Mentalidade Empreendedora: Como cultivá-la de forma prática

Ter uma mentalidade empreendedora é essencial para desenvolver e criar novos negócios.

É com esta mentalidade que você é capaz de superar todos os desafios inerentes ao negócio. Ter uma mentalidade forte e voltada para o sucesso é parte fundamental em uma estratégia vencedora.

Muitas pessoas já nascem com um instinto de empreender e dispostas a correr riscos. Entretanto, para muitas pessoas, esta mentalidade empreendedora precisa ser desenvolvida e cultivada.

Características como criatividade, capacidade de correr riscos, abertura para o desconhecido, atenção às oportunidades do dia a dia, resiliência e perseverança, são marcas de uma mentalidade disposta a empreender.

Esta mentalidade vai além deste conjunto de características, é também um estilo de vida. É a forma como encaramos os desafios que a vida nos proporciona e como fazemos destes desafios degraus para subir cada vez mais alto.

Confira o que virá a seguir e não deixe de colocar em prática!

Onde desenvolver e cultivar a mentalidade empreendedora

cultivar uma mentalidade empreendedoraÉ certo que somos produto de nossas experiências, decisões e de tudo aquilo que absorvemos estudando e convivendo com as pessoas.

Não existe lugar perfeito para desenvolver este tipo de mentalidade, você pode desenvolvê-la na família, na escola, na universidade, no convívio com os amigos e estudando.

A família é um lugar especial para plantar a semente de uma mentalidade forte e disposta a correr riscos. Os valores que os filhos aprendem dos pais são fundamentais para as crianças se desenvolverem de forma sadia.

Deixar com que os filhos corram riscos, se machuquem, se decepcionem e desenvolvam sua criatividade é essencial. Entretanto, o que se vê hoje em dia é completamente o contrário, pais super protetores e que dão tudo pronto para seus filhos.

As escolas e universidades são locais propícios para desenvolver o espírito empreendedor. Entretanto, estes dois ambientes estão em crise, o que se vê nas escolas e universidades é preparar alunos para serem bons funcionários no futuro e não empreendedores de sucesso.

Também é possível desenvolver uma mentalidade empreendedora aprendendo com as pessoas que nos cercam.

Amigos, colegas de trabalho, conhecidos e empreendedores famosos podem transmitir insights importantes para quem tem interesse em desenvolver esta mentalidade.

E por último, nada melhor do que o autodidatismo para desenvolver este tipo de mentalidade. O estudo é essencial. Existem livros de empreendedorismo sensacionais, que são capazes de entregar um conhecimento imenso.

Por estes livros você tem contato com empreendedores de sucesso, que querem transmitir o seu conhecimento.

Como desenvolver sua mentalidade

Confira agora 6 dicas importantes para desenvolver uma mentalidade empreendedora. Muitas destas dicas se resumem a mudanças de hábitos e crenças, por isso, exigirá de você perseverança e motivação.

1 – Desenvolver a perseverança:

A perseverança é a capacidade de continuar a lutar independentemente das decepções, derrotas e rejeições.

Para desenvolver a perseverança é importante aprender a absorver das decepções e derrotas todos os ensinamentos possíveis. É deixar de lamentar e aprender a corrigir as falhas que te levaram ao fracasso.

2 – Desenvolver a flexibilidade:

A flexibilidade é uma característica essencial de todo empreendedor. É a capacidade de se adaptar aos diversos desafios e contratempos que surgirão no seu caminho.

3 – Desenvolver a crença em si mesmo:

É impossível empreender em um negócio próprio se você não acredita na sua capacidade de vencer.

Por isso, para ter uma mentalidade empreendedora, é essencial que você passe a acreditar que você é capaz, que você possui habilidades importantes e que você tem a capacidade de desenvolver as habilidades que ainda faltam a você.

4 – Desenvolver a capacidade de aprendizado:

O aprendizado deve ser constante na vida do empreendedor. Não só o aprendizado nos momentos de estudo e leitura, mas também com os acontecimentos do dia a dia.

É importante você estar sempre disposto a avaliar situações e retirar delas os melhores ensinamentos possíveis.

5 – Desenvolver sua curiosidade:

O empreendedor deve ser curioso. Ter uma mente ativa e pronta a aprender de tudo. Não limitar somente seu conhecimento a assuntos específicos, é necessário ampliar horizontes e desenvolver novas capacidades.

Tome cuidado com um tipo de curiosidade, a ligada a assuntos e matérias inúteis à sua vida. Este tipo de curiosidade é a mais comum hoje em dia. Está muito ligada ao Facebook e a sites de curiosidades.

6 – Desenvolver o otimismo:

O otimismo também é um grande diferencial na vida de quem empreende. É pelo otimismo que você terá a capacidade de olhar os acontecimentos da vida com uma perspectiva nova.

É por ele que você poderá reconhecer até nos momentos mais difíceis algo de bom.

Finalizando

Desenvolver uma mentalidade empreendedora é uma tarefa para todos os dias. Corrigir maus hábitos, mudar crenças limitadoras e desenvolver melhor o foco são tarefas cotidianas. É um desafio que não se findará em nossas vidas.

Esta mentalidade nunca estará sempre pronta. Existirão momentos onde você poderá fraquejar, voltar atrás ou se decepcionar com este estilo de vida. Momentos onde você duvidará de sua capacidade e de suas ideias.

Entretanto é importante perseverar e superar estas dificuldades. Superar os momentos mais difíceis é um ponto chave para fortalecer ainda mais sua mentalidade empreendedora.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Até a próxima!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!