O que é gestão de pessoas: Definição e pontos importantes

Neste artigo você vai aprender de forma simples e prática o que é gestão de pessoas. Além disso, você poderá identificar características importantes para uma boa gestão de pessoas.

Toda organização, empresa ou instituição é formada por pessoas. São essas pessoas que produzem os resultados e que movimentam qualquer negócio. É certo que as pessoas são o maior ativo de uma empresa e este ativo precisa ser gerenciado.

Diversas empresas já perceberam a importância de uma gestão de pessoas adequada para alcançarem bons resultados. Entretanto, isto não é unanimidade. Outras empresas ainda colocam esta tarefa como secundária.

Muitos gestores e líderes consideram que a gestão de pessoas deve ser restrita à área de recursos humanos e não se envolvem no mérito da questão. Este é um dos grandes erros das instituições, confundir gestão de pessoas com área de recursos humanos.

As novas gerações de profissionais possuem características muito diferentes das gerações anteriores. O trabalho não é mais visto como um meio de subsistência, o trabalhador não quer apenas receber seu salário, mas gostar do que faz, se sentir acolhido por uma equipe e participar de algo grandioso em suas vidas.

Conquistar e reter os melhores profissionais se tornou uma tarefa complicada para qualquer empresa. Ter somente os melhores salários já não garante a retenção dos melhore profissionais.

O que é gestão de pessoas?

O que é gestão de pessoas de forma práticaAprender o que é gestão de pessoas pode ser simples e prático. A grande questão é colocar este conceito em prática e da forma correta. A aplicação deste conceito deve partir de cima para baixo. Ou seja, uma gestão de pessoas adequada deve começar dos mais altos líderes da empresa e envolver todos os funcionários.

Gestão de pessoas pode ser definido como um conjunto de ações e estratégias para administrar todo capital humano da empresa. Esta administração do capital humano compreende tarefas como atrair, reter, desenvolver e capacitar os profissionais envolvidos na empresa.

Muito além do que contratar e demitir, a gestão de pessoas é uma estratégia importante na mediação de conflitos e interesses. Na correta valorização das boas práticas no dia a dia de trabalho e também na correção de maus hábitos praticados no negócio.

Por se tratar não de um departamento, mas de uma função e uma estratégia a gestão de pessoas deve ser colocada em prática pelos líderes e gestores. Só assim ela produz bons resultados, como o desenvolvimento dos profissionais, aumento da produtividade e a criação de um clima agradável e amigável dentro da instituição.

Gestão de Pessoas X Recursos Humanos

Como falado anteriormente, muitas empresas ainda não têm o conceito claro sobre o que é gestão de pessoas. Acabam confundindo a estratégia com as ferramentas.

Para você que tem interesse em saber o que é gestão de pessoas, de formas simples e prática, gestão de pessoas não é o departamento de recursos humanos.

A área de recursos humanos apenas disponibiliza as melhores ferramentas e boas práticas para uma boa gestão de pessoas.

Uma área de recursos humanos para atender as necessidades atuais de uma empresa precisa ter autonomia de abranger diversas funções e colaborar nos diversos aspectos de gestão de pessoas.

É a área de recursos humanos que é responsável pelo desenvolvimento de ações e planos para gerenciar as pessoas envolvidas no negócio, mas são os líderes e gestores que as colocam em prática. Ou seja, o departamento de recursos humanos é responsável por planejar ações e buscar as melhores ferramentas e práticas para uma gestão de pessoas adequadas dentro da empresa.

A importância dos líderes na gestão de pessoas

Foi falado até o momento sobre a necessidade de a gestão de pessoas ser colocada em prática pelos líderes e gestores da empresa.

É certo que, em uma empresa onde os gestores não estão envolvidos com a estratégia de gestão de pessoas da instituição, qualquer bom plano de gestão não funciona. Mesmo que o departamento de recursos humanos seja extremamente eficiente e coloque à disposição as melhores práticas e ferramentas.

Um plano de gestão de pessoas que não tem adesão dos líderes da empresa sempre será frustrante. Pois, a gestão de pessoas funciona de cima para baixo e exige a participação de líderes como gestores de gente e não só como gestores de finanças, produção e estoque.

Para então ter sucesso com a gestão de pessoas é importante investir em capacitação para os líderes, que consigam vislumbrar em seus funcionários o grande ativo da empresa.

Pontos importantes da gestão de pessoas

1 – Atrair e reter bons profissionais

Uma boa gestão de pessoas é capaz de atrair e reter bons profissionais para a empresa.

A atração e retenção de bons profissionais só é possível com um bom conjunto de práticas gerenciais, que incluem as ferramentas a serem aplicadas pelo departamento de recursos humanos e em especial o comportamento das lideranças.

Uma estratégia de recursos humanos será bem-sucedida quando conseguir atrair e reter profissionais condizentes com as necessidades da empresa. Esta retenção também dependerá do desenvolvimento deste profissional e do incentivo e valorização por parte das lideranças.

2 – Envolver todos os profissionais

Outro fator importante é o envolvimento de todos os profissionais na gestão de pessoas.

Este envolvimento torna toda equipe mais participativa e responsável pelos resultados obtidos. Além disso, cria um clima de valorização e pertença a um grupo que realmente importa com o desenvolvimento profissional de cada um e não foca apenas no trabalho e cobrança de resultados.

Profissionais envolvidos trabalham com maior motivação e são mais produtivos. Também tem mais facilidade em contribuir de forma positiva com sugestões e ideias de inovação para o desenvolvimento da empresa.

3 – Colaborar no desenvolvimento dos profissionais

Outro ponto importante em uma boa estratégia de gestão de pessoas é o desenvolvimento dos profissionais.

O desenvolvimento de pessoas é a capacidade da empresa em fornecer informações relevantes para seus profissionais afim de se manter competitiva no mercado.

É essencial para a inovação, aplicação de melhores técnicas de gerenciamento e melhor utilização de recursos.

É função da gestão de pessoas identificar os pontos a que necessitam ser desenvolvidos nos profissionais de cada setor. Assim é possível sanar as deficiências técnicas de uma empresa com os profissionais que já estão dentro dela.

Finalizando – O que é gestão de pessoas

A gestão de pessoas é instrumento essencial para o sucesso do seu negócio. Parte dos gestores e líderes tomar frente em uma gestão de pessoas adequada e que valorize os profissionais da empresa.

Agora que você já sabe o que é gestão de pessoas é hora de colocar em prática no seu negócio.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!