Marketing Empresarial: Essencial para o sucesso do seu negócio

O Marketing Empresarial é uma necessidade para qualquer negócio no mercado atual. É necessário estar atento aos novos consumidores que estão surgindo e planejar uma estratégia adequada para conquistar bons clientes para seu negócio.

O Marketing Empresarial é um conjunto de ações da empresa para criar, comunicar e entregar valor aos clientes, parceiros e toda sociedade envolvida. Ou seja, é toda estratégia que busca gerenciar o relacionamento dos envolvidos no processo comercial.

Assim como a tecnologia se desenvolveu ao longo destes séculos o marketing também teve que se adaptar às novas condições do mercado. É possível identificar fases bem definidas do marketing, que acompanho o desenvolvimento tecnológico e o comportamento da sociedade.

Hoje em dia, um bom marketing não se limita a passar informações de produtos a clientes. O marketing de hoje envolve muito mais a construção de sólidos relacionamento com clientes em potenciais do que a simples transmissão de informações, promoções e vantagens de um produto em relação ao outro.

A transformações ocorrida nas estratégias de marketing é também decorrente da mudança de postura dos consumidores quanto à confiança em grandes marcas ou instituições. Ter uma grande fábrica e um bom nome não garante sucesso a ninguém mais. Os clientes de hoje em dia estão à procura não só de produtos, mas de valor.

5 Dicas para ter sucesso como marketing empresarial

Conscientes das transformações da sociedade é importante adequar as estratégias da sua empresa para ter sucesso em seus negócios. Veja 5 dicas a seguir, elas irão te auxiliar a olhar o marketing empresarial com um novo olhar.

1 – Transmita bons valores aos seus clientes

como fazer marketing empresarialO primeiro ponto é construir um negócio que possa transmitir bons valores aos seus clientes.

Muitos clientes estão dispostos a pagar um pouco mais por empresas que respeitem as condições naturais do meio ambiente, que tenham políticas para inclusão de profissionais com deficiência, que se preocupam com a segurança de seus profissionais e de toda a sociedade e que tenham projetos sociais para o combate à grandes mazelas sociais.

Não é transformar o seu negócio em uma instituição de caridade, e sim ter um negócio com bons valores. Onde você tenha um objetivo além do financeiro, como apoiar causas nobres e colaborar com a construção de um mundo melhor.

Mas, para que isso funcione é importante que estes valores estejam verdadeiramente impregnados no negócio. Isso deve fazer partes não só de uma estratégia de marketing, mas ser perpetuado para todos os colaboradores.

2 – Construir um relacionamento horizontal com seus clientes

A construção de um relacionamento horizontal é essencial para o sucesso do seu marketing empresarial. É o mesmo que construir uma conversa de um para um, não é mais a conversa de uma empresa para centenas de consumidores.

O relacionamento horizontal também se refere à questão de autoridade e valor que os clientes representam para sua empresa. Não existem mais espaço para uma estratégia verticalizada, onde uma empresa envia mensagens para milhões de pessoas e torna-se inacessível aos seus clientes.

Para que isto aconteça com sucesso é importante que você utilize ferramentas não só para transmitir informações aos seus clientes, mas para construir diálogo. Em um diálogo mais importante para empresa do que falar é saber ouvir o que seus clientes têm a dizer.

Por isso, é importante que você torne a sua empresa acessível a seus clientes. Muitas empresas hoje falham neste ponto, pois possuem um atendimento ao cliente extremamente cansativo e inoperante.

É importante que a sua empresa tenha a cultura de respeitar todos os clientes, com um canal adequado de atendimento.

3 – Dê espaço aos seus clientes para construírem o seu negócio

O segredo do sucesso para muitas empresas hoje é a criação colaborativa. Muitos clientes estão interessados em colaborar para os produtos que amam se tornem ainda mais adequados e especiais no mercado.

É cada vez mais comum a prática da criação colaborativa em empresas de sucesso. Além de conseguir boas ideias para novos produtos ou novas funcionalidades, a criação colaborativa valoriza os principais clientes. Assim a empresa se destaca no mercado, com produtos mais adequados aos seus clientes e clientes ainda mais satisfeitos.

Fazer esta criação colaborativa funcionar não exige grandes investimentos ou nenhum tipo de segredo. O primeiro passo é estar atento ao que os clientes dizem sobre seus produtos e serviços, sempre existem os clientes bem-intencionados que querem colaborar com seu negócio.

Outra forma é criar campanhas para incentivar esta forma de criação. Para isto é interessante a empresa recompensar os clientes que produzirem as melhores ideias ou os clientes que tiveram a ideia aceita. Este reconhecimento pode ser feito por meio de premiações.

4 – Esteja presente no dia a dia de seus clientes

Outro ponto importante é estar presente no dia a dia da vida de seus clientes. Para isso é possível adotar diversas estratégias de marketing interessantes. É imprescindível utilizar a internet hoje em dia, um ponto essencial são as redes sociais.

Utilizar as redes sociais dá a possibilidade de construir um canal acessível a diversos clientes. E é importante estar em todas elas, como no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Entretanto é importante utilizar as redes sociais de forma adequado, é um local onde você deve criar conteúdo de valor para seus clientes. Não mais um simples espaço para espalhar promoções e descontos em sua loja.

Para que você crie um relacionamento com seus clientes e tenha sucesso nas redes sociais é necessário criar conteúdo criativo e que tenha potencial de viralizar. Ou seja, conteúdos que possam cair no gosto do público, por qualquer motivo, por ser engraçado, emocionante, romântico ou com uma boa mensagem a ser transmitida.

Transmitir os bons valores da sua empresa pelas redes sociais é uma excelente opção.

5 – Troque o marketing convencional pelo marketing de conteúdo

Outra necessidade para um bom marketing empresarial nos dias de hoje é trocar o marketing convencional pelo de conteúdo. Ou seja, é oferecer muito mais do que simples informações técnicas e preços para seus clientes, é oferecer conteúdo que seja realmente relevante para a vida de seus clientes.

O marketing de conteúdo é mais exigente, entretanto demonstra obter resultados mais convincentes. As pessoas estão realmente dispostas a adquirir produtos de empresas que já colaboram com suas vidas com conteúdo e informações relevantes, antes mesmo dos produtos serem adquiridos.

Para isto, é importante investir em uma equipe qualificada e com conhecimentos adequados. O marketing de conteúdo ainda é uma novidade para muitas empresas, mas se tornará essencial ao longo do tempo.

Finalizando

Como pode ver, ter sucesso com o marketing empresarial hoje em dia exige uma postura diferenciada. Onde a empresa realmente tenha o foco no cliente. Com o passar do tempo esta postura será ainda mais exigida pelos clientes, as empresas que já começam desde hoje a construir um relacionamento sólido com seus clientes potenciais já estão com uma larga vantagem em relação às demais.

Não deixe de rever suas estratégias de marketing, estar por dentro do comportamento da sociedade atual e do novo perfil dos clientes é essencial para seu sucesso.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!