Nomes para empresas: 10 Dicas para escolher um nome incrível

É certo que um bom nome pode ser um grande diferencial para uma empresa. É uma ótima forma de transmitir valor, instigar a curiosidade de clientes e começar a conquistar o seu espaço no mercado. Mas, escolher bons nomes para empresas não é tarefa das mais simples.

Caso ter um negócio próprio seja um sonho antigo, é possível que você já tenha imaginado diversas opções de nomes para empresas. A questão é se estes nomes são adequados.

Assim como um bom nome pode facilitar e muito a vida da sua empresa o contrário também pode acontecer. Nomes mal escolhidos tem um enorme potencial de afastar clientes, apesar do ditado dizer para nunca julgar um livro pela capa, as empresas são muitas vezes julgadas pelo nome.

Escrevi este artigo com o intuito de te auxiliar a encontrar o nome ideal do seu negócio. Afinal, para começar a cultivar o seu sucesso é essencial um bom nome para seu negócio.

10 Dicas para escolher nomes para empresas

1 – Seja criativo:

Como escolher nomes para empresasParece até redundância falar de criatividade para criar um bom nome para seu negócio. Mas, é bom ressaltar que todo processo criativo depende muito do seu esforço.

Por isso, não queira resolver mecanicamente o desafio de desenvolver um bom nome. Evite processadores automáticos de nomes, eles são bons para colher algumas ideias, mas em muitos casos geram nomes sem sentido algum.

2 – Esteja atento às oportunidades:

Muitas excelentes ideias surgem em períodos de descanso, durante refeições, momentos de lazer ou praticando esportes. Por isso, fique atento durante o dia e anote todas as ideias que vão surgir.

É possível que suas melhores ideias surjam nestes momentos. São momentos onde você está livre de qualquer tensão ou pressão do trabalho e está relaxado.

3 – Seja objetivo:

Tenha certeza do objetivo da sua empresa e de quais valores você quer transmitir pelo nome do seu negócio. É interessante relacionar o nome do seu negócio às características que você pretende oferecer em produtos ou prestação de serviços.

Tome cuidado ao escolher um nome que crie uma expectativa acima do que você pode proporcionar ao seu cliente.

4 – Um nome longo ou um nome curto:

É certo que nomes curtos são muito mais fáceis de serem guardados. Um exemplo são as siglas, é certo que você conhece diversas empresas por uma sigla e não tem ideia do que elas significam.

Entretanto, não é certo dizer que um nome curto é melhor que um nome longo. Cada caso é um caso, esteja atento ao que irá transmitir melhor a identidade que você deseja. Em alguns casos ter um nome mais longo, mas que tenha identidade com a empresa é melhor que um nome curto.

5 – Pense no seu público:

Pense no seu público alvo. Verifique se o nome que você escolheu irá criar empatia com os seus clientes em potencial.

Para isso, você pode até utilizar testes ou fazer uma boa pesquisa. É ideal que você faça um nome compatível com as pessoas que você deseja atrair à sua loja. Caso sua loja seja de artigo esportivos é importante que o nome transmita valores relacionados à prática esportiva.

6 – Tome cuidado com nomes difíceis:

Evite nomes difíceis de se pronunciar, além de ser um problema na hora de criar um plano de marketing, nomes difíceis podem afastar seus clientes. Muitas pessoas evitam falar nomes complicados para outras pessoas, pois ficam com vergonha de errar a pronúncia ou tem seus motivos próprios.

Um nome que precise ser soletrado ou que precise ser explicado já mostra por si só que é um nome ruim para seu negócio. Já imaginou toda vez que estiver ao telefone você vai precisar repetir o nome diversas vezes para seu cliente, ou soletrar o seu endereço de e-mail.

7 – Evite associações ruins:

Ter um nome que possa ser associado a outras coisas pode ser uma boa estratégia de marketing. A questão é tomar cuidado com as associações.

Evite nomes com associações ruins ou pejorativas. Até mesmo a sonoridade durante a pronúncia pode prejudicar o seu negócio.

8 – Não despreze nenhuma ideia:

Outra dica importante neste processo de escolher nomes para empresas é não desprezar nenhuma ideia. Anote tudo e não deixe passar nada. Mesmo que a princípio a ideia seja estranha.

Com muitas ideias em mãos você poderá trabalhar por eliminação e assim chegar a alguns nomes ideias para seu negócio.

9 – Não confie somente em você:

Peça ajuda a outras pessoas para encontrar o nome ideal, não confie somente na sua intuição ou no seu bom gosto.

Você pode pedir ajuda aos familiares, amigos e colaboradores. Caso você tenha sócios é importantíssimo todos participarem do processo da escolha de um bom nome para a empresa de vocês.

10 – Não tome decisões precipitadas:

A última dica para escolher bons nomes para empresas é não ter pressa. Não faça escolhas precipitadas, isso pode dificultar o futuro do seu negócio.

Ter um bom nome para seu negócio é essencial para o sucesso da sua empresa. Além de ser a sua identidade, um bom nome vai criar uma empatia com seus clientes e será facilmente difundido com boas práticas de marketing.

Considerações finais

Com estas 10 dicas você terá condições de escolher bons nomes para empresas. Esta tarefa é importantíssima e deve ser realizada com cuidado e com critérios práticos.

Não deixe boas oportunidades escaparem por falta de tempo ou por falta de cuidado com detalhes. Escolha já o nome do seu negócio.

Compartilhe este artigo com seus amigos! Caso tenha alguma dúvida ou colaboração deixe aqui o seu comentário.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!