O que é empatia e como aplica-la no seu trabalho

Para ter sucesso com o trabalho em equipe é necessário desenvolver diversas características importantes. Uma característica essencial é a empatia. Neste artigo você vai aprender o que é empatia e como utiliza-la no seu dia a dia de trabalho.

Ter empatia é essencial para quem lidera uma equipe e também para quem participa de uma equipe. Ela faz-se fundamental para compreender as diversas situações que podem ocorrer com as pessoas que trabalham em uma empresa.

É fácil perceber que algumas pessoas já possuem esta característica inata, enquanto outras pessoas precisam se esforçar para desenvolver a empatia.

Confira mais detalhes sobre o que é empatia a seguir.

O que é empatia?

conceito de o que é empatia e como utilizar no trabalhoA empatia é uma capacidade de se colocar na situação do outro, é compreender a dor do outro. Uma pessoa empática é capaz de respeitar os sentimentos das outras pessoas e se colocar na situação que a outra pessoa possa estar enfrentando. Muitas pessoas confundem empatia com simpatia. A simpatia acontece quando uma pessoa considera a outra pessoa agradável, é um sentimento que não exige compreensão.

As pessoas que não possuem o dom da empatia são pessoas apáticas. As pessoas apáticas não conseguem se colocar na situação de dor das outras pessoas, acabam se tornando insensíveis diante de qualquer tipo de realidade.

As pessoas apáticas são marcadas pela indiferença, dificilmente se emocionam ou demonstram qualquer tipo de sentimento. Veja abaixo qual a importância da empatia.

Qual a importância da empatia?

Uma empresa ou uma equipe é formada por pessoas. Cada pessoa possui um tipo de personalidade, características diferentes, costumes e hábitos diferentes e passam por momentos de dificuldade e crise.

A empatia é fundamental para compreender e conviver com todas estas diferenças. Para um líder de equipe é fundamental ter empatia com as pessoas com quem convive.

A empatai fará com que as pessoas confiem mais ainda no seu líder e passem a admirá-lo e seguir com confiança as propostas feitas por ele. O líder empático é aquele que é capaz de entender cada um dos membros de sua equipe, saber de suas dificuldades e também como tirar o melhor de cada um.

É comum que no dia a dia de trabalho as pessoas passem por problemas pessoais, estes problemas não podem ser tratados com indiferença e você como líder da equipe deve demonstrar que o seu colaborador é muito mais que apenas um funcionário.

O líder empático não deixa de cobrar e exigir o melhor de cada um de seus membros. Pelo contrário, como ele demonstra com sua empatia que quer o melhor para todos é ainda mais respeitado e suas cobranças são sempre aceitas pela sua equipe.

Agora, também é comum encontrar os líderes que são apáticos. São líderes totalmente indiferentes com o que seus colaboradores passam, consideram as pessoas com quem convive apenas força de trabalho.

A indiferença de um líder de equipe pode minar todo trabalho e prejudicar ainda mais a produtividade da equipe. As cobranças nunca são bem aceitas e os colaboradores não o têm como referência profissional.

A falta de empatia pode minar a liderança de qualquer profissional, mesmo que este sejam muito competente.

Como ser um líder com empatia?

Para ser um líder que demonstre empatia a seus funcionários é importante se colocar na situação de cada um deles. Entender suas dificuldades ou momentos complicados que estão passando.

Assim você terá condições de encontrar maneiras de auxiliar melhor cada um para que solucionem suas dificuldades.

Para isso é importante deixar de lado todo sentimento de superioridade e autossuficiência. Assim você terá condições de se colocar na mesma posição de todas as pessoas que convivem com você.

Também é fundamental que você saiba ouvir as pessoas com atenção. Não apenas ouvir por obrigação, mas se esforçar para entender o que a outra pessoa está dizendo.

Outro ponto fundamental é que você, apesar de ser o líder de sua equipe, não é o dono da razão. Nem sempre você estará certo, compreender isto será fundamental para que você construa uma relação empática com seus colaboradores.

Além disso, uma pessoa empática não diminui os sentimentos de outras pessoas. É uma tentação querer comparar as dificuldades de outras pessoas e pensar em diminuir a dor que a pessoa está sentindo. O líder empático é capaz de entender que cada pessoa é um ser único e que lidam com o sofrimento de diferentes formas.

A partir do momento que um líder se coloca na situação do outro ele também é capaz de saber que a pessoa pode produzir e entregar muito mais do que ela está entregando. Desta forma, o líder pode por meio de uma nova motivação ou cobrança auxiliar a pessoa a ter um desempenho ainda melhor.

Finalizando – O que é empatia

Agora que você já sabe o que é empatia é hora de colocar em prática. Caso você encontre características em você que mostram que você está mais próximo da apatia do que da empatia é hora de mudar.

Esforce-se para se colocar mais na situação do outro e compreender melhor os sentimentos das outras pessoas. Mesmo que isso seja difícil você verá que colocando os conhecimentos acima em prática você colherá bons frutos na sua vida profissional.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!