Marketing para pequenas empresas: Aprenda a fazer com baixo custo

Muitos pequenos empreendedores acreditam que trabalhar com marketing para pequenas empresas é quase impossível devido ao alto custo de algumas ações.

Entretanto, isso é um erro ou uma desculpa para não sair do comodismo. Este erro acontece porque muitas pessoas confundem marketing com propaganda. E realmente, a maioria das pequenas empresas não tem condições financeiras de investirem em propagandas convencionais.

Vale destacar, desde o início deste artigo, que para pequenas empresas uma boa estratégia de marketing depende muito mais do comportamento da empresa do que de ações pagas e veiculadas na mídia.

É isso mesmo que você leu, o sucesso de toda uma estratégia de marketing para pequenas empresas é consequência de um comportamento diante do mercado. Envolve não só um pequeno setor ou algumas pessoas da empresa, mas todos os colaboradores.

Neste artigo você poderá conferir dicas para se sair bem com o marketing, alavancando assim seu negócio.

A importância de um plano de marketing

Hoje em dia, toda ação de marketing deve ser planejada. É importante que todas as ações façam parte de um contexto e que sigam um planejamento bem estruturado e pensado para um público-alvo.

Muitos empreendedores falham no marketing para pequenas empresas pois não fazem nenhum tipo de planejamento. Apenas implementam ações de forma aleatória e sem uma meta específica.

Um bom plano de marketing passa por três etapas importantes que são o Planejamento, a Implementação e o Controle e Avaliação.

Na etapa de Planejamento é hora de colocar no papel o que será feito, os passos a serem seguidos com base nos estudos e dados levantados, além de estimar metas e objetivos a serem alcançados.

Na segunda etapa, a fase de Implementação, é a hora de colocar a mão na massa. Ou seja, seguir os passos indicados no planejamento. É realizar as ações estipuladas.

A terceira etapa, Controle e Avaliação, é a etapa de verificar se o planejamento de marketing adotado foi eficiente e se os objetivos e metas foram alcançados.

Uma pequena empresa não terá condições de contratar especialistas para realizar estas tarefas. Deve fazer parte da rotina das lideranças planejar e controlar as ações, enquanto a implementação pode ser dividia entre todos os envolvidos no negócio.

Para entender melhor o planejamento de marketing vale à pena dar uma olhada em um artigo específico aqui mesmo no blog, clique aqui para acessar este artigo.

7 Ações de marketing para pequenas empresas de baixo custo

1 – Invista em um excelente serviço prestado:

dicas de marketing para pequenas empresasComo falado anteriormente o comportamento é o diferencial em uma estratégia de marketing para pequenas empresas.

Por isso, investir em um excelente serviço prestado é essencial. Realizar todas as tarefas cotidianas com foco na qualidade e satisfação dos clientes é a ação fundamental para qualquer estratégia de marketing.

Desta forma você gera um potencial de marketing natural, que é o marketing mais eficiente. Onde as pessoas que consumiram seus produtos e serviços se sentirão confortáveis e interessadas em te indicar para amigos, conhecidos e parceiros de negócios.

É o melhor marketing que você pode conseguir, você não paga nada por ele e depende exclusivamente da qualidade do seu serviço prestado.

A qualidade deve estar em todas as suas ações, desde o momento do atendimento e venda, o momento da prestação do serviço em si, e um pós-venda atencioso e acessível.

2 – Visite clientes potenciais:

Com o mundo conectado pela Internet as pessoas perderam um pouco o foco na importância de estar presente. Entretanto, no mundo dos negócios você se mostrar disponível e próximo de clientes potenciais poderão te trazer bons frutos no futuro.

Por isso, faça visitas a clientes potenciais. Apresente seus produtos e suas soluções e aproveite para conhecer as necessidades de seus clientes, talvez você possa colaborar com a solução de alguma destas necessidades.

Mostre-se disponível e interessado em montar parcerias. Entretanto, não vá com tanta sede ao pote, não crie a impressão de que você está desesperado para fazer negócios com aquele possível cliente, mantenha calma e profissionalismo.

Tome cuidado para não tomar muito tempo de seus clientes também, seja objetivo em sua visita e apresente de forma transparente sua experiência e os serviços e produtos que você tem a oferecer.

3 – Incentive a divulgação boca a boca:

A divulgação boca a boca deve ser incentivada, começando pelos colaboradores da empresa.

Incentive esta divulgação por meio de premiações entre seus colaboradores e por meio de promoções para seus clientes.

Um cliente satisfeito tem o potencial de agregar mais 5 clientes para seu negócio. Enquanto que um cliente insatisfeito tem o potencial de afastar 20 clientes potenciais do seu negócio. Tudo isso por meio da divulgação boca a boca.

Esteja sempre disposto a conversar sobre seu trabalho, esteja sempre aberto e disponível para as pessoas, mesmo que nos dias de folga e de descanso. Um empreendedor é um empreendedor 7 dias da semana.

Por isso, faça a sua divulgação boca a boca 7 dias por semana, mas claro sem ser inconveniente.

4 – Utilize as redes sociais:

Utilizar as redes sociais é fundamental para qualquer negócio.

É importante você estar sempre mantendo contato com seus clientes diariamente por meio do Facebook, Instagram, Google Plus, Linkedin ou qualquer outra rede social de sua preferência ou da preferência do seu público-alvo.

As redes sociais têm um grande potencial de atrair clientes que antes seriam impossíveis de serem alcançados. Por isso, aproveite ao máximo esta ferramenta para espalhar conteúdos de qualidade para seus clientes.

É imprescindível que sua rede social seja utilizada para fortalecer seu relacionamento com seus clientes. Para isso, é importante que você utilize a rede social para postar conteúdos que sejam relevantes para seu público. Não fique preso apenas em apresentar produtos e promoções.

Em uma estratégia de marketing para pequenas empresas as redes sociais podem ser um grande diferencial.

5 – Participe de feiras e congressos:

Participar de feiras e congressos é uma oportunidade de aumentar consideravelmente sua rede de contatos e dar muita visibilidade para seu negócio.

É claro que para participar de uma feira como expositor gera um custo. Caso você não tenha condições de arcar com estes custos participe pelo menos como visitante. Assim, você deverá fazer o trabalho duro de iniciar a conversa com pessoas do seu ramo e possíveis interessados em seu negócio, que podem ser expositores ou visitantes como você.

Outro ponto importante em feitas e congressos é a parte técnica destes eventos. É importante que você participar das palestras técnicas que sejam da sua área.

Quem sabe não surge até uma oportunidade no momento de perguntas e respostas para você colaborar com alguma informação e fortalecer sua imagem diante de muitos interessados na sua área de atuação.

6 – Distribua panfletos:

Os panfletos ainda têm um grande potencial de atrair clientes. É claro que a sua distribuição deve ser feita de forma planejada e fazer parte de uma estratégia de marketing bem feita.

Com um bom panfleto você consegue passar informações importantes para clientes potenciais. As informações transmitidas devem ser objetivas e bem escritas, de forma que atraia seus clientes.

É essencial para o sucesso dos panfletos escolher muito bem o público que receberá o material.

Por isso, antes de começar a distribuir seus panfletos de forma aleatória faça um bom estudo do comportamento do seu público-alvo. Seu público-alvo pode ser, por exemplo, o público universitário, então você fará a panfletagem em portas de universidades.

7 – Trabalhe com amostras grátis:

Caso você venda produtos, nada melhor do que oferecer um pouco do que vender de forma gratuita.

Esta é uma das melhores maneiras de convencer seus possíveis cliente da qualidade do seu produto.

Para uma amostra grátis ter sucesso é importante que ela faça parte de um contexto maior. Não uma amostra independente, mas acompanhada de uma boa visita ou de um bom portfólio com todas as informações importantes do seu negócio e as principais formas para entrar em contato com você.

Lembre-se que não é um presente, mas uma amostra com o objetivo de uma venda futura. Por isso, deve ser utilizada de forma inteligente e não distribuída de forma aleatória.

Pequenas amostras podem ser uma boa oportunidade de fazer novos produtos serem conhecidos pelo público-alvo. Não deixe esta ação de fora de sua estratégia de marketing para pequenas empresas.

Finalizando

Como pode ver, existem inúmeras ações de marketing para pequenas empresas com baixo custo, e até mesmo com custo zero.

Vale lembrar que o comportamento é fundamental em pequenas empresas para o sucesso de uma estratégia de marketing. Assim, você terá um componente importante para seu sucesso, que é a divulgação natural feita pelos seus clientes satisfeitos.

Não fique preso a estas ações, seja criativo, combine estas ideias e monte uma estratégia para seu negócio. Alavanque suas vendas por meio de um bom plano de marketing, será uma ótima oportunidade para atrair mais clientes.

Ficou com alguma dúvida é só deixar um comentário ou nos enviar um e-mail.

Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos, é só clicar em uma rede social abaixo.

Boa sorte em seus negócios!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!