O que é Planejamento Estratégico e como fazer em 5 passos

O que é planejamento estratégico? É uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Não importa o tamanho do negócio ou a fase em que ele está, é necessário planejar.

O planejamento estratégico é um processo onde o empreendedor faz uma avaliação completa da situação do seu negócio, define metas, estabelece estratégias e monitora resultados.

Além disso, para uma boa definição sobre o que é planejamento estratégico, podemos considerá-lo uma metodologia gerencial que permite definir uma direção a prosseguir com maior assertividade nas escolhas e decisões da empresa. Deve ser realizado de maneira sistêmica com base nas métricas realizadas e alteração nas condições do mercado.

Não é um plano estático, mas deve estar em constante atualização. É importante que este planejamento seja elaborado pelos principais responsáveis pelo negócio, pessoas que conheçam o ambiente interno da empresa e saibam também interpretar o ambiente externo do mercado.

Com este planejamento bem elaborado é possível organizar as informações mais importantes do negócio, orientando ações baseadas em dados e não apenas na intuição do empreendedor.

5 Passos para elaborar seu planejamento estratégico

definição sobre o que é planejamento estratégicoTão importante quanto saber o que é planejamento estratégico é saber desenvolver o seu próprio planejamento.

Os passos para a elaboração do planejamento estratégico são simples e práticos, o que irá influenciar no grau de dificuldade deste plano é a própria complexidade do seu negócio.

Outro fator de muita variabilidade é o prazo de duração deste planejamento, que será de acordo com as condições da cada negócio.

Para desenvolver um bom planejamento é importante que os envolvidos sejam capazes de interpretar de maneira adequada as informações disponíveis. Para isto, é essencial uma boa compreensão do negócio de uma forma global e de todo o mercado no qual a empresa está inserida.

Veja a seguir 5 passos para você começar a desenvolver o seu próprio planejamento.

1 – Avaliação do Cenário

O primeiro passo é a avaliação do cenário. Esta avaliação passa por duas avaliações distintas, a avaliação do cenário interno e a avaliação do cenário externo.

Nesta avaliação é importante que seja identificada a missão da empresa. Ou seja, o objetivo fundamental da organização. Este é o ponto base para o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico.

Avaliação do cenário interno:

O objetivo desta avaliação é identificar pontos fortes da empresa que podem ser melhor explorados e pontos fracos que precisam ser adequados e corrigidos. Esta avaliação deve permear todas as áreas da empresa, observando os aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura e recursos humanos.

Avaliação do cenário externo:

A avaliação do cenário externo é importante para identificar as oportunidades e possíveis dificuldades em um contexto maior, considerando a interação da empresa com o mercado como um todo. É necessário verificar a influência dos fatores econômicos, sociais, ambientais e políticos.

2 – Definição de Objetivos

Com a avaliação de cenários realizada é possível começar a definir os objetivos da empresa. Estes objetivos devem ser projetados de forma coerente, baseados na avaliação histórica dos cenários e possibilidades identificadas no mercado.

Neste ponto é definido a visão da empresa, para onde queremos ir. É a projeção de algo que ainda não se conquistou, mas que é possível ser alcançado. Pode ser traduzido de forma simples, como o sonho da empresa.

É importante que os objetivos sejam claros, quantificáveis e constatáveis. Por exemplo, o objetivo pode ser o aumento do faturamento, o aumento do número de filiais ou um novo reposicionamento no mercado.

Os objetivos devem ser traçados com as seguintes características:

  • Específicos;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Realistas;
  • Temporais.

Seguir estas características é de suma importância para a elaboração de um planejamento estratégico adequado. Caso os objetivos não tenham estas características o planejamento se torna subjetivo durante a sua avaliação.

Aqui neste ponto é importante também definir os valores da empresa. Ou seja, a cultura organizacional e princípios que vão ser adotados no funcionamento do negócio.

3 – Definição das Estratégias

Com base nos objetivos traçados e na avaliação dos cenários internos e externos são definidas as estratégias para alcançar estes objetivos.

É importante que todo objetivo traçado tenha no mínimo uma estratégia correspondente. A estratégia precisa ser adequada ao futuro do negócio, mas baseada nas possibilidades atuais da empresa.

As estratégias são as formas e meios pelas quais os objetivos serão alcançados. Pode-se dizer que as estratégias são como a empresa conseguirá alcançar seus objetivos definidos.

4 – Plano de Ações

O plano de ações é um desdobramento das estratégias definidas. É por ele que são definidas as principais ações e seus respectivos responsáveis. É importante que um plano de ações contenha pelo menos os seguintes itens:

  • Descrição da ação;
  • Responsável pela ação;
  • Data e prazo de implementação;
  • Custo para implementação da ação.

Como pode ver, é pelo plano de ações que as estratégias são colocadas em prática. É muito importante definir de forma clara e objetiva os responsáveis por cada ação, o prazo e custo de implementação.

5 – Avaliação Constante

O último passo para o desenvolvimento de um planejamento estratégico é o plano de ações. Entretanto, fica um passo a mais para o sucesso do seu negócio, que é a constante avaliação do seu plano.

É importante que tudo seja mensurável no seu planejamento e que você crie métricas para acompanhar. Tão importante quanto criar métricas é saber interpretá-las e verificar se os bons números ou os números ruins são realmente condizentes com a realidade.

Com esta avaliação constante é possível tomar medidas rápidas de correção de ações, mudanças de objetivos, adequações de prazos e investimentos em determinadas ações.

O que é Planejamento Estratégico – Considerações finais

Vale a pena investir um bom planejamento estratégico, conforme a complexidade do seu negócio ele exigirá maior tempo de desenvolvimento e profissionais mais especializados.

Ter uma boa compreensão do seu negócio, do mercado em que está inserido e das possibilidades de crescimento será essencial para que seu plano seja realista e alcançável ao longo do tempo. Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico é hora de colocara a mão na massa. Boa sorte em seus negócios e sucesso com seu planejamento.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!