O Que É Marketing: Tudo o Que Você Precisa Saber

É normal ouvirmos sobre a necessidade de utilizar o Marketing para conquistar um lugar no mercado. Apesar de ser tão aclamado e difundido é comum não sabermos o seu significado. Afinal, o que é Marketing?

Primeiro, vamos eliminar a grande confusão. Marketing não significa propaganda ou publicidade. Somos tentados a reduzir o conceito de marketing para um de seus aspectos. Propaganda e publicidade fazem parte de todo um conjunto de ações e estratégias que constituem o Marketing.

É importante saber que o conceito atual de Marketing foi construído ao longo dos anos. Não só uma construção de ideias, mas foram realizadas mudanças significativas em toda sua estrutura e em seu foco principal..

Vale a pena conferir este artigo até o fim. Aproveite para tirar suas dúvidas e aprimorar seus conceitos quanto ao Marketing.

O que é Marketing: Definição e conceitos

Para a American Marketing Association, Marketing é uma atividade, um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar e entregar valor para os clientes, parceiros e toda a sociedade. Além de administrar o relacionamento com os clientes, de modo que beneficie todos os interessados.

Ou seja, o Marketing é todo o conjunto de estratégias que se colocadas em prática vão criar e gerenciar um relacionamento entre todos os interessados no processo de vendas.

O Marketing é todo um conjunto de ações que busca:

  1. Alcançar os clientes;
  2. Entender suas dores e necessidades;
  3. Criar uma abertura para o diálogo;
  4. Conquistar a confiança de seu público-alvo;
  5. Oferecer produtos e soluções condizentes com as necessidades;
  6. Criar condições para um relacionamento pós-venda.

Tipos de Marketing

Conforme as necessido que é marketing conceitos e definiçõesades do mercado surgiram diversos tipos de Marketing. Alguns se destacam, para auxiliar a responder o que é marketing, veja a seguir:

1 – Marketing Direto:

Marketing Direto é o mais comum. Ele utiliza da publicidade e propaganda convencionais para chegar até seu público-alvo. Tenta sempre alcançar grandes massas da população. Passa as informações mais importantes de seus produtos de modo a convencer as pessoas da necessidade de adquirirem o bem proposto.

2 – Marketing Indireto:

O Marketing Indireto é uma forma discreta de apresentar soluções para seus clientes. Apesar de utilizar a descrição é tão eficiente quanto qualquer outra estratégia. Utiliza o merchandising como principal ferramenta, inserindo o produto em situações do interesse do público-alvo em vídeos ou imagens.

3 – Marketing Digital:

O Marketing Digital teve sua expansão com a difusão da Internet. Utiliza todas as ferramentas e estratégias possíveis no universo online. Pode adotar estratégias em redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre tantas opções. O Marketing Digital possibilita a utilização de diversas estratégias.

4 – Marketing Pessoal:

O Marketing Pessoal é aquele focado em cada indivíduo. Durante a nossa vida estamos constantemente fazendo o nosso Marketing Pessoal, mesmo que inconscientemente. Ele pode ser decisivo em diversas áreas da nossa vida, podendo atuar positivamente ou negativamente.

5 – Marketing 3.0:

O Marketing 3.0 é um conceito difundido por Philip Kotler que vai além do simples fato de atender necessidades de clientes. Visa atender todos os aspectos da vida humana, criando um elo entre empresa e cliente, levando em conta não só a consumação de lucro, mas uma responsabilidade social pelos que mais precisam.

A evolução do Marketing

Para Philip Kotler, o Marketing se desenvolveu em fases até chegar no ponto que vivemos hoje. Podendo ser considerado três fases:

1 – Marketing 1.0 (Revolução Industrial):

Tinha como único propósito a satisfação das necessidades dos clientes por produtos e serviços. Gerando assim lucro para empresas e realização para clientes.

Este tipo de Marketing tratava os consumidores como uma grande massa com necessidades similares e que poderiam ser atendidas com um único produto ou serviço.

Vale ressaltar os desafios da época, visto que esta fase do Marketing aconteceu após a Revolução Industrial. Os poucos meios de propaganda eram rudimentares e muitas vezes se limitavam a mídias impressas.

2 – Marketing 2.0 (Revolução Tecnológica):

A principal mudança ocorreu no foco do Marketing. Antes focado no produto, agora passa a focar no consumidor.

É claro que o advento tecnológico facilitou e criou inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de várias estratégias.

O objetivo agora era construir um relacionamento pessoal com seus clientes. Um diálogo individual com cada pessoa, identificando suas dores e satisfazendo suas necessidades de forma diferenciada.

3 – Marketing 3.0 (Atualmente):

O Marketing 3.0 é um desenvolvimento natural, que busca uma comunicação colaborativa entre cliente e empresa. Tem como objetivo a realização plena do ser humano: corpo, mente e espírito.

É baseado em três pilares: colaboração, cultura e espiritualidade. Levando em consideração não somente as necessidades de consumo, mas também seus sonhos, vontades, desejos e razões.

O Marketing 3.0 não se limita a convencer um consumidor a escolher determinado produto. Mas a uma relação íntima com o consumidor com objetivo de construir produtos e serviços que atendam aos anseios econômicos e sociais do nosso tempo.

Caso fosse feita a mesma pergunta em diversos períodos da história, o que é Marketing? As respostas seriam completamente distintas, conforme a realidade de cada tempo.

Últimas Palavras

O Marketing se desenvolveu ao longo dos anos como uma ferramenta poderosa para o mercado como um todo. É capaz de influenciar padrões de consumo e hábitos de multidões. É ferramenta indispensável para o desenvolvimento do empreendedorismo.

Agora que você já sabe o que é marketing está na hora de começara a colocar em prática. Para você que quer ter sucesso, vale à pena aprender cada vez mais sobre as diversas estratégias de marketing existentes. Será essencial para o futuro do seu negócio.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Abraço.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!