está bem treinada e motivada.

5 – Aproveite o que você considerava um rejeito:

A quinta opção desta lista de ideias inovadoras para reduzir custos em pequenas empresas é aproveitar da melhor forma possível o que sobra de sua empresa. Ou seja, é encontrar uma utilidade para aquilo que você considera lixo.

Muitas empresas conseguem ótimos resultados quando encontram uma utilidade para o que sobra de suas produções.

Existem empresas que não desperdiçam nada, pois investem no desenvolvimento tecnológico para encontrar uma destinação lucrativa para os rejeitos.

O que pode não ter valor nenhum para você pode ser muito interessante para outras pessoas. Por isso, aproveite tudo que você puder de seu negócio, não deixe que nada seja desperdiçado.

Finalizando

Agora é hora de colocar estas ideias inovadoras para reduzir custos em prática. Avalie as ideias que mais se adequam ao seu negócio e mão na massa. Não perca tempo em reduzir os custos de seu negócio.

Verifique mais uma vez as principais ideias:

  • Utilize estrutura compartilhada;
  • Utilize soluções gratuitas;
  • Terceirize seus serviços pela Internet;
  • Invista em tecnologia e treinamento;
  • Aproveite o que você considerava um rejeito.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!