O Que É Empreendedorismo: Definição e Prática

Atualmente, é comum ouvirmos as palavras empreendedorismo, empreendedor e inovação. Mas, nem sempre foi assim. Até o ano 2000, a palavra empreendedorismo nem existia em nossos dicionários. Mas, isto não quer dizer que o empreendedorismo não acontecia por aqui. Afinal, o que é empreendedorismo?

Existem diversas definições de empreendedorismo. Desde definições formais que encontramos em dicionários, até definições inspiradoras que foram feitas por diversos empreendedores, conforme a experiência de vida de cada um.

De forma simples, considero que a melhor definição para empreendedorismo é: a iniciativa de propor e colocar em prática as melhores soluções para os problemas da sociedade atual.

O empreendedorismo é o motor das melhores mudanças que podem acontecer na sociedade. Pois, partem da solução de problemas comuns e não de problemas individuais. Além do mais, é a forma mais justa de reorganizarmos a sociedade. Promovendo a melhor distribuição de oportunidades possíveis a todos.

Tipos De Empreendedorismos

Quando você ouve a palavra empreendedorismo é possível que você o associe a grandes invenções, em especial relacionadas à tecnologia.

definição de o que é empreendedorismoEntretanto, o ato de empreender não está associado somente à invenção. Mas, principalmente à atitude de promover mudanças para criar as melhores soluções. É a atitude de encontrar o problema, e correr determinados riscos, para que seja implementada uma solução eficaz.

Sabendo disso, podemos então dizer que existem diversos tipos de empreendedorismo. Podendo ser praticado em qualquer atividade na qual o homem está inserido.

Vamos então, a três tipos de empreendedorismo:

1 – Empreendedorismo Corporativo:

O empreendedorismo corporativo acontece em empresas e instituições existentes. É realizado por qualquer profissional da instituição que propõe e implementa uma solução para determinado problema enfrentado na área em que atua.

É importante perceber que as empresas que mais se destacam atualmente, são marcadas por incentivar um grande espírito empreendedor em sua equipe. Desde os principais cargos gerenciais e de comando, até os funcionários responsáveis pelas tarefas mais simples, todos são incentivados a propor e promover mudanças que tornem o processo produtivo mais eficaz, seguro e lucrativo.

Isso quebra o conceito de que o empreendedorismo está ligado somente à criação de novas empresas e novos negócios. Grandes empreendedores estão espalhados em diversas corporações, promovendo uma cultura organizacional cada vez mais eficiente.

2 – Empreendedorismo Start-up:

O empreendedorismo start-up é o empreendedorismo relacionado à inovação. A criação de novos produtos ou serviços para responder à determinada demanda que surge na sociedade.

Além de novos produtos ou serviços, as inovações surgem também da necessidade de melhorar determinada prestação de serviço. Ou seja, o empreendedor identifica um serviço mal prestado, ou um produto que pode ser melhorado e investe na criação de uma solução mais eficiente e racional para ser oferecida ao mercado.

O empreendedorismo start-up é cada vez mais praticado por pessoas que se arriscam a solucionar qualquer tipo de problema, desde a criação de um foguete espacial para visitar Marte, até a forma de se reutilizar o lixo.

3 – Empreendedorismo Social:

O empreendedorismo social é relacionado à promoção de iniciativas e mudanças que causem um grande impacto social. Tem como objetivo final, não somente o aumento da produtividade ou a conquista de lucro, mas principalmente a promoção da qualidade de vida de parte da sociedade.

É responsável por grandes mudanças sociais onde é implementado. Diante de governos inoperantes e desinteressados com o bem da população, o empreendedorismo social tem sido um ponto de inflexão na vida de parte da população marginalizada.

Vale destacar que o empreendedorismo social é marcado por uma grande paixão pela causa. Muitas vezes, supera a falta de orçamento com criatividade e inovação.

Definição De Empreendedorismo Por Grandes Empreendedores

É sempre importante para todo empreendedor aprender com aqueles que trilharam o caminho do empreendedorismo. Por isso, confira algumas definições de grandes empreendedores:

“Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Ele não é um cara que briga, faz negócios. Brigar é coisa de namorados”. Abílio Diniz, Grupo Pão de Açúcar.

“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”. Nicolau Maquiavel.

“Eu estou convencido que a metade do que separa empreendedores de sucesso, dos não-sucedidos é puramente a perseverança”. Steve Jobs, Fundador da Apple.

O Que É Empreendedorismo – Últimas Palavras

Você pode perceber nas definições acima que o empreendedorismo é uma questão de atitude e de estilo de vida. É algo que se refere mais à prática do que à grandes conceitos.

Toda atitude empreendedora sempre será acompanhada de um certo risco. É inegável que em algumas situações podem surgir medo ou receio, mas faz parte da história de todo empreendedor.

Empreender é sair do comodismo, propor algo novo, mesmo que este novo venha suplantar algo que é feito pela sociedade a séculos.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o que é empreendedorismo? Então deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Grande abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Helio Aragão disse:

    Parabéns Eduardo Lopes, seu post trouxe uma visão bem abrangente sobre o assunto Empreendedorismo. Muito bom.

  2. O Pessoal do Cultivando Sucesso, está de parabéns pelas dicas. Sou empreendedor digital e essas matérias do cultivando Sucesso me ajuda muito.