Livros sobre liderança: 15 Livros que você não pode deixar de ler

Ler um livro é uma ferramenta importante para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa. Ter o bom hábito de ler, além de prazeroso, abre as portas do conhecimento. Por isso, neste artigo reuni uma lista com 15 livros sobre liderança que nenhum líder deve deixar de ler.

Afinal, a leitura é parte integrante da rotina de todo bom empreendedor que quer sair da sua zona de conforto. Existem centenas de livros sobre liderança. Inúmeros autores proporcionam para nós leitores, um conhecimento que não poderia ser adquirido por meio de um curso ou faculdade.

Um bom livro é ainda a forma mais acessível de conteúdo de qualidade. Além disso, é a possibilidade de conhecer ideias e conceitos inovadores que podem transformar a sua forma de liderar.

15 Livros sobre liderança que você não pode deixar de ler

Lista de livros sobre liderançaVamos então à lista. Os livros não estão em nenhuma ordem de prioridade ou preferência. Comece a ler pelo que te chamar mais atenção.

É possível que você já conheça alguns destes livros, isto mostra que você tem bom gosto pela leitura e está no caminho certo.

Eu gosto de ler mais de um livro ao mesmo tempo. Geralmente leio pelo menos dois ao mesmo tempo. Mas, isso é uma opção de cada um.

 1 – A Arte da Guerra

Escrito por Sun Tzu, o livro A Arte da Guerra é considerado a bíblia da estratégia. É o maior tratado de guerra da história da humanidade.

É uma inspiração para o mundo dos negócios e na resolução dos problemas do dia a dia. Além disso, é referência para inúmeras outras obras e filmes já lançados.

2 – A Marca da Liderança

O livro A Marca da Liderança foi escrito pelos autores Dave Ulrich e Norm Smallwood. O livro possui um enfoque diferenciado sobre os estudos da liderança corporativa.

O livro trata de como desenvolver uma marca de liderança em sua empresa e alcançar assim um maior valor de mercado.

Este livro possui de forma clara orientações e práticas de como se tornar um líder em sua empresa.

3 – A Essência do Líder

A Essência do Líder, a terceira indicação da nossa lista de livros sobre liderança, foi escrito por Warren Bennis.

É uma fonte de dicas e informações importantes sobre as qualidades para ser um líder e estratégias para alcançar estas qualidades.

O autor ainda esclarece a importância do autoconhecimento e das metas pessoais bem definidas na vida de todo líder.

4 – Autenticidade

O subtítulo do livro Autenticidade já é bem esclarecedor: “O segredo do bom líder é ser fiel a seus princípios”.

Escrito por Bill George e Peter Sims, este livro mostra como conquistar e colocar em prática uma liderança autêntica. Além disso, o livro aborda a origem das inspirações do líder nas crises pessoais e experiências de vida.

5 – Poder Sem Limites

Escrito por Anthony Robbins, o livro Poder Sem Limites mostra o caminho do sucesso pessoal pela programação neolinguística.

Este livro coloca em foco a possibilidade de você conseguir o que quiser, com base na ciência do sucesso pessoal, pelo autoconhecimento e saúde mental e emocional.

6 – O Poder do Hábito

É sem dúvida um dos meus preferidos desta lista de livros sobre liderança. Apresenta de forma clara, ações para mudanças de nossos hábitos e transformação de nossa vida.

Neste livro o autor, Charles Duhigg, apresenta a chave para entender como todos os hábitos funcionam e como é possível transformá-los para fazer a diferença.

7 – O Desafio da Liderança

Escrito por Jim Kouzes e Barry Posner, o Livro O Desafio da Liderança é baseado em uma extensa pesquisa global realizada pelos autores.

É uma fonte confiável para aprender sobre liderança no mundo atual. Foi atualizado recentemente considerando a realidade que vivemos hoje.

8 – Inteligência Emocional

O livro de Daniel Goleman apresenta a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.

Para o autor a inteligência não está ligada somente a herança genética e sim à maneira como lidamos com as emoções. O livro é baseado em pesquisas recentes e novas descobertas do funcionamento do cérebro.

Mostra como a inteligência emocional pode ser desenvolvida em todos nós. Este livro é mais uma excelente opção da nossa lista de livros sobre liderança, apesar de não tratar do tema em si.

9 – Como Se Tornar Inesquecível

Uma obra de Dale Carnegie. Neste livro o autor apresenta os dez elementos importantes par ser sempre lembrado.

Você pode aprender neste livro como causar uma impressão positiva e duradoura. Apresenta práticas que irão facilitar a sua vida na área social, fazendo com que as pessoas te vejam como uma pessoa positiva e generosa.

10 – O 8º Hábito

Este livro foi escrito por Stephen R. Covey. Tem como objetivo apresentar ao leitor um mapa que leva da frustração à verdadeira realização.

Tem a intenção de abrir os seus olhos para aquilo que realmente é relevante e tem significado em nossos dias. Além disso, ele te mostrará como inspirar e conduzir outras pessoas a fazerem o mesmo.

11 – O Monge e o Executivo

É um livro que não poderia faltar na nossa lista de livros sobre liderança. Este livro escrito por James Hunter é uma história sobre a essência da liderança.

Este livro irá abrir seus olhos em relação a como se relacionar com as pessoas, abre os horizontes para você se tornar não apenas um líder, mas uma pessoa melhor.

12 – O Livro De Ouro Da Liderança

O Livro De Ouro Da Liderança foi escrito por um dos maiores treinadores de líderes da atualidade, John Maxwell.

O livro é baseado na experiência de vida do autor. Apresenta conselhos importantes na busca de como ser um bom líder.

13 – Liderança De Alto Nível

Escrito por Ken Blanchard, o livro Liderança De Alto Nível mostra como criar e liderar organizações de alto desempenho.

O livro apresenta conceitos e práticas importantes sobre a liderança de classe mundial. Apresenta o conceito do tripé de resultados.

14 – O Líder 360º

Outro livro na nossa lista de John Maxwell. Neste livro o autor apresenta como ser um líder mesmo não ocupando cargos de chefia ou gerência em uma organização.

Apresenta uma série de conceitos que o autor chama de liderança 360º. É um livro que define a importância dos profissionais em níveis médios como líderes nos locais em que convivem.

15 – O Gerente Minuto

Os autores, Kenneth Blanchard e Dr. Spencer Johnson, apresentam neste livro dicas de como aumentar a produtividade, a lucratividade e qualidade de vida.

O livro apresenta um programa baseado em três regras básicas, fáceis de serem aplicadas e que produzem excelentes resultados.

Finalizando

A lista de bons livros sobre liderança poderia não terminar por aqui, são inúmeras obras importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional. Agora é só começar a ler!

Quer indicar um livro de sua preferência que não está na lista? Então indique aqui nos comentários! Será um prazer ler um livro indicado por você.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!