Mulheres Empreendedoras: Principais desafios e 7 casos de sucesso

É certo que o papel da mulher na sociedade tem sido transformado ao longo dos anos. Cada vez mais, as mulheres têm se tornado protagonistas, não só em casa, mas no mercado de trabalho e na economia. O número de mulheres empreendedoras cresce a cada ano, com isso, surgem novos desafios e perspectivas no universo feminino.

Em uma pesquisa feita pelo Serasa Experian mostra que 35% das famílias brasileiras são sustentadas unicamente por mulheres. No restante dos lares as mulheres também colaboraram com o sustento da casa.

Além disso, outro dado que mostra o desempenho do empreendedorismo feminino é que em cada 100 Microempreendedores Individuais, 45 são mulheres. E este número ainda tende a aumentar com o passar dos anos.

É possível identificar desafios similares no mercado tanto para o homem quanto para a mulher. Entretanto as mulheres empreendedoras, em muitos casos, precisam superar a desconfiança e o preconceito em certos setores predominantemente masculinos.

Desafios das mulheres empreendedoras

As mulheres empreendedoras enfrentam diversos desafios. Vencer estes desafios apenas mostra a forma da mulher e sua capacidade de gerenciar grandes negócios e criar riqueza.

Podemos citar como desafios comuns ao empreendedorismo feminino as seguintes questões:

1 – Identificação de uma oportunidade de negócios

exemplos de mulheres empreendedorasO primeiro desafio é a identificação de uma oportunidade de negócios, ou seja, identificar algo que possa ser lucrativo e duradouro.

Muitas mulheres entram no mundo do empreendedorismo simplesmente para trabalhar com o que amam, mas em alguns casos o amor por um tipo de trabalho não é o suficiente para manter uma empresa funcionando.

É importante para a mulher empreendedora saber identificar se o que ama fazer é realmente uma oportunidade de negócios.

2 – Delegar funções com eficiência

Fazer e dominar todas as tarefas é uma característica bastante comum no universo feminino. É comum, a muitas mulheres, serem responsáveis por fazer tudo em suas casas e ainda trabalharem fora.

Entretanto, no mundo dos negócios não funciona desta forma. É importante para a mulher de negócios saber delegar funções e confiar na capacidade das pessoas que as cercam.

Para muitas mulheres isso é um desafio, mas que deve ser praticado e aprendido.

3 – Criação de um bom networking

Outro desafio para a mulher de negócios é a criação de um bom networking. Para muitas mulheres é sempre mais complicado encontrar um tempo livre para participar de eventos ou se encontrar com outras pessoas do mesmo ramo.

Criar um bom networking é essencial para o sucesso de muitos negócios. Além disso, as mulheres podem encontrar em seu grupo de networking outras mulheres com problemas e desafios similares, assim é possível surgir diversos momentos de troca de aprendizado e experiências.

4 – Conciliação de empresa e família

Para mim, este é um dos principais desafios para o empreendedorismo feminino. É certo que as mulheres possuem um novo papel na sociedade e que a família não é mais exclusividade na vida de muitas mulheres.

Entretanto ter uma família, filhos e um bom casamento continua sendo o sonho de muitas mulheres. O desafio então é conciliar o mundo dos negócios com as responsabilidades familiares.

Apesar de ser um grande desafio, a maioria das mulheres conseguem superar todas as barreiras e construir uma boa carreira profissional sem deixar de lado a construção de uma família feliz.

5 – Superação da desconfiança e preconceito

A sociedade brasileira reconhece cada vez mais o papel e a importância da mulher no mundo dos negócios. Mesmo assim, ainda existe uma parcela de desconfiança e preconceito quanto à capacidade das mulheres em alguns nichos de mercado.

Entretanto, esta desconfiança não tem impedido que as mulheres vençam em sua carreira profissional. Nada melhor que a competência feminina para superar todo tipo de preconceito.

7 Casos de sucesso do empreendedorismo feminino

Nada melhor do que bons exemplos para atestar a ascensão da mulher no mundo dos negócios. São inúmeras as empresas criadas e gerenciadas por mulheres, trago aqui 7 bons exemplos de mulheres que superaram toda a desconfiança e hoje gerenciam grandes negócios.

Muitas outras poderiam ser citadas, e podem ser objeto de novos artigos aqui no Blog. Vamos então aos 7 casos de sucesso do empreendedorismo feminino.

1 – Regina Jordão – Instituto de Depilação Pello Menos

Regina Jordão é um excelente exemplo de uma mulher que identificou uma grande oportunidade de negócios no próprio universo feminino.

Regina trabalhava como secretária até 1996, quando resolver arriscar, deixou a vida de empregada para trás e criou sua própria empresa. Ela percebeu uma oportunidade de negócios, pois tinha grande dificuldades de encontrar profissionais qualificados e um bom ambiente para colocar a depilação em dia, devido ao seu horário reduzido.

Então Regina Jordão apostou no mercado e fundou o Instituto de Depilação Pello Menos, na cidade do Rio de Janeiro. O Instituo é hoje uma das grandes redes de franquias no Brasil.

2 – Madalena Rodrigues – Crepe Au Chocolat

Outro grande exemplo de mulher empreendedora. Madalena Rodrigues foi jornalista durante 17 anos, tinha um bom emprego, mas um grande espírito empreendedor.

Madalena Rodrigues acreditou que poderia vender as panquecas que fazia para a família e amigos nos fins de semana. Foi daí que surgiu a Crepe Au Chocolat, na cidade de Brasília.

Começou com uma loja com 8 funcionários e muita dedicação. Hoje conta com 3 lojas e mais de oitenta funcionários, são mais de 50 opções de recheio e muitos prêmios pela qualidade do serviço prestado. Um grande sucesso no mercado da alimentação.

Como todo empreendedor, Madalena foi questionada ao largar a segurança de seu emprego como jornalista e apostar no sonho de ter o próprio negócio. A creperia foi uma excelente oportunidade de fazer de suas panquecas caseiras um negócio de sucesso.

3 – Luíza Helena Trajano – Magazine Luíza

Luíza Helena Trajano foi a responsável por transformar um pequeno negócio familiar em uma das maiores redes de varejo do Brasil, a famosa Magazine Luíza.

Luíza começou jovem a trabalhar no negócio familiar, uma pequena loja chamada A Cristaleira. Começou como vendedora e em 1990 assumiu o comando da empresa. Após fazer a aquisição de outras lojas, transformou todas no Grupo Magazine Luíza.

É considerada um dos grandes exemplos de mulheres empreendedoras. Além disso é uma das defensoras da necessidade de um maior número de mulheres nos altos cargos das empresas brasileiras.

Com uma carreira e uma fortuna invejável, que ultrapassa 1 bilhão de reais, Luíza Helena Trajano teve como exemplos sua mãe e sua tia. Além disso, nunca abriu mão de seus princípios estando à frente de um grande grupo empresarial.

4 – Zica Assis – Instituto Beleza Natural

Zica Assis trabalhava como empregada doméstica, mas hoje é uma das fundadoras do Instituo Beleza Natural.

O Instituo Beleza Natural é especializado em cabelos crespos e ondulados. Possui hoje mais de 10 salões, um Centro de Desenvolvimento Técnico e uma indústria que chega a produzir até 300 toneladas de seus produtos em um mês.

O seu Instituo emprega aproximadamente 1.700 funcionários e cresce rapidamente, com uma taxa próxima a 30%. Zica Assis já foi considerada pela Forbes uma das 10 mulheres empreendedoras mais influentes e poderosas do Brasil.

5 – Chieko Aoki – Blue Tree Hotels

Chieko Aoki é uma das mulheres com carreira mais longa e consolidada no Brasil. Fundadora e proprietária de uma das maiores redes de hotelaria do Brasil, a Blue Tree Hotels.

Chieko Aoki trabalhou em diversos negócios durante sua vida profissional. Desde 1980 trabalha no ramo de hotéis de luxo. Teve passagens profissionais pelo Estados Unidos, Europa e Ásia.

Em 1997 resolveu arriscar na criação do próprio negócio. Com todo conhecimento e experiência acumulados ao longo dos anos de trabalho Chieko criou uma rede de hotelaria de luxo e resorts, a rede Blue Tree Hotels.

Hoje a rede conta com mais de 20 unidades espalhadas no território nacional.

Esta empreendedora é um dos grandes exemplos para diversos empreendedores nacionais. Foi considerada pela Forbes como a segunda mulher mais poderosa do Brasil.

6 – Helena Rizzo – Restaurante Maní

Helena Rizzo comanda junto com o marido o Restaurante Maní, o restaurante é um dos mais cobiçados de São Paulo.

A fama do restaurante é consequência de que sua chef, Helena Rizzo, é considerada a melhor chef feminina do mundo. Este reconhecimento é feito pelo Prêmio Veuve Clicquot.

Além do restaurante, Helen Rizzo participa de diversos eventos pelo Brasil, divulgando sua cozinha e inspirando diversas mulheres a empreenderem no ramo da culinária.

7 – Kátia Gianini – Pet Shop Taubaté

Kátia Gianini é um grande exemplo das mulheres empreendedoras por necessidade.

A ideia de criar o Pet Shop Taubaté surgiu de um momento de dificuldade. Ela trabalhou por 7 anos em um call center, quando foi demitida. Foi neste momento que ela se deparou com a opção de trabalhar com o que mais gostava, que eram os animais de estimação.

Então fez uma sociedade com sua cunhada. Antes de começar a investir no pet shop, avaliou muito bem qual seria o investimento inicial e os riscos que poderia correr abrindo o próprio negócio.

Kátia Gianini pode dizer com toda certeza que hoje ela trabalha com o que ama.

Considerações finais

São inúmeros os exemplos de mulheres empreendedoras que se destacam no mercado brasileiro. De negócios bilionários a pequenas empresas as mulheres tem conquistado o seu espaço.

Talvez este também seja seu sonho, ter o próprio negócio que concilie o que você ama, um bom retorno financeiro e a oportunidade de cuidar da família. Sabia que isso é possível, o empreendedorismo feminino nunca esteve tão em alta e você também pode encontrar sua oportunidade.

Aproveite o Blog Cultivando Sucesso para te auxiliar a tirar suas principais dúvidas e agregar bons conhecimentos para construir seu negócio de sucesso.

Ficou com alguma dúvida é só deixar um comentário ou nos enviar um e-mail.

Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos, é só clicar em uma rede social abaixo.

Boa sorte em seus negócios!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!