Motivação no ambiente de trabalho com 7 práticas inovadoras

A motivação no ambiente de trabalho é essencial para ter uma equipe produtiva em sua empresa. É certo que existem inúmeros fatores que colaboram para que uma equipe esteja motivada, por isso, é essencial que a empresa possua uma estratégia para motivar cada vez mais sua equipe.

Engana-se quem imagina que a motivação corporativa é obra do acaso. Ela depende de diversas práticas e da cultura da empresa. Acreditar que a motivação é fruto de algumas festinhas durante o ano e o pagamento do salário em dia é o erro de muitas empresas.

A motivação é um dos ingredientes essenciais para a boa produtividade, é importantíssima para a empresa e deve ser tratada com a seriedade compatível à sua importância.

Existem diversas teorias científicas que são aplicadas à motivação no ambiente de trabalho. Estas teorias foram desenvolvidas por profissionais que buscaram entender como a motivação é desenvolvida no ambiente corporativo e a partir do conhecimento adquirido desenvolver técnicas corretas de motivação.

Teorias de motivação no ambiente corporativo

Abaixo você vai conhecer duas teorias bem conhecidas no ambiente corporativo sobre a motivação. Estas duas teorias poderão te auxiliar a aplicar técnicas para aumentar ainda mais a motivação de sua equipe no ambiente de trabalho.

1 – Teoria dos 2 fatores (Frederick Herzberg):

práticas atuais para aumentar a motivação no ambiente de trabalhoA teoria dos 2 fatores parte do princípio que a empresa precisa cuidar primeiramente para que seus profissionais não estejam desmotivados. Para isso, deverá fornecer condições adequadas de trabalho.

Após garantir as condições adequadas de trabalho a empresa deverá traçar estratégias para motivar sua equipe.

 

Esta teoria preconiza que a motivação no ambiente de trabalho depende de dois tipos de fatores:

  • Fatores Higiênicos: que são os fatores externos da pessoa. Ou seja, é tudo o que a empresa pode proporcionar ao profissional para que ele tenha condições de trabalho. Por exemplo, a estrutura da empresa, treinamentos, salários adequados, benefícios, bom clima organizacional, entre tantas outras necessidades.
  • Fatores Motivacionais: estes fatores estão relacionados à realização pessoal de cada profissional. São fatores internos de cada indivíduo. Desenvolve-se por meio de incentivos, elogios, reconhecimento, atividades compatíveis à expectativa, responsabilidades assumidas, entre diversos outros fatores.

2 – Pirâmide de Maslow (Abraham Maslow):

A teoria da Pirâmide de Necessidades de Maslow apresenta quais são as necessidades que todo indivíduo precisa suprir para se sentir motivado.

Estas necessidades estão organizadas em forma de pirâmide, onde as necessidades da base precisam ser supridas para que o homem tenha condições de buscar a realização das necessidades superiores da pirâmide.

Maslow dividiu as necessidades do homem em 5 partes distintas, como você pode ver abaixo:

  • Necessidades fisiológicas: são as necessidades mais básicas, como se alimentar, beber água, dormir e descansar;
  • Necessidades de segurança: ter uma moradia, emprego, plano de saúde, segurança para a família e tantas outras opções;
  • Necessidade de relacionamento: ter uma família, ter amigos, namorar ou se casar;
  • Necessidade de estima: fazer parte de um grupo, ser respeitado, ter a confiança das outras pessoas, ter autoestima;
  • Necessidade de realização: ser reconhecido, alcançar status profissional ou familiar, destacar-se no esporte ou no mundo da arte, ser criativo, solucionar problemas com facilidade.

Para Maslow o homem tem a capacidade de galgar cada uma destas etapas apenas quando a necessidade básica anterior à etapa seguinte é suprida.

Desta forma seria impossível que o homem lute para suprir sua necessidade de realização se não consegue suprir suas necessidades fisiológicas ou de segurança.

5 Práticas inovadoras para aumentar a motivação no ambiente de trabalho

Com base nas teorias indicas acima é possível então definir estratégias para aumentar a motivação no ambiente de trabalho. Veja a seguir, 5 práticas que podem inovar sua empresa e potencializar a motivação de seus profissionais.

1 – Tenha uma estrutura física diferenciada:

A estrutura física de uma empresa pode dizer muito sobre seu negócio. Por isso, ofereça para seus funcionários uma estrutura adequada para desempenhar suas tarefas.

Mas, é possível ir além disso e fornecer uma estrutura diferenciada. Uma estrutura pela qual seus profissionais se sintam atraídos e possam contar para a família e os amigos como é a empresa em que trabalham.

Para isso, não tenha medo de inovar e sair da mesmice dos padrões estabelecidos. Muitas empresas obtêm sucesso com ambientes que são mais confortáveis ou informais. Assim geram mais qualidade de vida para seus funcionários, aumentando a possibilidade do crescimento da produtividade.

2 – Dê a opção de trabalhar em um home office:

O trajeto de casa para o trabalho é um dos grandes problemas para muitos trabalhadores no Brasil. Muitas pessoas perdem boa parte de seus dias no trânsito.

Ou seja, os momentos que seus funcionários teriam para ficar com a família, praticar exercícios físicos ou realizar alguma atividade prazerosa são perdidos no trânsito.

Oferecer a opção de trabalhar diretamente de casa pode ser uma ótima opção para algumas empresas. Assim o profissional terá mais tempo para sua realização pessoal e ainda a empresa conseguirá reduzir seus custos com transporte e estrutura física.

É claro que o home office deve ser analisado com critério por ambas as partes. Tanto pela empresa, quanto pelo profissional. Visto que esta atitude visa melhorar a produtividade e não perder a produtividade por distrações que podem ser encontradas com facilidade em casa.

Esta prática pode gerar ótimos resultados na busca de aumentar a motivação no ambiente de trabalho.

3 – Invista em eventos sociais (fora de seu escritório):

Para um grupo de funcionários se tornarem uma verdadeira equipe é necessário muito mais do que um convívio de oito horas baseado em formulários e procedimentos.

Por isso, é importante que a empresa crie oportunidades para que os funcionários possam se conhecer melhor e desenvolver uma maior empatia de forma natural.

Sair do contexto do escritório é fundamental para que algumas pessoas possam agir com mais naturalidade e assim conquistar a confiança e a amizade das pessoas que estão ao seu redor.

Proporcionar eventos sociais fora do ambiente de trabalho é uma ótima opção para a empresa que deseja aumentar o entrosamento entre seus funcionários.

É possível, e importante, que estes momentos se tornem naturais e sejam espontâneos à medida que a equipe de trabalho tenha criado uma boa empatia entre os envolvidos.

4 – Crie um dia para sair da rotina:

Outra forma de melhorar a motivação no ambiente de trabalho é quebrar a rotina em alguns momentos.

Esta pode ser uma das práticas mais difíceis de serem aceitas por muitos gerentes e diretores. Afinal, uma boa rotina não é um problema para a empresa, e colabora na organização de todo o trabalho e na produtividade de uma equipe motivada.

Entretanto, é fácil perceber que o ser humano tem uma grande capacidade de se acomodar. Por isso, quebrar esta rotina semanalmente ou quinzenalmente é importante para levantar o astral da sua equipe e lembra-los do quão eles são importantes para a empresa.

Algumas empresas adotam práticas que ir contra a inúmeros paradigmas do ambiente corporativo, mas que produzem ótimos resultados.

É possível, por exemplo, escolher a sexta-feira como um dia para quebrar a rotina. Você ainda aproveita um dia em que boa parte das pessoas já estão relaxadas e não produzem tão bem como poderiam.

Você pode propor a antecipação do fim da jornada de trabalho ao bater determinada meta, ou então começar o happy hour ainda durante o expediente. O importante é você ter criatividade e encontrar o que pode realmente motivar sua equipe.

5 – Foque na qualidade de vida de seus profissionais:

Todas as práticas direcionadas para aumentar a motivação no ambiente de trabalho são refletem na qualidade de vida dos profissionais da empresa.

É importante ter consciência que no fim, o que importa é que seus profissionais estejam bem. Consigam subir com tranquilidade pela Pirâmide das Necessidades de Maslow e atingir seu maior potencial profissionalmente, galgando assim maior reconhecimento profissional e status.

As empresas que conseguem entender que a felicidade e qualidade de vida de um profissional é proporcional à sua produtividade e dedicação no trabalho saem na frente.

Estas empresas alcançam um ambiente de trabalho agradável e produtivo e conseguem atrair com naturalidade profissionais cada vez mais capacitados, que não se interessam apenas pelo valor de uma comissão ou de um bom salário fixo, mas também em serem felizes e conseguirem suprir suas necessidades que vão além das necessidades profissionais.

Hoje em dia a realização profissional não elimina a necessidade da realização na vida pessoal. O homem deve ser visto como um todo e para uma empresa aproveitar o que um profissional pode entregar de melhor ela deve auxiliar seus funcionários a se realizarem como um todo.

Finalizando

Como pode ver, a motivação no ambiente de trabalho não é apenas o resultado de inúmeras ações que proporcionam um ambiente adequado e estimulante para a prática profissional, vai além disso, está intimamente relacionada à qualidade de vida.

Veja mais uma vez as 5 práticas inovadoras para aumentar a motivação no ambiente corporativo:

  • Tenha uma estrutura física diferenciada;
  • Dê a opção de trabalhar em um home office;
  • Invista em eventos sociais (fora de seu escritório);
  • Crie um dia para sair da rotina;
  • Foque na qualidade de vida de seus profissionais.

Você pode utilizar o campo de comentários para deixar sua contribuição ou então tirar alguma dúvida.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!