Marketing Pessoal: 7 Dicas para colocar em prática e ter sucesso

O Marketing Pessoal é uma ferramenta imprescindível para todos os profissionais no mercado de trabalho atual. Não basta apenas ser bom em diversas coisas, é necessário que os outros percebam estas características em você.

E este é o grande segredo do Marketing Pessoal, fazer com que as pessoas reconheçam valor em você. Isso é muito diferente de promoção pessoal.

A simples promoção pessoal não é bem vista pelo mercado, boa parte das pessoas ficam taxadas como aparecidas demais ou arrogantes.

Fazer uso pessoal do marketing é aplicar um conjunto de estratégias e técnicas planejadas com objetivo de atribuir maior valor à sua imagem pessoal. Ou seja, de forma que as outras pessoas percebam de maneira natural este valor, sem criar uma má impressão.

Aplicando de forma coerente estas estratégias é possível deixar claro ao mercado de trabalho suas principais competências e características. É uma boa forma de facilitar para um público específico a percepção clara de suas melhores qualidades.

Por que aplicar o Marketing Pessoal?

estratégias de marketing pessoalA cada dia que passa o mercado de trabalho se torna mais concorrido.

Da mesma forma, é de interesse de grande parte das pessoas crescerem em suas carreiras profissionais, ocupando cargos de maior responsabilidade, reconhecimento e com maior compensação financeira.

Para conseguir alcançar o objetivo de crescimento profissional e se manter em um mercado tão concorrido é importante aplicar estratégias para que seu valor seja realmente reconhecido.

Não é criar um valor que não existe, mas apresentar de forma correta seus pontos fortes.

Podemos aliar o desejo dos bons profissionais em crescer ao desejo das boas companhias em contar com os melhores profissionais.

Desta forma, assim como as companhias possuem toda uma estratégia profissional para captação de bons valores o Marketing Pessoal proporciona aos profissionais a maneira adequada de divulgar sua experiência profissional e sua competência para ocupar espaços de grande valor.

Utilizar as estratégias do Marketing Pessoal é de suma importância para que você se mantenha no mercado atual e consiga alcançar o crescimento que tanto deseja. Por isso, não faltam motivos e razões para começar à partir de hoje a cuidar da sua imagem pessoal.

7 Dicas para colocar em prática o Marketing Pessoal

Colocar em prática estas estratégias não exigem nada além do que já podemos fazer no dia a dia. Muitas destas dicas se referem à nossa postura profissional do dia a dia, enquanto outras são estratégias simples e eficientes para cuidar melhor da sua imagem pessoal.

Vale relembrar que este tipo de estratégia não é similar a uma simples propaganda pessoal. Este tipo de propaganda já funcionou antigamente, mas hoje não tem mais efeito e ainda pode ser uma prática mal vista por várias outras pessoas.

Por isso, ser o mais bem visto entre seus colegas de trabalho é muito diferente de ser o mais aparecido.

1 – Conheça o seu público-alvo:

A primeira parte da estratégia para um bom marketing é identificar o público-alvo. A maioria das outras ferramentas serão voltadas para o público que você deseja ser visto.

Este público deve influenciar as roupas que você veste, o modo como você fala e um certo padrão de comportamento.

Uma boa forma de perceber como começar a preparar a sua estratégia de marketing pessoal é identificar pessoas que são referências para o público que você deseja atingir.

Veja como estas pessoas se vestem, se comportam, como elas se relacionam em suas redes sociais. Tudo isso será de grande auxílio para você traçar uma estratégia adequada.

É claro que você não será uma cópia desta pessoa, mas poderá aprender com alguém bem-sucedido uma forma de se comportar que é bem aceita pelo público-alvo que você deseja atingir.

2 – Cuide da sua imagem pessoal:

O primeiro passo é cuidar da sua imagem pessoal. A nossa imagem é caracterizada por diversos aspectos, como nossa aparência, as roupas que usamos e o modo como falamos.

Quanto à aparência, sabemos quem nem todos nasceram com o potencial para as passarelas de moda, mas isto não é o essencial.

Uma boa aparência é caracterizada pelo cabelo sempre bem cortado e arrumado, as unhas bem feitas e limpas, os dentes limpos, um hálito agradável, uma barba aparada e se possível um perfume adequado para certas ocasiões.

Outro fator importante são as roupas. Usar roupas adequadas para cada tipo de ambiente é essencial. Alguns destes ambientes exigem roupas mais sofisticadas, como o uso de terno e roupas sociais. É importante que você esteja vestido de forma correta, isso não exige roupas caras e sim adequadas. Além de bem passadas e limpas.

O modo como falamos também é marca importante da nossa imagem pessoal. Caso você tenha o desejo de ter sua imagem valorizada em um público formado por advogados é melhor evitar o uso de gírias e utilizar um vocabulário mais adequado.

Entretanto, se você deseja fortalecer sua imagem no mundo das músicas de rap é necessário utilizar gírias comuns do público que você deseja atingir.

3 – Tenha empatia pelos outros:

Outra dica importante, para você que deseja melhorar sua imagem pessoal, é ter empatia pelas outras pessoas.

A empatia é saber reconhecer a realidade do outro. Ou seja, é saber reconhecer o mérito dos outros, suas limitações, seus pontos fortes e o que você pode aprender com o outro.

Ser uma pessoa empática é fundamental para um bom relacionamento com as pessoas. A pessoa que não consegue ter empatia pelos outros tem grande dificuldade em reconhecer não só as qualidades, mas os sentimentos e diferenças de personalidade.

A empatia é necessária para valorizar os outros e tem como consequência um retorno positivo das outras pessoas. As pessoas valorizam os outros que sabem reconhecer as qualidades e os problemas que todos passam.

4 – Saiba liderar:

Outro fator importante para ser bem visto pelas outras pessoas é a capacidade de liderar.

É fato que pessoas com boa capacidade de liderança se destacam de forma positiva em meio à um grupo de pessoas.

E aqui estou realmente falando de liderança e não de cargo ou posição dentro de uma organização.

A verdadeira liderança é independente de cargos ou reconhecimento de pessoas superiores. Ela se manifesta no dia a dia e com atitudes e gestos práticos, é uma postura profissional diante das situações rotineiras no trabalho.

Um líder também é capaz de inspirar os outros profissionais à sua volta. Conseguem difundir sua opinião, conciliar conflitos e estão sempre prontos a auxiliar seus colegas de trabalho, mesmo que não seja sua obrigação.

Um bom líder investe tempo nos outros, por isso dedique um tempo a fortalecer sua imagem junto às pessoas que você convive.

5 – Tenha maturidade:

A maturidade é outra característica necessária para aquele que quer fortalecer sua imagem pessoal.

Vale destacar que a maturidade é uma característica que deve ser sempre desenvolvida.

Não é algo que aprendemos em um curso ou em uma universidade, mas que é aprendida durante a nossa vida e à cada responsabilidade que assumimos e a cada compromisso que fazemos.

Pessoas maduras são respeitadas e valorizadas pelas outras, pois sabem avaliar as situações de maneira adequada, considerando não só suas vontades e preferências, mas aquilo que é correto.

Uma pessoa madura não foge da sua responsabilidade e não se esconde dos compromissos que a rotina lhe impõe. Outra boa característica de uma pessoa madura é a conciliação.

Pessoas maduras sabem abrir mão de algo em troca de um bem maior. São pessoas que conciliam conflitos sem a necessidade de criar outros.

6 – Seja uma pessoa íntegra:

A integridade é essencial para um bom Marketing Pessoal.

Como falado anteriormente, as estratégias do marketing para uso pessoal não têm como objetivo inventar uma nova pessoa, mas deixar de forma clara quem você é realmente. É dar o destaque correto para as características e pontos positivos que são de interesse do seu público-alvo.

Por isso é importante ter atitude íntegras, saber os limites da concorrência leal por um objetivo e evitar a todo custo ações que possam prejudicar os outros.

A integridade também exige a honestidade com os outros. É ser quem você realmente é, reconhecer seus limites e saber quais responsabilidades que você é capaz de assumir.

É comum encontrarmos currículos superestimados pelos seus autores, com características desejáveis a um cargo de gerente em qualquer grande empresa concorrendo a uma vaga de vendedor em uma loja.

Seja íntegro em suas ações e autêntico no que você deseja transmitir às pessoas. Não crie um personagem, mas deixe claro de maneira honesta o que você tem de melhor.

7 – Aprenda a ser visto:

A grande diferença do Marketing Pessoal é a possibilidade de ser visto pelos outros sem parecer um intrometido ou aparecido.

Entretanto, é importante ser visto. Não adianta nada ser um excelente profissional, um líder nato, uma pessoa maravilhosa se ninguém te conhece ou sabe que você existe.

Para isso é importante saber se posicionar diante de seu público-alvo. Não é apenas se exibir e se vangloriar de suas conquistas, mas criar relacionamentos importantes e deixar seus méritos à vista.

Existem diversas formas de fazer isso, como participar de eventos relacionados ao seu nicho, ter seus méritos publicados em um local adequado, almoçar com pessoas que tem o mesmo interesse que você e manter sempre uma rede de networking em expansão.

Participar de trabalhos voluntários, se dispor a ajudar as pessoas em seu trabalho e ir aos happy hours são boas formas de demonstrar suas habilidades sem parecer se um exibicionismo barato.

O cuidado com as redes sociais

As redes sociais cumprem um papel importante em toda a estratégia de Marketing Pessoal. É incontestável o poder de conectividade que estas redes possuem e como elas podem agregar valor em um bom networking.

É importante que você utilize suas redes sociais para se posicionar de forma adequada para seu público-alvo. Para isto é necessário ter cuidado com o conteúdo que você se interessa nestas redes, com o que você publica, curte ou compartilha.

Tome cuidado para não expor em demasia a sua vida pessoal. Além disso, não comprometa sua imagem com situações que não são de interesse do seu público-alvo, mas que podem gerar divergências no âmbito particular.

Lembre-se que as redes sociais agora fazem parte de uma estratégia de Marketing e que não são apenas um local para ver vídeos engraçados ou compartilhar fotos das festinhas do fim de ano.

É claro que suas redes sociais precisam transparecer quem você é de verdade, mas devem ser utilizadas com maturidade e de forma estratégica.

Finalizando

Para você que quer se destacar em um mercado de trabalho tão concorrido estas dicas podem ser um diferencial em sua vida profissional. Antes de finalizar este artigo queria deixar um último insight que é o exame de consciência.

Para você que quer crescer como pessoa e profissionalmente é essencial uma autoconsciência de quem você é. Conhecer sua personalidade, seus pontos fracos e fortes é importantíssimo para compor uma boa estratégia de Marketing Pessoal.

Faça do exame de consciência uma rotina em sua vida, assim você colherá frutos que nunca poderia imaginar. Nada melhor do que reconhecermos realmente quem somos.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!