A importância do equilíbrio emocional para o empreendedor

Ser capaz de manter o equilíbrio emocional é muito importante para o empreendedor, afinal, quem possui um negócio precisa enfrentar desafios diariamente, em especial quando se vive em um país como o Brasil, onde as condições de negócios não são nada amigáveis.

Empreender é uma tarefa que exige grande gasto de energia, grande capacidade para lidar com frustrações e desafios, e grande capacidade para aprender com os erros. Além disso, é indispensável possuir forças suficientes para começar tudo do zero quando de uma derrocada.

Uma pessoa que não é capaz de manter o equilíbrio emocional tem mais chances de cair quando precisar lidar com situações que exigem maior capacidade de superar pressões e grandes frustrações.

equilíbrio emocionalManter o equilíbrio emocional não quer dizer permanecer sem oscilações de humor, e tampouco é permanecer indiferente perante qualquer situação. Na verdade, é bem mais complexo que isso.

Ser capaz de manter o equilíbrio emocional é conseguir, mesmo em situações complicadas com fortes cargas emocionais, tomar decisões conscientes e ser capaz de identificar os próprios sentimentos, limitações e habilidades, e utilizar esses elementos para encontrar soluções eficazes para resolver as situações e voltar a caminhar rumo à concretização do objetivo.

Exemplificando: uma pessoa que consegue manter o equilíbrio emocional não é aquela que nunca sente raiva. Uma pessoa que consegue manter o equilíbrio emocional é aquela que sente raiva, reconhece que está sentindo raiva, e utiliza os seus próprios recursos internos para lidar com a sua raiva e com a situação que despertou esse sentimento.

O autoconhecimento e o equilíbrio emocional

Conhecer-se é o segredo para o equilíbrio emocional. Não existem meios de alcançar o equilíbrio emocional sem investimento em autoconhecimento. Se você deseja ser um empreendedor acima da média, e alcançar grandes objetivos, você obrigatoriamente precisará investir em autoconhecimento.

O equilíbrio emocional não pode ser alcançado através de meios artificiais e nem de forma instantânea. Alcançar o equilíbrio no campo das emoções é algo que exige um processo, e esse processo não pode ser realizado de forma instantânea e muito menos de forma artificial. É preciso trabalho duro, paciência e tempo.

Infelizmente muitas pessoas não investem no seu autoconhecimento, ao invés disso, investem em soluções ineficazes na esperança de resolver seus problemas. Contudo, na ânsia de encontrar soluções sem esforço, perdem muito tempo e dinheiro investindo em pseudo-soluções.

Além de perder tempo e dinheiro, muitas vezes as pessoas perdem uma vida melhor, pois investem continuamente em soluções ineficazes e, consequentemente, quase nunca alcançam seus objetivos.

Por desconhecerem o valor e a importância do autoconhecimento para o equilíbrio emocional, continuam a fugir das suas verdades internas, e quanto mais fogem, mais distantes vão ficando de seus objetivos e da vida que almejam.

Prepare-se para alcançar o equilíbrio emocional

A caminhada rumo ao sucesso como empreendedor é uma tarefa complexa e custosa, pois é um percurso repleto de desafios e surpresas, por isso, fortalecer a capacidade de manter o equilíbrio emocional é algo obrigatório.

Da mesma forma como buscamos nos preparar para encarar o mercado de trabalho (vamos à escola, à universidade, fazemos cursos, etc.), precisamos nos preparar também para alcançar o equilíbrio emocional.

Existem muitos recursos que você pode utilizar para ser capaz de manter um bom equilíbrio emocional, mas você precisará investir tempo e outros recursos para isso, não tem outra maneira.

Não veja isso como um gasto, veja como um investimento – você estará investindo em si mesmo, em seu desenvolvimento emocional, e isso poderá trazer resultados impressionantes.

Muitas pessoas deixam de investir no seu próprio desenvolvimento emocional, mas gastam tempo e recursos com coisas que não trarão nenhum benefício real, e depois ainda se queixam de que nunca alcançam os seus objetivos.

Invista certo e ganhe tempo, dinheiro e uma vida melhor

Como já foi dito, existem muitos recursos que você pode utilizar para desenvolver a sua capacidade de manter o equilíbrio emocional. Uma psicoterapia e um processo de coaching são exemplos de recursos que podem trazer ótimos resultados.

Investir em livros de qualidade que ofereçam ferramentas para você trabalhar o seu autoconhecimento e as suas escolhas pessoais também é uma boa opção.

Existem muitos recursos à sua disposição, você só precisa tomar a decisão de se preparar para ser capaz de, perante os desafios da vida, manter o equilíbrio emocional e tomar as decisões acertadas que realmente levarão você à concretização dos seus objetivos e sonhos, e ao estilo de vida que deseja.

Mas vale um alerta. Fique sempre atento quando for investir em alguma coisa, não acredite em promessas milagrosas. Equilíbrio emocional exige trabalho e esforço, é sempre um processo, nunca instantâneo. Não invista em promessas mirabolantes, isso poderá levar você a perder tempo e dinheiro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!