O medo da mudança pode impedir você de ter o seu negócio

Muita gente diz que deseja mudar de vida, que não aguenta mais viver do mesmo jeito e fazer as mesmas coisas. Porém, a grande maioria dessas pessoas não efetiva uma mudança, e continuam vivendo do mesmo jeito e reclamando dia após dia.

Isso acontece porque a mudança não é algo fácil, ela exige certos sacrifícios e, em alguns casos, muito trabalho. Além disso, juntamente com a mudança vem o desconhecido, e o ser humano sempre teve medo do desconhecido.

Mas apesar de tudo, algumas pessoas conseguem vencer esse medo e acabam saindo da zona de conforto, e então conseguem alcançar o estilo de vida que desejam.

No caso de alguém que deseja ter um negócio próprio, o medo da mudança pode impedir que a pessoa consiga se dedicar de fato à construção da estrutura que lhe permita ganhar dinheiro sem precisar de um patrão.

As mudanças que o empreendedor precisa realizar e enfrentar

medo da mudança homem caminhandoPara se tornar um empreendedor e ganhar dinheiro com o próprio negócio é necessário aprender a lidar com uma série de desafios, como, por exemplo, a não existência de uma renda fixa ao final do mês — esse certamente é um dos maiores desafios que impedem a maioria das pessoas de iniciar um negócio próprio.

Assim, para ter sucesso, é preciso mudar a maneira como se encara algumas coisas, no entanto, essa necessidade de mudança pode ser algo bastante difícil, e provocar muita insegurança e medo no candidato a empreendedor.

Mas o fato é que a mudança é algo vital, e precisa ser encarada de frente, e com coragem.

Segurança financeira

Um negócio próprio é uma aventura, e mesmo que tomemos todas as precauções, ainda assim estaremos correndo risco de perder dinheiro (e de não ganhar dinheiro).

Por causa dessa realidade, uma pessoa que deseja realmente se tornar empresária precisa ter em mente que precisará aprender a lidar com esse cenário.

Se ela tiver muito medo de sair da “segurança financeira” proporcionada pelo seu emprego, naturalmente não conseguirá criar a mentalidade empreendedora adequada que lhe possibilitará enfrentar as adversidades comuns na vida de um empreendedor.

Disposição para trabalhar muito

Outra coisa que é necessária para montar um negócio de sucesso, é a disposição para trabalhar mesmo sem receber dinheiro em troca do trabalho realizado. Mas como assim, trabalhar e não ganhar nada?

É isso mesmo!

Para ser possível ter um negócio de sucesso é necessário primeiramente criar uma estrutura que possibilite o funcionamento e o desenvolvimento do negócio.

Ora, a criação dessa estrutura é algo que exige muito trabalho, investimentos e paciência para fazer testes e realizar acertos. Durante esse período o empreendedor gastará muito mais do que ganhará e, em alguns casos, somente gastará e não ganhará nada.

Se a pessoa não for capaz de mudar a maneira como encara o trabalho e o dinheiro, e se tiver medo de mudar a sua relação com o trabalho (ou seja, deixar de pensar no trabalho apenas como uma atividade maçante que faz simplesmente para receber certa quantia de dinheiro no final do mês), não conseguirá criar o seu negócio e ganhar dinheiro de verdade com ele.

Retorno financeiro demorado

Outra coisa que a pessoa precisa enfrentar é a realidade de que não conseguirá retornos milagrosos.

A maioria das pessoas está acostumada com os resultados financeiros “milagrosos” proporcionados pelo emprego convencional, ou seja, trabalha-se trinta dias e recebe certa quantia ao final desse período. Mesmo que a pessoa trabalhe pouco, e mesmo que não faça um trabalho de qualidade, receberá o seu salário ao final do mês.

No caso de um empreendimento, a coisa é bem diferente. Além de ser necessário gastar dinheiro para criar o negócio, o empreendedor dificilmente conseguirá retorno rápido. Seu negócio muito provavelmente não lhe trará nenhum lucro nos primeiros meses de existência.

Isso é algo que provoca pavor em muita gente, pois como já foi citado, a maioria das pessoas está acostumada a realizar o trabalho e receber certa quantia ao final do mês. Essa mudança na forma como a pessoa é remunerada pelo seu trabalho provoca muito medo, e são poucas as pessoas que conseguem vencer essa barreira e realmente criar um negócio próprio.

As responsabilidades

Outra coisa que causa muito medo nas pessoas que desejam criar um negócio próprio é o fato de ter que arcar com todas as responsabilidades.

Quando a pessoa trabalha como empregada, ela vende a sua força de trabalho e recebe o seu salário. Sua responsabilidade é limitada à realização minimamente correta do seu trabalho. Se a empresa vai mal, isso não é sua culpa, na verdade, a culpa recai sobre quem administra a empresa.

Mas quando o sujeito sai da condição de empregado e passa a ocupar o lugar de dono do próprio negócio, não existem mais pessoas para culpar, toda a responsabilidade passa a ser dele. Essa mudança pode assustar bastante, e é preciso muita coragem e disposição para enfrentar essa realidade bruta.

Contudo, se a pessoa conseguir desenvolver uma mentalidade forte e vencedora, conseguirá vencer esse medo e enfrentará os desafios que aparecerem em seu caminho. Se não conseguir desenvolver essa mentalidade positiva, muito provavelmente não conseguirá manter o seu negócio.

Considerações finais

Para criar um negócio de sucesso a primeira coisa que a pessoa precisa fazer é dar atenção à sua mentalidade. Uma mentalidade imediatista, frágil e pouco perseverante é capaz de levar qualquer um ao fracasso.

Portanto, para ter sucesso com um negócio próprio é necessário que o empreendedor consiga desenvolver uma mentalidade forte e vencedora, que lhe proporcione a força, criatividade e perseverança necessárias para enfrentar todos os desafios e realmente conseguir criar um negócio de sucesso que lhe proporcione o estilo de vida que deseja.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!