Marketing de Relacionamento: O que é e qual sua importância?

Todos nós sabemos a importância do Marketing para um negócio de sucesso. As maiores empresas e os negócios mais lucrativos, não se destacam somente por um bom produto, mas também por um bom plano de Marketing. Uma ferramenta importante nos dias atuais é o Marketing de Relacionamento.

O ser humano é um ser dependente de suas relações. As relações comerciais também não estão fora de todo este contexto. A cada dia que passa, as pessoas dedicam seu tempo e seu dinheiro a produtos e serviços que tenham sentido para suas vidas e que tenham algo a mais do que qualidade.

Para sobreviver no mercado surge então a necessidade de encarar o relacionamento com o cliente como algo fundamental. Não limitando o marketing somente à apresentação de produtos ou alcançar os clientes com inúmeras propagandas e técnicas persuasivas.

O marketing atual precisa abrir as portas para o cliente, conquistar sua confiança, criar uma via de comunicação (onde o cliente não só recebe informações, mas seja ouvido), para assim fidelizar não apenas um consumidor, mas uma pessoa. Com todo este processo de conquista a empresa não ganha somente um cliente, mas um defensor fiel de sua marca.

O que é o Marketing de Relacionamento?

Business people shaking hands, finishing up a meetingDe forma prática, o Marketing de Relacionamento é toda estratégia implementada pela empresa de modo a aprimorar e criar um bom relacionamento com seus clientes e possíveis clientes.

Começa desde a captação de novos clientes, com intuito de transmitir mais do que informações sobre produtos, mas também valores que possíveis clientes tenham em comum.

Passa por um atendimento diferenciado, onde o cliente se sente valorizado e bem atendido. Um atendimento que preza pela solução dos problemas do cliente e não fica preso à venda do produto.

É um marketing que não termina, pois tem como objetivo criar um relacionamento que permaneça depois da venda. Criando novas possibilidades para que o cliente volte e se transforme em um cliente fiel.

Como pode ver, este tipo de marketing depende de um envolvimento total de uma empresa. Vai além de ações implementadas por uma equipe, mas de uma cultura com foco no cliente, que estabelece como meta conquistar e fidelizar cada cliente que chega até o seu negócio.

Implementar o Marketing de Relacionamento

É possível começar a colocar em prática ações simples para que seu cliente seja recebido de forma diferenciada em sua empresa. Veja a seguir exemplos práticos para implementar em seu negócio.

1 – Criar uma cultura de foco no cliente

É importante que o objetivo de fidelizar clientes não seja restrito a uma equipe ou ao dono do seu negócio. Deve ser uma cultura de sua empresa focar todo seu processo no cliente.

É ir além do atendimento convencional e buscar solucionar o verdadeiro problema de seus clientes. É muito comum um cliente chegar em uma loja e sair de lá com um produto que não era o que estava procurando, isto pode até trazer um lucro momentâneo, mas será que assim você conquistou a confiança deste cliente?

Invista em treinamentos e cursos para melhorar o atendimento ao cliente. Seja transparente e acessível ao seu cliente, crie formas para que seu cliente também seja ouvido e que suas reclamações sejam atendidas.

2 – Conheça seus clientes

É importante para o sucesso de seus negócios conhecer seus clientes. Saber o que eles mais consomem, com qual frequência eles vão à sua loja, além de informações pessoais como sexo, idade, local onde mora, telefone, e-mail.

Existem diversos tipos de clientes que você precisa identificar, cada um deve ter um tratamento exclusivo. Confira a seguir:

  • Cliente Potenciais: são aqueles que consomem o produto que você vende ou serviço que você presta, mas ainda não são seus clientes;
  • Clientes Eventuais: são os clientes que eventualmente compram algo;
  • Clientes Regulares: são os clientes que já confiam em seu negócio e compram de você com regularidade;
  • Clientes Defensores: são aqueles clientes que amam seu negócio. Não abrem mão de seu produto e divulgam para amigos e familiares as vantagens do seu produto.

O objetivo do Marketing de Relacionamento é transformar cada cliente em um cliente defensor, uma mante de sua marca. Para isto é importante que você crie cadastros para seus clientes e formas de atendimento personalizadas para cada tipo. Veja neste outro artigo mais sobre cada tipo de cliente.

Ter um bom banco de dados e saber usar estas informações é essencial para o sucesso de um negócio.

3 – Monte um programa de fidelidade

Crie uma estratégia para que seu cliente esteja sempre em contato com seu produto. Aos poucos consumir o seu produto se torna um hábito de seus clientes.

Você pode trabalhar com campanhas de fidelização, como ao comprar certa quantidade o cliente ganha outro produto, ou até mesmo promoções exclusivas para seus principais clientes.

É importante que fique claro para seu cliente que aquele benefício é específico para clientes como ele, fiéis a sua marca.

4 – Converse com seu público

É de suma importância criar formas para se relacionar de maneira pessoal com seu público.

Uma ferramenta que tem facilitado a vida de todas as empresas que querem se relacionar de forma pessoal com seus clientes é a internet.

Aproveite todos os canais disponíveis, como Facebook, Instagram, Google Plus, Youtube, Blogs, entre tantas opções. O importante não é só divulgar sua marca nestes locais, mas criar um canal onde seu cliente participe e possa transmitir suas opiniões e desejos.

Considerações finais

Conquistar clientes defensores é uma tarefa necessária e árdua para o sucesso de um negócio. Por isso, cultive uma cultura de foco no cliente em sua empresa, assim você poderá colher resultados muito bons em um futuro próximo.

Cuidar de seus clientes é como um investimento, no fim você mesmo será o beneficiado. Coloque a mão na massa e crie formas de fidelizar sua clientela, não fique para trás em um mercado tão concorrido.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!