Pequeno Empreendedor: 5 Motivos para ter seu próprio negócio

Quem nunca sonhou em alcançar o sucesso com seu próprio negócio? Pois, pode acreditar que está cada vez mais vantajoso ser um pequeno empreendedor. Quem sabe não é hora de você começar a colocar suas boas ideias em prática?

Com o programa de incentivo do governo de formalização aos pequenos e microempresários, o MEI – Microempreendedor Individual, você pode abrir o seu negócio de forma simples, rápida e com baixíssimo custo.

Ter um CNPJ e trabalhar com nota fiscal não é mais um problema para aqueles que querem criar a própria empresa.

É claro que ter o seu próprio negócio exige maior responsabilidade e compromisso. Em muitos casos será necessário um esforço muito maior do que o que é exigido em um emprego convencional. Horário fixo, férias, 13º salário e hora extra, são regalias que você não terá mais como um pequeno empreendedor.

Mesmo com esta exigência de maior comprometimento e responsabilidade, ser um pequeno empreendedor lhe trará inúmeros benefícios. Você será remunerado proporcionalmente ao seu esforço e sucesso no seu negócio, o seu negócio dependerá exclusivamente de você e você poderá trabalhar com o que você quer.

Escrevi este artigo para te apresentar 5 motivos importantes para ter seu próprio negócio e começar a escrever sua história como um empreendedor.

5 Motivos para ser um pequeno empreendedor

1 – Tomar as rédeas de sua vida

vantagens-de-ser-um-pequeno-empreendedorO primeiro motivo é tomar as rédeas de sua vida, começar a ser o autor da sua própria história. É sair de baixo das asas de seu chefe ou da empresa que você trabalha.

É poder escolher com o que trabalhar, onde trabalhar, que horas trabalhar, para quem vender e o quanto cobrar pelo seu serviço. A partir do momento que você se torna um pequeno empreendedor estas decisões são suas.

Mas, esta liberdade também traz novas responsabilidades. Abrindo seu próprio negócio você será o único responsável tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso. Por isso, é importante arregaçar as mangas e se dedicar para que tudo dê certo. Assumir se autor da própria história exige assumir as consequências que virão.

Consequências estas que serão muito boas para seu crescimento como pessoa e como empreendedor.

2 – Empresa sem burocracias

Para você que deseja começar o seu pequeno negócio e formalizar sua empresa utilizando o programa do MEI você terá uma grande vantagem.

A eliminação de muitas burocracias. No Brasil, abrir uma empresa convencional exige uma grande burocracia, um grande número de documentos, taxas e impostos, envolvimento de diversos órgãos, e você não consegue fazer isso com rapidez se não contar com a ajuda de um profissional de contabilidade. É claro que este profissional é pago.

Com o MEI você faz tudo pela Internet. O custo é quase zero e a burocracia é quase que eliminada por completo. É claro que alguns documentos são exigidos e você terá que correr atrás disso. Mas quando comparamos com a as burocracias de uma empresa convencional, ser um pequeno empreendedor compensa e muito.

3 – Acesso à créditos

Outra vantagem de ter um pequeno negócio é o acesso à créditos bancários. Com seu cadastro no MEI realizado, fica simples e fácil ter acesso à financiamento e empréstimos em diversas instituições financeiras e bancos.

Você poderá conseguir o dinheiro necessário para colocar suas ideias em prática e com juros e prazo de pagamento acessíveis à sua realidade.

É claro que quando o assunto é dinheiro não podemos vacilar. Por isso, mesmo com tanta facilidade e vantagens é importante avaliar com critério as linhas de crédito que estarão disponíveis para você. Um financiamento mal feito pode inviabilizar seu negócio desde o início.

Caso você consiga abrir seu negócio sem o auxílio de empréstimos ou financiamentos é o ideal.

4 – Impostos baixos

Todos nós já sabemos que o Brasil é o país com uma das maiores cargas tributárias do mundo. Temos impostos para tudo e que são aplicados diversas vezes.

Alguns tipos de negócio têm impostos inimagináveis. No fim das contas, produtos simples chegam a ter em seu preço 60% de impostos. O governo é o sócio mais ingrato das empresas, sempre exige a sua parte por meio dos impostos e pouco colabora.

A notícia boa é que os impostos para o MEI são muito baixos quando comparados a empresas convencionais. Vale a pena fazer tudo formalizado e do jeito correto, pois os custos com as notas fiscais é muito baixo.

Quem começa como um pequeno empreendedor tem aqui uma grande vantagem, já começa na frente com um custo de impostos menor.

5 – Realização de seu sonho

O último motivo deste artigo é para mim o principal. Muitas pessoas ao longo de suas vidas sonham em ter um determinado negócio, e não realizam estes sonhos por medo dos riscos que fazem parte do negócio.

Ser um pequeno empreendedor é a oportunidade de começar a realizar o seu sonho. Ser bem sucedido com o que você ama fazer ou colocar em prática uma boa ideia pode ser a oportunidade de uma realização não só profissional, mas pessoal.

É necessário correr um certo risco para ter seu próprio negócio. Mas, o medo de fracassar não pode ser maior que sua vontade de vencer. Por isso, caso você tenha a oportunidade de se arriscar e ter a sua empresa, não deixe isso passar, não deixe que o medo do fracasso impeça você de realizar o seu sonho.

O MEI é uma grande vantagem para quem começa a sua empresa pois tem custos muito baixos, é uma porta aberta para quem deseja ter seu próprio negócio ou sair da informalidade.

Considerações finais

Espero que estes motivos sejam o bastante para você ter seu próprio negócio. É certo que cada pessoa tem seus motivos pessoais para se tornar um pequeno empreendedor. O importante é não deixar o medo ofuscar a motivação que existe em você.

Conte com o Blog Cultivando Sucesso para aprender mais sobre temas importantes em um negócio, como gestão, marketing, empreendedorismo e dicas de negócios de sucesso. Não deixe de baixar o material gratuito que temos aqui no site, é um Ebook completo sobre como cultivar uma mentalidade empreendedora.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!