O que aprender com empreendedores famosos

A cada dia que passa, alguns empreendedores famosos ganham mais evidência na mídia. São valorizados pelos negócios que criaram e pelo sucesso que alcançaram com suas marcas que dominam parte do mercado brasileiro.

Alguns participam de programas de TV, enquanto outros possuem seus próprios programas de TV. Isso faz com que jovens que desejam ter uma vida empreendedora conheçam parte da trajetória de muitos empresários que alcançaram o sucesso.

Essas histórias possuem grande potencial para inspirar e motivar quem está começando sua caminhada. Entretanto, é preciso deixar de lado o vislumbre e tentar aproveitar o que cada história tem de melhor.

Confira a seguir algumas dicas sobre o que aprender com os empreendedores famosos.

Como aprender com os empreendedores famosos

1 – Não existe receita pronta para o sucesso:

dicas sobre empreendedores famososConhecendo a vida de diversos empreendedores é possível perceber que não existe uma receita pronta para o sucesso.

Muitos alcançam o sucesso percorrendo caminhos distintos. Assim como, existem empreendedores que tentam copiar a estratégia e trajetória de outros e acabam não alcançando nenhum sucesso.

Então, mesmo que você aprenda muitas coisas com outros empreendedores é importante entender que você tem seu caminho a ser trilhado. Você tem a sua história e terá os seus desafios.

É claro que algumas situações serão parecidas com situações que todo empreendedor passa, mas você tem suas habilidades e características que são únicas, cada empreendedor tem uma história distinta. A maioria dos desafios não possuem uma única solução e cada um deve empregar sua criatividade para construir sua história.

2 – Encontre habilidades essenciais que você precisa desenvolver:

Uma dica fundamental para aprender com empreendedores famosos é identificar as habilidades que são essenciais. Essas habilidades são latentes e a história dos empreendedores de sucesso deixam muito claro a importância destas habilidades.

É possível enumerar inúmeras habilidades que você pode encontrar na vida de grandes empreendedores, veja algumas abaixo:

  • Capacidade de correr riscos;
  • Perseverança e persistência;
  • Confiança no trabalho que está sendo realizado;
  • Atento às oportunidades que surgem no cotidiano;
  • Capacidade de tomar a iniciativa.

Você vai perceber que os empreendedores de sucesso possuem estas habilidades. Claro que cada empreendedor também desenvolve habilidades que são inerentes ao seu negócio, assim também deve acontecer com você.

Estas não são as habilidades definitivas, mas algumas que fazem parte do perfil de empreendedor.

3 – Mantenha seus pés no chão, mas não tenha limites para sua visão:

Ao observar inúmeras histórias inspiradoras é possível que muitas pessoas caiam na tentação de sonharem demais com os resultados e não se dedicarem de maneira adequada ao trabalho do dia a dia.

É necessário que você mantenha seus pés firmes no chão e prontos para começar uma longa caminhada. Mas, isso não quer dizer que você deve parar de sonhar, é necessário começar pequeno e trabalhar duro, mas sonhar grande e ter uma visão sem limites.

Com trabalho duro você terá condições de chegar onde você deseja, mas tome cuidado para não ficar inspirado demais e se iludir com o sucesso rápido. Todos estão sujeitos a isso.

Com o advento dos empreendedores de palco é cada vez mais comum encontrar pessoas que acreditam que alcançarão os louros da vitória sem passar pelas lutas diárias.

Por isso, fique de olho e não se iluda com promessas de sucesso fácil e rápido. Lembre-se que é necessário trabalho duro e perseverança para alcançar seus objetivos.

4 – Não tenha preconceitos e não limite seu campo de atuação:

Para aprender ainda mais com empreendedores famosos é necessário livrar-se dos preconceitos e não colocar limites no seu campo de atuação.

É fácil nos limitarmos a aprender simplesmente com as pessoas que criamos uma empatia imediata. Isso é fácil observar, por exemplo, no período escolar, onde os alunos se esforçam e aprendem mais as matérias lecionadas por professores pelos quais eles possuem empatia.

Além disso, algumas pessoas se limitam a estudar histórias de empreendedores que obtiveram sucesso em um nicho de negócio específico, pelo qual ele tem interesse.

Tudo isso limita o aprendizado. Para quem está começando é importante estar aberto ao aprendizado e ele pode ter origem em diversas fontes. Com cada empreendedor bem-sucedido você poderá aprender coisas diferentes.

Lembre-se que muitos empreendedores alcançaram o sucesso em negócios diferentes das áreas que iniciaram suas carreiras profissionais.

5 – Não acredite em tudo que você vê ou lê:

Também é importante duvidar de algumas coisas. Os excessos nunca são bons, o incrédulo perde por não acreditar em certas coisas e o crédulo perde por acreditar em tudo.

Com um pouco de bom senso você passará a perceber que certas histórias contadas não são tão verdadeiras como são apresentadas.

Lembre-se que estamos em um tempo de empreendedores de palco, que são aqueles que possuem muito sucesso nas palavras e poucas realizações no mundo real.

Procure sempre se espelhar em empreendedores de sucesso que tem sua história comprovada e atestada. Não tenha medo de procurar por cabelos brancos, as pessoas mais experientes podem transmitir muitos ensinamentos para quem está começando.

Então, o melhor é ter bom senso e não ficar à mercê do que você vê na TV ou na Internet. Lembre-se que nem tudo que reluz é ouro.

Finalizando

Todos nós temos muito a aprender, ninguém nunca está pronto e sempre é possível melhorar em algum aspecto. Aprender com empreendedores famosos é possível, mas exigirá de você muito mais do que um olhar vislumbrado.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!