O que é ser empreendedor: 10 Características fundamentais

Existem pessoas, no mundo todo, que neste momento estão tentando algo novo. Estão implementando novas soluções, investindo em novos negócios, alterando rotinas de trabalho, apostando em novas oportunidades e até mesmo lutando pela sobrevivência. Atitudes empreendedoras estão espalhadas na nossa sociedade. Mas, afinal, o que é ser empreendedor?

O empreendedorismo sempre foi relacionado com a inovação. Ou seja, o empreendedor era aquele que criava um novo negócio ou novo produto, montava uma empresa e ganhava dinheiro colocando seu sonho em prática.

Mas não é só isso. Está cada vez mais claro que o profissional com perfil empreendedor é valorizado e desejado por muitas grandes empresas. O empreendedor corporativo é extremamente necessário às empresas que querem se destacar em um mercado concorrido.

Além disso, existem empreendedores que tem um sonho muito maior do que construir uma carreira ou ter seu próprio negócio. O sonho de intervir na sociedade e construir um mundo melhor é o que motiva muitos empreendedores sociais.

Como pode ver até agora, o que é ser empreendedor hoje em dia vai além da construção de um negócio. Está muito mais relacionado à uma postura, um estilo de vida e ao desenvolvimento de características fundamentais para o sucesso de todo empreendedor.

O que é ser empreendedor?

o que é ser empreendedor de forma simplesÉ possível encontrar diversas definições objetivas sobre o que é ser empreendedor. Para Joseph Schumpeter, famoso economista austríaco da primeira metade do século XX, o empreendedor é o indivíduo que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais.

Ou seja, o empreendedor é aquele que altera o funcionamento de certa realidade com suas ações. Com base nas oportunidades identificadas, o empreendedor busca implementar soluções que alteram o curso da economia e da sociedade.

Na maioria dos casos, é um tipo de pessoa que se sustenta muito mais na realização de um sonho, ou objetivo, do que na realização financeira. Cria algo novo, desenvolve rotinas novas, e supera desafios diariamente.

Diferentemente do empresário, o empreendedor não tem uma tarefa de gerenciar um negócio, mas sim de implementar uma ideia ou construir um negócio do zero, mesmo que todas as outras pessoas estejam fazendo o contrário.

10 Características fundamentais

É possível dizer que as pessoas nascem empreendedoras ou não? O espírito empreendedor é algo que pode ser desenvolvido? O que é ser empreendedor?

A resposta para este tipo de pergunta não é das mais simples. É claro que algumas pessoas nascem com características que as aproximam de um perfil empreendedor. Entretanto, a cultura empreendedora é algo que pode ser desenvolvida e cultivada em uma sociedade.

A transmissão de informação, a criação de novas oportunidades, o acesso ao conhecimento e o incentivo para sair da zona de conforto são forma de incentivar uma cultura empreendedora em uma sociedade.

A criação e o meio onde a criança se desenvolve também podem favorecer o desenvolvimento do espírito empreendedor. O incentivo à criatividade, uma educação focada no desenvolvimento do lúdico, a motivação dos pais para as crianças correrem riscos, como por exemplo, tirar as rodinhas da bicicleta, com certeza colaboram para o desenvolvimento de características essenciais para todo empreendedor.

Porém, todas as características de um empreendedor podem ser desenvolvidas. Mesmo que você considere que ser um empreendedor é uma realidade distante de você. Todos os dias pessoas mudam de vida, revisam seus hábitos e buscam desenvolver novas habilidades. Desta forma, pessoas que não se consideram empreendedores, podem desenvolver habilidades que os capacite a começar uma nova etapa de suas vidas.

Confira a seguir 10 características fundamentais de um empreendedor.

1 – Visão

Uma característica fundamental para o empreendedor é a visão. O empreendedor não fica preso ao problema, mas vislumbra uma oportunidade. Não reclama da chuva, mas vende guarda-chuva. Não para chorar, está pronto para vender lenços. O empreendedor não está preso à rotina, é capaz de ter uma visão de futuro, de novas possibilidades.

2 – Riscos

Outra característica importante é a capacidade de correr riscos. O empreendedor sai da zona de conforto e se arrisca em direção ao seu objetivo. Tem consciência dos sacrifícios que precisa fazer e da possibilidade de fracassar.

O fracasso não é como uma assombração, mas uma realidade que existe na vida de todo empreendedor. Uma possibilidade que anda bem próximo do sucesso.

3 – Perseverança

Não desistir nas primeiras dificuldades é fundamental para ser um empreendedor. O empreendedor tem consciência de que percorre um caminho com muitas pedras, muitas encruzilhadas, muitos atalhos que não funcionam.

Muitos empreendedores precisam matar um leão por dia para sobreviverem no mercado, mas estão conscientes de que estão cada vez mais fortes a cada dificuldade enfrentada.

4 – Autoconfiança

O empreendedor confia em suas decisões. Pois não toma suas decisões amparadas somente no sentimento, mas em dados e avaliações.

A autoconfiança é de extrema necessidade, pois quando você toma uma decisão que envolve o risco, a maioria das pessoas irão te influenciar a permanecer no comodismo. Você precisará de muita autoconfiança para permanecer firme em seus projetos.

5 – Iniciativa

O empreendedor sempre está pronto para tomar a iniciativa. Não espera a obra do acaso, ou um momento de sorte na vida. Em vez disso, está sempre disposto a implementar novas ideias e tomar as rédeas de sua vida.

A tomada de iniciativa é essencial para quem quer promover mudanças e transformar realidades.

6 – Conhecimento

O empreendedor está sempre em busca de novos conhecimentos. Não se limita somente ao seu ramo de atuação, mas está aberto a todo conhecimento que seja importante e válido para sua vida.

O empreendedor de sucesso está sempre se atualizando, estudando novas possibilidades e fortalecendo seus pontos mais fracos.

7 – Planejamento

O empreendedor não implementa ações de forma aleatória, mas tem uma organização para colocar seu sonho, ou objetivo, em prática. Tem a capacidade de planejar, criar uma estratégia para que seu negócio seja construído com fundamentos sólidos.

8 – Liderança

O empreendedor é um líder. Muitas das vezes, não é o chefe, mas um líder para toda a equipe. Consegue motivar as pessoas ao seu redor, consegue vender seu sonho para outras pessoas, encontra profissionais de qualidade que também desejam correr os mesmos riscos que ele.

9 – Qualidade

O empreendedor é amante da qualidade. Implementa soluções que são realmente inovadoras e que tenham valor para toda a sociedade. Não fica preso ao perfeccionismo, mas foca no essencial, na solução para os problemas em questão.

10 – Criatividade

O empreendedor é criativo, inventivo, inquieto. Não é simplesmente a criatividade de pintar um bonito quadro, mas a criatividade de criar soluções, mudar rotinas, transformar um ambiente.

Considerações finais

O que é ser empreendedor vai além de criar seu próprio negócio. Mesmo em uma empresa, órgão público ou na associação de seu bairro você pode ter um espírito empreendedor.

É claro que muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio. Para isso, será essencial desenvolver as habilidades listadas acima. Ninguém está sempre pronto, todos temos pontos a melhorar e desenvolver. Por isso, não tenha medo de sair de sua zona de conforto, mexa-se, inove, mude seus hábitos, transforme realidades.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!