Marketing Esportivo: Conheça de forma prática os principais conceitos

O Marketing Esportivo, de forma simples e prática, é aplicação das ferramentas e estratégias do Marketing no nicho esportivo. Ou seja, é utilizar todos os conceitos para criar e desenvolver um mercado com base na paixão de amantes do esporte e torcedores específicos.

A percepção de que o esporte poderia se tornar um mercado lucrativo teve início nos Estados Unidos por volta de 1920. Desde então o mercado esportivo tem sido tratado com muito profissionalismo visto as grandes possibilidades de novos mercados e grande lucro.

Não existe melhor exemplo de sucesso no Marketing Esportivo que o mercado norte americano. Os campeonatos e ligas se tornaram verdadeiras máquinas de fazer dinheiro.

Esportes como basquete, futebol americano, basebol e nos últimos anos o futebol, possuem seus campeonatos e ligas modelados para proporcionar grandes ações de marketing e um excelente retorno para seus investidores, nada é feito com amadorismo.

O que é Marketing Esportivo?

tudo sobre marketing esportivoComo falado anteriormente, no início deste artigo, este tipo de marketing utiliza todas as ferramentas e estratégia do marketing convencional no mercado esportivo.

É por esta ferramenta que existe a possibilidade de comunicação entre os envolvidos neste negócio, como clubes, clientes, investidores, colaboradores e torcedores.

Entretanto, o desenvolvimento do marketing específico para o esporte é uma matéria de certa forma recente. Os conceitos do marketing neste nicho do mercado eram aplicados de forma empírica, sem nenhuma estratégia específica para um público tão singular.

Nos Estados Unidos e na Europa é perceptível o avanço desta modalidade do marketing, foram construídos verdadeiros impérios comerciais, com grande solidez e ótimos benefícios para todos os envolvidos.

Enquanto isso, o Brasil ainda começa a se desenvolver e muitas vezes lida de forma amadora com o grande mercado esportivo. Aliado ao amadorismo, o mundo do esporte ainda é gerenciado por políticos e não por profissionais com capacidade técnica para tal, o que gera uma prioridade aos interesses políticos em detrimento aos interesses comerciais.

Qual o grande diferencial do Marketing Esportivo?

Este tipo de marketing possui um grande diferencial que é aliar ao mercado características que não são encontradas em outros nichos com facilidade.

É possível com uma boa estratégia agregar à uma marca ou empresa os simbolismos que só o esporte tem como o trabalho em equipe, a superação, sede pelas vitórias, entre tantas outras opções.

Além disso, o Marketing Esportivo atua com um público que já é apaixonado por um esporte específicos, clube ou agremiação. Um grande exemplo é o futebol, um nicho do mercado que já possui fãs inquestionáveis e que podem se tornar verdadeiros clientes defensores de marcas que patrocinam ou utilizam o esporte como estratégia de marketing.

As boas estratégias desta modalidade do marketing são capazes de aliar a paixão por um clube à produtos e vantagens comerciais para todos os envolvidos.

Em uma pesquisa realizada pela modalidade automobilística NASCAR, nos Estados Unidos, mostrou que mais de 70% dos amantes do esporte são fiéis às marcas que patrocinam suas equipes de preferência.

Outro diferencial deste mercado é a grande produção de ídolos que se tornam verdadeiras marcas mundiais. Vários exemplos podem ser lembrados aqui, desde jogadores de futebol, basquete, futebol americano e automobilismo.

Muitos destes atletas de alto rendimento possuem ganhos, até superiores do que seus próprios salários, com o emprego de estratégias do marketing voltado ao esporte.

É possível se profissionalizar neste ramo do Marketing?

Sim, é possível.

Hoje em dia as informações estão disponíveis a qualquer um e muitas instituições já possuem cursos específicos na área do Marketing Esportivo.

O que indico para você que quer se profissionalizar nesta área é começar desde já a conhecer o negócio pelos livros. Você poderá ter uma boa ideia e uma referência adequada para discernir se é neste ramo que você pretende seguir sua carreira.

Você ainda não conhece nenhum livro sobre este tema? Não se preocupe confira logo abaixo uma lista com 5 livros para você começar hoje mesmo seus estudos e conhecer melhor as ferramentas do marketing aplicadas ao esporte.

  • A Bola Não Entra Por Acaso – Ferran Soriano;
  • Marketing Futebol Clube – Luiz Cláudio Zenone;
  • Zeros A Direita, Marketing e Mídia No Esporte – Cláudio Nogueira;
  • Marketing Esportivo, Uma Visão Estratégica e Atual – Marco A. Siqueira;
  • Marketing e Gestão do Esporte – Ary José Rocco.

Caso você se decida realmente pela profissionalização existem diversos cursos na área. Alguns cursos são pós-graduações e especializações, outros cursos são de curta duração, muitas vezes ministrados de forma online.

Para você que ainda não tem como investir em uma faculdade é possível encontrar cursos online gratuitos na área, já é um bom início para quem quer agregar um bom conhecimento.

Finalizando

São inúmeras as ações e estratégias que podem ser empregadas no esporte, visto a possibilidade de grandes eventos e atração de um grande público.

Além de comercializar espaços de exposição de marcas por meio de patrocínios, é possível ainda trabalhar com produtos licenciados, promoções para incremento de vendas e parcerias com diversos organizações envolvidas.

O Marketing Esportivo ainda tem uma grande caminhada a ser percorrida no Brasil, em especial, quando comparado a grandes potências na área como os Estados Unidos.

O próprio futebol já se mostra mais rentável no terreno norte americano do que nas terras brasileiras, os norte-americanos têm dado uma lição aos gestores brasileiros de como incentivar e criar uma paixão nacional em um povo que não gostava de futebol até então.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!