O que é gestão financeira de forma simples e prática

A gestão financeira é uma das principais atividades que compõem a administração de um negócio. Trata-se de uma atividade imprescindível para que uma empresa tenha tranquilidade na administração de suas finanças e tome as melhores decisões possíveis nesta área. Neste artigo você aprenderá de forma simples o que é gestão financeira.

Existem inúmeros profissionais que são especialistas nesta área, logo são as pessoas mais indicadas para conduzir a gestão financeira de um negócio.

Entretanto, grande parte das pequenas empresas não tem condições de contratar um profissional adequado e acabam designando este trabalho para o próprio empresário.

Não importa quem faça a gestão financeira, o importante é que esta pessoa tenha conhecimentos mínimos para operar esta área do negócio. Não adianta apenas ter intimidade com números e com dinheiro, é necessário entender o funcionamento negócio da empresa e o comportamento natural deste mercado.

Apesar de existirem cursos técnicos ou de especialização na área, grande parte dos profissionais adquirem este conhecimento na prática. O ideal é aliar a prática com cursos de aprimoramento.

O que é gestão financeira?

definição sobre o que é gestão financeira de foma simplicadaEntão é hora de definir de forma simples o que é gestão financeira.

A gestão financeira são todas as ações e procedimentos administrativos de planejamento, avaliação e controle da área financeira de uma empresa.

Ou seja, é o gerenciamento de todas as atividades que envolvem dinheiro dentro de um negócio.

Desde o planejamento de ações, a implementação de procedimentos, a avaliação dos resultados das ações implementadas e o controle constante das finanças do negócio.

A gestão financeira exige então conhecimentos adequados de finanças empresárias e também do funcionamento correto da empresa.

O intuito de colocar em prática a gestão financeira em um negócio é melhorar os resultados de uma empresa. Ou seja, fazer com que os recursos financeiros aplicados sejam aproveitados da melhor forma possível e maximizar o lucro final do negócio.

Agora que você já sabe o que é gestão financeira conheça mais detalhes desta área tão importante para um negócio bem-sucedido.

Principais funções da gestão financeira:

Uma boa gestão financeira começa conhecendo o passado da empresa. É necessário avaliar e entender quais foram as decisões e procedimentos que levaram a empresa a chegar na situação financeira em que se encontra, seja ela boa ou ruim.

Conhecendo o passado é possível entender o que acontece no presente e assim planejar ações para alcançar uma situação financeira ainda melhor para o negócio.

Então, a primeira função da gestão financeira é analisar e entender a situação financeira da empresa e planejar ações para obter resultados ainda melhores.

Também é função da gestão financeira o controle do fluxo de caixa, ou seja, administrar todas as entradas e saídas da empresa. Este controle não é apenas um apontamento de receitas e despesas, mas um controle ativo, onde é possível planejar a melhor maneira de aproveitar as entradas e programar a e melhor maneira de realizar as saídas.

Além disso, é função da empresa avaliar e indicar quais as melhores condições para a empresa durantes as negociações. Estas negociações podem ser para a obtenção de crédito, pagamento e contratação de fornecedores, renegociação de dívidas e até mesmo aplicação dos recursos financeiros da empresa.

Principais erros encontrados na administração financeira:

Um dos principais problemas encontrados na gestão financeira de uma empresa é a falta de conhecimento.

Em muitos casos esta atividade é direcionada para membros da equipe que não possuem os conhecimentos adequados para operar a administração financeira de uma empresa, fazendo destas pessoas apenas apontadores e não verdadeiros gestores das finanças do negócio.

Esta falta de conhecimento gera um grande problema para o negócio, que é a incompreensão a respeito de pontos importantes de um negócio, como os custos envolvidos, os ciclos financeiros, a necessidade do capital de giro, política de preços inadequada, indefinição quanto à retirada dos sócios, entre tantos outros problemas que podem ser encontrados na gestão de um negócio.

Falhar na gestão financeira é um problema crítico de uma empresa. De forma simples e prática são os recursos financeiros que mantém uma empresa viva.

Quando estes recursos são mal administrados podem ocorrer inúmeros problemas e levar uma empresa à falência.

Finalizando

Caso você seja um empresário ou pretenda abrir seu próprio negócio é importante você ter consciência da importância de uma boa gestão financeira.

Negligenciar esta área da sua empresa é levar seu negócio ao fracasso. Caso você não tenha condições de contratar um profissional específico para esta área será necessário aprender conhecimentos básicos para cuidar pessoalmente da sua gestão.

Você pode utilizar o campo de comentários para deixar sua contribuição ou então tirar alguma dúvida sobre o que é gestão financeira.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!