Marketing nas redes sociais: 7 Dicas essenciais para seu sucesso

A utilização de uma boa estratégia de marketing nas redes sociais é fundamental para qualquer empresa. Hoje em dia, é importante estar mais próximo do seu público-alvo e, pelas redes sociais, você consegue uma ótima interação com seus clientes.

Mesmo com uma ferramenta tão importante à disposição, nem toda empresa consegue extrair todas as vantagens que as mídias sociais podem proporcionar ao negócio.

Vale destacar, desde início, que administrar um perfil profissional dentro de uma rede social não é a mesma coisa que administrar um perfil pessoal. O perfil profissional vai exigir uma boa estratégia de marketing, o uso de uma linguagem adequada e um monitoramento constante do sucesso da estratégia adotada.

Neste artigo de hoje você vai aprender 7 dicas que são essenciais para alcançar resultados com marketing nas redes sociais.

É hora de profissionalizar a sua presença nesta comunidade global e aproveitar todos os benefícios que esta rede pode te oferecer.

7 Dicas ter sucesso com marketing nas redes sociais

1 – Aprenda as diferenças de cada rede social:

7 dicas de como fazer marketing nas redes sociaisExistem diversas redes sociais à disposição de seu negócio. Você pode escolher as redes sociais que mais se identifica, ou a rede social mais utilizada pelo seu público-alvo, ou utilizar todas elas.

O importante é saber que cada rede social possui suas características específicas. O que pode funcionar muito bem em uma pode não produzir resultado em outra rede social.

Por isso, o primeiro passo para ter sucesso em sua estratégia de marketing nas redes sociais é aprender a diferença de cada uma delas e como se posicionar corretamente.

Você pode, até mesmo, utilizar o mesmo conteúdo em todas suas redes sociais, mas ele deverá ser disponibilizado em formatos diferentes, de acordo com as características de cada rede social. Lembre-se de como você utiliza pessoalmente cada rede social, veja como é diferente acessar o Facebook e o Twitter.

2 – Invista em conteúdo relevante para seu público:

Grande parte das pessoas que acessam as redes sociais não estão em busca de promoções ou ofertas de seus produtos. Na maioria dos casos eles querem ter acesso a conteúdo que seja relevante, muitos estão ali para passar o tempo e se divertir.

Logo, se você deseja ter sucesso em sua estratégia o grande segredo é proporcionar um canal com conteúdo de qualidade e adequado à rede social que você está utilizando.

É claro que você poderá veicular propaganda de seus produtos em seu perfil, mas ele não deve servir só para isso. Não seja o chato da rede social que você utiliza. Uma boa forma de contribuir com seu público-alvo e ainda divulgar suas promoções é utilizar a estratégia de que a cada 5 posts realizados, 4 sejam de conteúdo relevante e 1 de propaganda de seus produtos ou serviços.

Vale destacar que a diferença entre cada rede social pode fazer com que determinado conteúdo seja relevante para o público de uma rede social e não seja para o público de outra rede social.

É inadequado você veicular o mesmo conteúdo, com o mesmo formato no Instagram e no Linkedin e esperar resultados semelhantes. Por isso, ao produzir conteúdo para suas redes sociais pense em uma estratégia para cada rede social e na melhor maneira de alcançar o público de cada rede social.

3 – Utilize uma linguagem adequada:

A utilização de uma linguagem adequada também é fundamental para uma estratégia eficiente de marketing nas redes sociais.

O primeiro passo é identificar a linguagem adequado para seu público-alvo. Você deve levar em consideração, pelo menos, o sexo do seu público-alvo (majoritariamente feminino ou masculino) e a idade do seu público. Além destas duas características você poderá utilizar a classe social, a escolaridade e a região do seu público para gerar maior engajamento.

Caso você se posicione com uma linguagem masculina para um público feminino você poderá ter mais dificuldades para gerar um relacionamento fiel entre você e seu público.

Além das características do público-alvo você deverá levar em conta a rede social que você está utilizando. Algumas redes sociais permitem uma linguagem mais informal e mais direta, enquanto que em outras redes sociais é fundamental que você se posicione de uma maneira mais formal.

Por isso, tome cuidado com sua linguagem e a forma como você se posiciona em cada rede social. É fundamental que você utilize uma linguagem que seu público-alvo se identifique.

4 – Mantenha uma regularidade em suas publicações:

A quarta dica de como ter sucesso em sua rede social é manter a regularidade em suas publicações. Ou seja, é importante manter um conteúdo sempre atualizado.

Cada rede social exige um maior ou menor número de postagens ao longo do dia. Em algumas redes sociais é possível ter um bom engajamento com uma postagem por dia, ou até mesmo, uma postagem por semana. Em outras redes sociais é fundamental para o público ter atualizações constantes durante todo o dia.

É necessário que você trace uma estratégia e seja fiel a ela. Por exemplo, se você se propõe a produzir conteúdo relevante par sua rede social todos os dias, seu público irá criar o hábito de acessar este conteúdo diariamente. Caso você comece a falhar e passe a produzir pouco conteúdo você poderá perder o engajamento do seu público e até mesmo o alcance de suas publicações.

Um bom conselho neste caso é criar uma estratégia que você, ou sua equipe, consiga cumprir bem. Não exagere nas postagens, mas também não deixe faltar conteúdo relevante para seu público.

Caso você queira fidelizar ainda mais seu público, utilize dia e hora para publicar seu conteúdo em determinadas redes sociais. A regularidade será fundamental para conseguir um melhor engajamento do seu público.

5 – Fique atento aos termos de utilização e conduta:

Além de toda a preocupação com a veiculação de conteúdos relevantes em suas redes sociais é necessário que você esteja atento aos termos de utilização e código de condutar de cada uma de suas redes sociais.

Veja o que é permitido e o que não é permitido ser veiculado nestas redes sociais. A grande questão de sua rede social é que você pode perder tudo que você construiu durante anos, caso você publique ou tenha uma postura inadequada e acordo com os termos de uso de cada rede social. Sua conta pode ser simplesmente suspensa.

Por isso, faça tudo dentro dos conformes e esteja atento às alterações dos termos de utilização de cada rede social. Estas atualizações são constantes e podem te pegar de surpresa.

Cada rede social possui termos diferentes, mas existe um padrão básico para a maioria. É importante ter cuidado com imagens e conteúdos apelativos. Você também deve evitar postagens que demonstre qualquer tipo de discriminação ou perseguição.

6 – Combine o tráfego pago com o tráfego orgânico:

Todos que trabalham com marketing nas redes sociais sabem que a cada dia que passa torna-se mais complicado trabalhar somente com o tráfego orgânico, ou seja, aquele que acontece de forma gratuita.

Logo, se faz necessário trabalhar também com anúncios dentro das redes sociais. É certo que você não precisa patrocinar todas as suas publicações, mas é interessante que você tenha uma estratégia para patrocinar publicações chaves para seu negócio.

Você perceberá que em algumas redes sociais o alcance de suas publicações orgânicas também cresce, quando você tem uma regularidade de publicações patrocinadas.

Para o uso das publicações patrocinadas você deverá estar atento aos termos de uso de cada rede social. Como falado no item anterior você poderá ter sua conta banida, caso não utilize de forma adequado os formatos de anúncio. Tome cuidado com as imagens e com o texto utilizado em cada uma de suas publicações pagas.

7 – Monitore o seu desempenho e adeque sua estratégia:

A última dica de como ter sucesso com marketing nas redes sociais é a necessidade de monitoramento do desempenho da estratégia adotada em cada rede social.

Você pode por exemplo, perceber que seu público-alvo é mais engajado em determinada rede social. Assim, você pode direcionar mais esforços para esta rede social e obter resultados mais satisfatórios.

Outro ponto importante é identificar o formato de conteúdo que o seu público mais se engaja. Veja quais são os posts com mais curtidas, comentário e compartilhamentos, assim você poderá produzir um conteúdo cada vez mais adequado ao seu público.

Todas as redes sociais fornecem para seus usuários uma infinidade de recursos para verificar o sucesso de sua estratégia. Logo, você não pode deixar isso passar despercebido.

Por isso, monitore constantemente seu desempenho e tenha um programa de melhoria contínua para sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Finalizando

Por fim, é válido deixar uma última dica. É necessário que você se envolva com as redes sócias, ou seja, você precisa interagir com seus seguidores para que você tenha um bom engajamento de seu público-alvo. Isso exigirá de você tempo e dedicação, mas é fundamental para um bom marketing de relacionamento.

Confira um resumo das 7 dicas que estão neste artigo:

  • Aprenda as diferenças de cada rede social;
  • Invista em conteúdo relevante para seu público;
  • Utilize uma linguagem adequada;
  • Mantenha uma regularidade em suas publicações;
  • Fique atento aos termos de utilização e conduta;
  • Combine o tráfego pago com o tráfego orgânico;
  • Monitore o seu desempenho e adeque sua estratégia.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!