Livros de Empreendedorismo: 15 Livros para inspirar você

Neste artigo você tem uma lista com 15 excelentes livros de empreendedorismo que irão inspirar você a colocar o seu sonho em prática.

É certo que pela leitura podemos ter acesso a conhecimentos e ideias que são impossíveis de outra forma. São pouquíssimas pessoas que tem o privilégio de conviver e aprender diretamente com homens e mulheres de sucesso.

Desta forma, o livro se torna a forma mais democrática da transmissão de conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da vida.

Não deixe de ler nenhum dos exemplares a seguir. Todos possuem dicas exclusivas e um conhecimento baseado na experiência de vida de cada autor.

Todos nós encontramos livros na nossa vida que se tornam inspiradores e merecem ser lidos diversas vezes, quem sabe nesta lista não está mais um destes livros?

15 Livros de empreendedorismo para inspirar você

lista de livros de empreendedorismoVale destacar aqui que não coloquei os livros em ordem de importância, comece pelo que te chamar mais atenção pelo título ou pela descrição.

O conhecimento é essencial para um empreendedor de sucesso e ler livros constantemente colabora para ampliar o conhecimento. Caso você esteja iniciando sua vida empreendedora e não tem o hábito de ler é hora de começar a criar este bom costume para sua vida.

 1 – Empreendedorismo – José Dornelas

O primeiro livro da nossa lista de livros de empreendedorismo é o livro Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios, escrito por José Dornelas é um dos livros mais vendidos sobre empreendedorismo no Brasil.

Este livro traz conceitos teóricos importantes para a construção de negócios e análises de oportunidade de maneira crítica e prática.

Além disso o livro conta com estudos de caso de grande visibilidade na mídia. Ao final da leitura do livro você será capaz e elaborar um plano de negócios como resultado de seus estudos.

2 – Criatividade S.A. – Ed Catmull

Criatividade S.A. – Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, é escrito por Ed Catmull, presidente da Pixar Animation e Disney Animation.

O livro conta a história do estúdio de animação mais lucrativo da atualidade, o Pixar. Você poderá conhecer como foi a trajetória do estúdio, desde as primeiras reuniões dos sócios.

Além de aprender os ingredientes essenciais para a construção de uma empresa que tem como cultura a criatividade em seu estado bruto.

3 – Dobre seus lucros – Bob Fifer

O livro Dobre seus lucros de Bob Fifer, tem como objetivo principal ensinar como reduzir os custos, aumentar as vendas e melhorar drasticamente os resultados de sua empresa em seis meses.

Considerado um best-seller, este livro traz questionamentos e quebras de paradigmas para o aumento do lucro das empresas baseado em ações que aumentam a eficiência da equipe e reduzem os custos.

4 – A Startup Enxuta – Eric Ries

O livro a Startup Enxuta mostra como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas.

Eric Ries é considerado um dos pais dos startups. Neste livro você poderá um anova abordagem criada pelo autor sobre criação e lançamento de novos produtos.

Esta nova abordagem garante ao empreendedor eliminar o desperdício de tempo e recursos no desenvolvimento de novos produtos.

5 – Nação Empreendedora – Dan Senor e Saul Singer

O livro Nação Empreendedora – O milagre econômico de Israel e o que ele nos ensina, mostra o desenvolvimento de uma cultura e de uma nação movida pela adversidade.

Os autores mostram como as políticas públicas são implementadas e como as empresas e universidades são administradas com o objetivo de formar uma sociedade empreendedora e inovadora.

6 – Virando a Própria Mesa – Ricardo Semler

O próprio subtítulo do livro Virando a Própria Mesa é inspirador: “Uma história de sucesso empresarial Made In Brazil”.

Ricardo Semler é um dos empresários mais respeitados da América Latina, seu livro foi publicado mundialmente, chegando até na China.

O livro é uma crítica ao modo convencional de como as empresas são gerenciadas, em especial, sobre o relacionamento de empresa e funcionários. O autor ainda mostra exemplos de ações simples e práticas que são um sucesso em diversas empresas.

7 – Sonho Grande – Cristiane Correa

O livro Sonho Grande de Cristiane Correa conta a história de três empreendedores brasileiros que revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram mercados antes inimagináveis aos investidores nacionais.

Os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira ganharam grande projeção internacional depois de adquirir marcas importantes do mercado norte-americano, como a cerveja Budweiser e o Burger King.

O livro mostra os princípios seguidos pelo grupo como a meritocracia, a simplicidade no trabalho e a busca pela redução dos custos.

8 – A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim

A Estratégia do Oceano Azul é um livro que ensina como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.

O livro ensina como colocar em prática uma nova estratégia para avaliação de mercados e produtos e os principais pontos de diferenciação das empresas concorrentes.

Um dos objetivos do livro é quebrar o paradigma da luta sangrenta entre empresas, criando assim pontos de destaque e um mercado sem nenhum tipo de luta pela clientela.

9 – Empreendedor Viável – André Telles e Carlos Matos

O livro Empreendedor Viável é uma mentoria para empresas na era da cultura das startups.

Os autores mostram neste livro um conjunto de fatores e características que garantem o sucesso de uma startup. Estes fatores passam pela composição da equipe, escolha dos investidores e pivotagem de ideais.

O livro apresenta o conceito do Mínimo Empreendedor Viável.

10 – Ganhando Mais – Ian Brooks

O livro Ganhando Mais vai te ensinar como criar valor para você e sua empresa.

O autor foca em aspectos importantes da gestão como o relacionamento e valorização dos funcionários e da importância da autoconfiança do empreendedor na direção de seus negócios.

11 – Novos Negócios Inovadores e de Crescimento Empreendedor no Brasil – Sílvio Meira

No livro Novos Negócios Inovadores e de Crescimento Empreendedor no Brasil o autor organiza suas ideias e conceitos sobre inovação e empreendedorismo, com base em seus estudos e palestras ministradas no território brasileiro.

O autor expõe como a educação e a inovação podem colaborar para o enriquecimento pessoal e o fortalecimento do país.

12 – De Zero a Um – Peter Thiel

O livro De Zero a Um é um dos meus preferidos nesta lista de livros de empreendedorismo.

O subtítulo do livro é: “O que aprender com o empreendedorismo no Vale do Silício”. O autor é co-fundador do PayPal e um dos grandes investidores em ideias inovadoras do Vale do Silício.

Neste livro ele apresenta a diferença de copiar modelos e inovar, partindo do nada e criando um modelo. Ele mostra que a inovação é o grande diferencial na criação de um novo mercado e um monopólio.

13 – A Lei do Triunfo – Napoleon Hill

O livro de Napoleon Hill, A Lei do Triunfo é o resultado de uma pesquisa de duas décadas, onde entrevistou mais de 16 mil pessoas, cerca de 500 milionários, com intuito de encontrar leis para o sucesso pessoal.

No livro você vai encontrar as 16 lições práticas para um sucesso atemporal.

O autor entrevistou personagens como Thomas Edison, Graham Bell, Henry Ford, Roosevelt, George Eastman e Rockefeller.

14 – A Arte do Começo – Guy Kawasaki

Guy Kawasaki é considerado um dos maiores estrategistas do mundo dos negócios. Um dos responsáveis pelo sucesso da Apple.

Em seu livro A Arte do Começo ele apresenta um guia para começar qualquer tipo de negócio, desde grandes empresas a pequenos negócios familiares.

15 – O Livro Negro do Empreendedor – Fernando Trías de Bes

O grande diferencial de O Livro Negro do Empreendedor é o ponto de vista baseado nos fracassos e não no sucesso como na maioria dos outros livros.

Neste último livro da nossa lista de livros de empreendedorismo você poderá conferir uma análise do fracasso do empreendedor, quais as principais causas e as melhores formas de evita-lo.

Finalizando

Chegamos ao fim da lista de livros de empreendedorismo que você não deve deixar de ler. Com certeza muitos destes livros serão inspiradores para sua caminhada empreendedora.

Não deixe de cultivar um bom hábito de leitura. Pela leitura você terá acesso a conhecimentos importantes para seu sucesso. Confira também uma lista com livros sobre liderança, tenho certeza que você vai gostar das indicações, clique aqui.

Quer indicar um livro de sua preferência que não está na lista de livros de empreendedorismo? Então indique aqui nos comentários! Será um prazer ler um livro indicado por você.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!