Montar um blog e as 3 atitudes que podem levá-lo ao fracasso

Montar um blog e mantê-lo ao longo do tempo não é uma tarefa fácil, contudo, levá-lo ao fracasso é algo que o blogueiro iniciante pode conseguir muito rapidamente, mesmo sem realizar muitos esforços.

Muitas pessoas atualmente estão criando blogs com o intuito de ganhar dinheiro na internet, entretanto, a maioria dessas pessoas começa um blog sem antes adquirir conhecimento a respeito do funcionamento dos negócios online.

A consequência disso é que muitos blogs são abandonados precocemente, e muita gente até mesmo desiste totalmente da ideia de ganhar dinheiro na internet com um blog.

Montar um blog e os fatores que podem levá-lo ao fracasso

montar um blogExistem vários fatores que podem levar um blog ao fracasso, contudo, algumas atitudes que os blogueiros tomam podem determinar o sucesso ou o fracasso dos seus projetos na internet.

Portanto, é preciso ficar muito atento para não tomar as atitudes erradas, e você só conseguirá perceber se está prestes a tomar uma atitude errada se tiver conhecimento a respeito de como ganhar dinheiro na internet com um blog.

Abaixo apresento 3 atitudes que podem levar um blog ao fracasso.

1 – Copiar modelos existentes

É claro que sempre podemos aprender com aquilo que já funciona, contudo, copiar integralmente aquilo que já funciona não é uma boa estratégia. Para você ter um blog de sucesso é necessário que o seu projeto seja original, que tenha um diferencial que o torne único.

Se você criar um blog que é praticamente igual a um que já existe e que tem muito sucesso na internet, a audiência vai preferir o mais antigo, visto que ele já conseguiu conquistar a confiança das pessoas que têm interesse nos assuntos que são discutidos.

Portanto, se você praticamente copiar um projeto de outra pessoa, as suas chances de fracasso se tornam enormes, visto que você terá mais dificuldades para conseguir se destacar, não conseguirá receber muitas visitas, e nem conseguirá um bom retorno financeiro. Consequentemente, o seu ânimo diminuirá rapidamente, e de repente não terá mais vontade de atualizar o blog, e o seu projeto morrerá.

2 – Encher o blog com propagandas e não oferecer muito conteúdo de qualidade

Para ter um blog de sucesso é necessário que ele atraia a atenção das pessoas, e o que atrai a atenção do público é conteúdo de qualidade.

Você pode não investir nenhum real em propaganda para divulgar o seu blog, mas se produzir muito conteúdo de qualidade, e oferecer gratuitamente às pessoas, a médio e longo prazo o seu blog se tornará uma referência para as pessoas que têm interesse no nicho de mercado que você atua.

Você pode investir milhares de reais todos os meses em propaganda para divulgar o seu projeto, mas se lotar o seu blog com banners e propagandas de todos os tipos, e não colocar nenhum conteúdo de qualidade, terá muitos prejuízos, pois não conseguirá conquistar a confiança e nem a simpatia do seu público-alvo.

Não caia na tentação de encher o seu blog com tudo quanto é tipo de propaganda. Combata o imediatismo e a ganância, discipline-se para construir resultados, e aprenda a oferecer valor às pessoas. Isso sim te ajudará a se aproximar do sucesso como blogueiro.

3 – Não traçar metas para o seu blog

Pense no futuro, planeje, crie metas e estabeleça prazos, isso vai te ajudar a trabalhar para construir resultados, e ainda te dará a possibilidade de avaliar o que conseguiu alcançar e quais as falhas que precisam ser sanadas.

Infelizmente muitas pessoas começam um blog apenas pensando no dinheiro, e se esquecem de que um blog profissional é um negócio. Como todos nós sabemos, um negócio é um negócio, ou seja, precisa de planejamento e investimentos.

Todo negócio precisa de um tempo de maturação, visto que não é possível fazer sucesso da noite para o dia. Durante esse período de maturação o empreendedor não pode ficar parado, ele precisa investir no seu negócio, identificar e sanar as falhas, analisar os resultados, mudar estratégias, enfim, ele precisa trabalhar com afinco para que o seu negócio alcance os objetivos pretendidos.

No caso do blogueiro, se ele não sabe o que precisa fazer para alcançar os seus objetivos, e pior, se ele nem sabe quais os seus verdadeiros objetivos (ganhar dinheiro não é um objetivo, o dinheiro é um meio, e não um fim. Muitas pessoas fazem confusão com isso e acabam fracassando), seu projeto não avançará, ficará estagnado.

Consequentemente, isso influenciará negativamente na sua motivação. O blogueiro se sentirá desanimado, e se ele não tiver um insight rapidamente, desistirá do seu blog.

Considerações finais

Existem outras atitudes que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um blog, contudo, se você evitar as 3 que foram citadas aqui, ficará à frente de muitas pessoas que ainda não conseguiram perceber que um blog é algo que deve ser levado a sério, e que para ter sucesso na internet é preciso trabalho e conhecimento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!