O que é investidor anjo e como encontrar o seu

Encontrar um bom investidor é o desejo de grande parte dos empreendedores. Em muitos casos, os empreendedores possuem inúmeras boas ideias, mas não possuem os recursos necessários, por isso precisam do auxílio de investidores. Neste artigo você irá conferir o que é investidor anjo e dicas para encontrar o seu.

A etapa de encontrar bons investidores é um dos grandes desafios de todo negócio. Afinal, pessoas com recursos financeiros dispostas a correr certo risco não são encontradas em toda esquina.

Antes de ir atrás de um investidor anjo é importante estar certo de que está na hora de convidar mais pessoas para se envolverem em sua empresa. Ir atrás de um investidor anjo no momento errado pode ser um grande erro e levar seu negócio para um caminho que não seja compatível com o que você deseja.

Confira a seguir, de maneira simples, o que é investidor anjo e aprenda a encontrar o investidor ideal para seu negócio.

O que é investidor anjo?

dicas sobre o que é investidor anjoO investidor anjo é uma pessoa física que possui recursos financeiros disponíveis e que está disposta a correr certo risco, investindo em pequenas empresas com grande potencial de crescimento.

Um investidor anjo é, comumente, um profissional experiente e que já teve sucesso com outros negócios. Este investidor tem potencial de agregar muito mais do que recursos financeiros a um negócio. O investidor auxilia com conhecimento, experiência e sua rede de contatos e influenciadores.

Outra característica importante deste tipo de investidor é que eles não possuem uma posição ou cargo dentro da empresa que recebe investimento. O trabalho dos investidores é como um consultor ou mentor dos empreendedores que estão à frente do negócio.

Apesar de investir os recursos financeiros necessários, os investidores anjos possuem uma parcela minoritária da empresa em que estão investindo.

Como falado anteriormente os investidores anjos estão à procura de empresas que possuem grande potencial. Pois assim é recompensador correr os riscos necessários, pois terão grandes chances de obter bons retornos financeiros do dinheiro investido.

Apesar do nome anjo, este tipo de investimento não é filantropia. É uma forma de investimento e que deve dar um bom retorno financeiro.

É comum que os investimentos sejam feitos por mais de um investidor. Em geral os investidores anjos se reúnem em grupos de 2 a 5 investidores e assim, dividem as responsabilidades e também o investimento realizado.

Quando o investimento é realizado por grupos de investidores é sempre indicado um investidor que estará à frente da equipe. Este investidor se relacionará diretamente com a empresa escolhida para o investimento.

Como encontrar seu investidor anjo?

Agora que você já saber o que é investidor anjo é hora de aprender algumas dicas para encontrar os investidores ideais para seu negócio. Confira a seguir algumas dicas que irão te auxiliar nesta etapa de financiamento de sua empresa.

1 – Prepare uma apresentação de seu negócio:

Antes de ir atrás dos investidores anjo é necessário preparar uma apresentação de seu negócio. É importante que você tenha uma apresentação objetiva e com as informações que são dos interesses dos investidores.

Nesta apresentação deve conter a trajetória de sua empresa, a sua visão de futuro, quanto de dinheiro que você precisa, o que você pretende fazer com o dinheiro que você receber e também uma projeção dos retornos financeiros para os investidores.

Seja sempre direto e objetivo em uma apresentação para um investidor. O tempo de grande parte dos investidores anjo é muito precioso, por isso, deixe de lado toda enrolação e aproveite da melhor maneira possível seu tempo.

2 – Não escolha um investidor apenas pelo dinheiro:

Outro ponto importante para quem deseja encontrar um bom investidor para seu negócio é não escolher ninguém apenas pelo dinheiro.

É importante que haja uma compatibilidade de ideais e objetivos para que nenhuma das partes saia frustrada. Lembre-se que as decisões tomadas deverão estar de acordo com o interesse de todos os envolvidos, mesmo que os investidores tenham uma parcela minoritária da empresa.

Encontrar alguém que tenha uma mentalidade compatível à mentalidade do seu negócio é um ponto fundamental.

3 – Não tenha pressa e faça acordos claros para ambas as partes:

Além do que já foi dito é importante salientar que para uma boa parceria é necessário fazer acordos em que todas as responsabilidades e benefícios estejam claras para ambas as partes.

Como falado anteriormente, o investidor anjo não está em busca de filantropia, por isso, ele irá desejar ver resultados e ter o retorno previsto conforme sua apresentação.

Faça todo o processo com muita calma e tenha tranquilidade na hora de definir quais são os melhores investidores para sua empresa.

Finalizando

Neste artigo você pode aprender o que é investidor anjo e anda conferiu três dicas que são fundamentais para uma parceria de sucesso entre sua empresa e os investidores.

Tome cuidado para não acelerar demais o processo de amadurecimento de sua empresa, busque um investidor apenas quando realmente sentir que é o momento certo.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira contribuir é só deixar um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!