Perfil do empreendedor de sucesso: Características essenciais

Ter o próprio negócio é um desafio que nem todas as pessoas estão dispostas a encarar. É possível dizer que existe um perfil do empreendedor de sucesso, ou seja, um conjunto de características que são essenciais para quem deseja empreender.

Algumas características podem ser inatas nos empreendedores ou podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Ou seja, ser um empreendedor não significa nascer com um conjunto de habilidades prontas, como um predestinado. Mas, é necessária uma postura de aprendizado e desenvolvimento durante toda a vida.

Lidar com a criação e administração de um negócio exige muita disposição e habilidades importantes. Estas exigências inibem muitas pessoas de se arriscarem, enumerando assim as diversas vantagens de optarem por um trabalho formal.

Neste artigo você vai conferir os traços do perfil do empreendedor de sucesso. São características que podem ser identificadas em diversas pessoas que já alcançaram sucesso em seus negócios.

Perfil do empreendedor de sucesso:

Vale ressaltar que ninguém nasce pronto para empreender. Mesmo que algumas pessoas já tenham características que são essenciais, todos precisam se desenvolver e adquirir habilidades que são resultado de muito estudo e experiência.

1 – Atento às oportunidades:

características e perfil do empreendedor de sucessoUma característica presente no perfil do empreendedor é a capacidade de estar atento às oportunidades que a vida oferece.

O empreendedor é uma pessoa que não se apega ao lado ruim dos problemas, mas encontra em cada um deles uma oportunidade de negócio ou de aprendizado.

Tomar a iniciativa não exige nenhum esforço do empreendedor, mas é algo natural e presente em sua rotina de trabalho. Um bom empreendedor sabe que não encontrará nada pronto e que ele dever realizar as ações necessárias para alcançar seus objetivos.

A tomada de iniciativa é uma perfeita aliada à capacidade de encontrar oportunidades no mercado.

2 – Capacidade de correr riscos:

Tudo na vida possui um certo risco, nada é 100% seguro. Todo empreendedor sabe disso.

O próprio trabalho formal carrega um certo risco para todo funcionário, como o atraso no pagamento do salário, a possibilidade de demissão ou até mesmo o fim da empresa empregadora em momentos de crise financeira.

O empreendedor é capaz de reconhecer os riscos envolvidos em um negócio. Vai além disso, consegue avaliar a real possibilidade destes riscos acontecerem e quais as ações necessárias para evitar estes riscos ou mitigar os efeitos ruins.

Isso não quer dizer que o empreendedor vive correndo atrás de uma vida arriscada e cheia de imprevistos. Ele apenas assume que os riscos existem e que é impossível viver longe deles.

3 – Resiliência:

A resiliência é outra característica fundamental no perfil do empreendedor de sucesso.

Esta característica é a capacidade de recobrar as forças com rapidez após as quedas ou a capacidade de se adaptar a situações difíceis e mudanças imprevisíveis.

A resiliência é fundamental para um bom empreendedor, pois nem tudo que um empreendedor planeja acontece da forma como deseja. A caminhada de todo empreendedor é cheia de percalços e dificuldades, é um caminho tortuoso onde todos acabam tropeçando em algumas pedras.

É importante não confundir a resiliência com a teimosia. O empreendedor precisa reconhecer que existem situações que é necessário mudar de direção. Existe um limite para a persistência, ela não pode ser cega a ponto de tornar-se apenas teimosia.

4 – Capacidade de Planejamento:

Além das características já citadas, é possível identificar no perfil do empreendedor de sucesso uma grande capacidade de planejamento.

Esta capacidade é utilizada não só no planejamento das etapas do negócio, mas também no planejamento das tarefas do dia a dia. É possível perceber também, que esta capacidade é uma das que mais precisam ser desenvolvidas com estudo e com a experiência.

O conhecimento de técnicas adequadas para o planejamento é fundamental, mesmo que o empreendedor já tenha uma capacidade nata de planejar tudo que vai fazer.

Ou seja, a capacidade de planejar deve ser desenvolvida por meio do estudo e da vivência de situações similares no cotidiano. Planejar sem conhecimento e experiência pode levar o empreendedor a ser otimista demais ou a esquecer pontos que serão essenciais ao negócio.

5 – Autoconfiança:

A autoconfiança também é outra característica presente no perfil do empreendedor de sucesso.

O empreendedor confia em suas ideias e no negócio que está desenvolvendo, mesmo que ele não tenha apoio de outras pessoas. O senso comum não limita as ações de um empreendedor, pois este confia em sua capacidade de avaliar as situações.

É comum acreditar que o empreendedor possui um instinto para bons negócios, entretanto isso não é uma verdade absoluta. A autoconfiança não pode cegar o bom empreendedor, toda boa ideia deve ser avaliada de maneira racional.

Para isso, são feitos estudos de viabilidade de cada negócio. Validar uma ideia é um passo fundamental para que sejam construídos negócios de sucesso.

A autoconfiança também é fruto de um trabalho que está sendo bem realizado. O empreendedor não acredita simplesmente por acreditar, mas sabe que o negócio é viável pelo estudo e trabalho desenvolvido.

Últimas palavras

Existem inúmeras características que compõem o perfil do empreendedor de sucesso, as que forma citada acima são essenciais, mas não são as únicas. Vale lembrar que ninguém nasce pronto para ser um empreendedor e que estas características são desenvolvidas ao logo do tempo.

É possível aprender a empreender, lembre-se que não existe o mito da predestinação. Antes de encerrar o artigo vale à pena relembrar quais as características que foram citadas:

  • Atento às oportunidades;
  • Capacidade de correr riscos;
  • Resiliência;
  • Capacidade de Planejamento;
  • Autoconfiança.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!