Negócios com pouco investimento: 5 Dicas para dar certo

Investir em negócios com pouco investimento é uma ótima forma de começar a empreender com riscos mais baixos.

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, muitos empreendedores têm como grande dificuldade a falta de recursos financeiros para tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa.

Neste caso, a melhor opção é começar a investir em negócios que não exijam o aporte de um grande investimento inicial. Mesmo que, um negócio mais simples não seja seu plano principal, ele poderá servir como uma escada para chegar em um patamar mais alto no futuro.

Para ter sucesso em negócios com pouco investimento é importante se planejar corretamente. Como os recursos financeiros são limitados, cometer muitos erros pode te levar ao fracasso.

A seguir, você poderá conferir 5 dicas importantes para você ter sucesso com negócios simples e baratos. Pode ter certeza, este tipo de negócio pode ser mais lucrativo do que você imagina.

5 Dicas para montar negócios com pouco investimento

1 – Faça um bom planejamento financeiro:

como trabalhar com negócios com pouco investimentoA primeira dica para quem deseja abrir negócios com pouco investimento é se preparar financeiramente.

É importante criar uma reserva financeira para as despesas pessoais. O ideal é que você tenha reservado um valor que você pagar suas contas pessoais por pelo menos 6 meses.

É claro que nem todos conseguirão este montante antes de começar a investir, mas isso não deve impedir que você invista em seu negócio.

Além do planejamento das finanças pessoais será necessário também fazer um planejamento das finanças de seu negócio. Como seus recursos financeiros são limitados você deverá aproveitar da melhor maneira estes recursos.

Um bom planejamento poderá te auxiliar a distribuir os recursos financeiros de maneira adequada, afim de que não falte nada ao seu negócio, mesmo com pouco dinheiro investido.

É necessário fazer uma previsão de quando você começará a ter lucros, entretanto, não seja otimista nesta previsão. Ser conservador neste ponto é uma grande vantagem.

2 – Tente conciliar seu novo negócio com seu trabalho formal:

Caso você ainda tenha um trabalho formal é interessante que você tente conciliar este trabalho com o negócio que você pretende abrir.

Em especial nos primeiros meses, visto que os lucros no início podem não ser o bastante para você pagar as contas da sua nova empresa e ainda custear sua vida pessoal.

Isso exigirá de você muito trabalho e dedicação. Mas, no fim valerá o sacrifício feito.

É certo que em alguns casos isto é impossível. Alguns negócios não podem ser conciliados, pois exigem dedicação total do empreendedor. Muitas vezes, pagar alguém para fazer o seu papel no seu novo negócio poderá sair tão caro quanto o seu salário do emprego formal.

Tudo isso deve ser avaliado por você. Um trabalho com boas condições e um bom salário, onde você tenha disponibilidade de conciliar com seu novo negócio não deve ser desprezado.

O ideal é fazer a transição aos poucos, à medida que seu novo negócio passe a ser lucrativo, você deixa seu trabalho formal e foca todas as energias em sua nova empresa.

3 – Identifique oportunidades realmente lucrativas:

A terceira dica para você que deseja trabalhar com negócios com pouco investimento é identificar oportunidades que são realmente lucrativas.

É possível que você tenha boas ideias para abrir seu negócio, entretanto, até elas serem colocadas em prática elas continuam sendo apenas ideias, que podem funcionar ou não.

Mas, para colocar uma ideia em prática é importante avaliar se o que você pretende trabalhar é realmente lucrativo. Para negócios com pouco investimento é interessante investir no simples e prático, evite complicações.

Como você tem recursos financeiros limitados você não pode simplesmente contar com a sorte. Não é o momento de você gastar sua munição dando tiros no escuro.

Você pode validar sua ideia de negócio de diversas formas, a primeira delas é identificando serviços ou produtos que não são disponíveis em sua região ou identificando problemas que precisam ser solucionados.

Você pode também utilizar ferramentas como uma pesquisa de mercado e entrevistas com possíveis clientes potenciais.

4 – Seja criativo e ofereça um diferencial para o mercado:

Muitas oportunidades no mercado podem estar saturadas, entretanto você pode conseguir o seu lugar oferecendo um diferencial para seus clientes.

Para conduzir negócios com pouco investimento é necessária criatividade para driblar a concorrência que já está estabilizada no mercado. Para conquistar seus clientes você deverá oferecer algo a mais do que o mercado já tem disponível.

É necessário que seus clientes potenciais identifiquem vantagens em optar pela sua empresa em detrimento de seus concorrentes. Para isso, é necessário que os diferenciais que você propõe possam agregar verdadeiro valor para seu negócio.

Avalie os seus possíveis concorrentes e veja o que você pode fazer melhor. Veja o que você pode acrescentar nestes produtos ou serviços. Mudanças simples podem gerar grandes benefícios, como a forma de cobrança, tempo de espera, disponibilidade 24 horas, entre tantos outros fatores.

O importante é não se acomodar ao que já existe no mercado. Faça a diferença e mostre aos seus clientes quais as vantagens de contar com seus serviços ou produtos.

5 – Gerencie seu negócio corretamente:

A quinta dica para você que pretende trabalhar com negócios com pouco investimento é focar em uma boa gestão de sua empresa.

É importante que seu negócio seja bem administrado. Nada pode fugir do seu controle, vale lembrar que seus recursos financeiros são restritos e que ter um negócio mal administrados é o mesmo que tentar encher um balde que tenha um furo no fundo, você sempre estará perdendo algo.

A administração de pequenos negócios pode ser feita com simplicidade, não precisa de nada sofisticado. Mas, não deve ser desprezada. Lembre-se que você deve trabalhar com profissionalismo para ter um bom lucro e ver seu negócio crescer.

Caso você ainda não tenha nenhuma experiência com a administração de um negócio o melhor é se esforçar para aprender boas técnicas de gestão. Você pode fazer isso aproveitando o conteúdo aqui do blog, ou investir em cursos que você pode encontrar na internet.

Finalizando

Por fim, vale lembrar que negócios com pouco investimento podem se tornar muito lucrativos ao longo do tempo. Além de possuírem um risco muito baixo, eles rendem um bom dinheiro.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!