Planejamento de Vendas: 7 Dicas para ter sucesso

Ter um planejamento de vendas é um grande diferencial para os empreendedores que desejam ter sucesso em seus negócios.

É certo que boas vendas é reflexo de um ótimo trabalho e a consequência destas boas vendas é um bom lucro. Ou seja, quanto mais bem-sucedido você é como vendedor melhor será a saúde financeira do seu negócio.

Todos precisam vender. Nenhum negócio sobrevive sem realizar vendas. Fica cada vez mais claro que quem se destaca no mercado não é só quem tem o melhor produto ou presta o melhor serviço, mas principalmente quem vende melhor.

O planejamento de vendas é uma ferramenta que poderá te auxiliar a identificar seus pontos positivos e negativos, encontrar e definir de forma clara seu público-alvo, traçar uma estratégia para alcançá-los e implementar avaliações constantes do quão bem-sucedida tem sido sua estratégia de vendas.

Neste artigo, você encontrará dicas práticas e simples que poderão ser implementadas imediatamente em seu negócio, para que você tenha um plano de vendas que realmente funcione.

7 Dicas para seu planejamento de vendas

1 – Aprenda a se avaliar:

dicas para um bom planejamento de vendasA primeira de dica para você que quer fazer um planejamento de vendas de sucesso é aprender a se avaliar.

Aprender a se avaliar é ter consciência dos seus pontos positivos e seus pontos negativos. Para isso, é necessário ter bons parâmetros e boas referências.

Você deve avaliar com sinceridade a realidade do seu negócio. Como suas vendas são realizadas, o quão satisfeitos seus clientes são com seu serviço, quais suas dificuldades em alcançar novos clientes e como é seu atendimento.

É importante não tampar o sol com a peneira, ou seja, não querer esconder maus hábitos e comportamentos que prejudicam seu negócio. É muito comum, empreendedores adiarem mudanças necessárias por comodismo. Por isso, avalie seu negócio constantemente.

2 – Defina metas claras:

Muitos empreendedores têm dificuldade em definir metas, seja por inexperiência no ramo de atuação ou por não avaliar corretamente o mercado onde atua.

Ter metas é essencial para traçar uma estratégia adequada de vendas. Só com metas claras você terá condições de formar uma equipe competente e adequada para as metas definidas.

É importante também que as metas sejam possíveis de serem alcançadas. Metas impossíveis tem um grande poder de desmotivar uma equipe de vendas e deixar claro a incapacidade de planejamento de um empreendedor.

Além disso, as metas precisam ser claras e mensuráveis. Metas que não são possíveis de medir não são metas.

3 – Invista mais no que realmente dá certo:

Existem inúmeras estratégias que podem fazer parte de um planejamento de vendas. Um bom vendedor pode utilizar de inúmeros meios para alcançar novos clientes.

Entretanto, não são todas as estratégias que são eficientes para todos os negócios. Em muitos negócios, poucas estratégias são responsáveis por grande parte das vendas. Outras estratégias apenas dão trabalho ao empreendedor.

Uma dica importante é avaliar com critério quais são as estratégias de venda que realmente conquistam clientes potenciais para seu negócio. Corte todas as outras que não te trazem retorno e invista suas forças no que realmente compensa para seu negócio.

Não tenha receio em fazer mais com menos, mesmo que isso exija com que você elimine ideias que antes eram consideradas geniais.

4 – Distribua seu planejamento em pequenas ações:

Tão importante quanto um bom plano de vendas é um planejamento de ações a serem implementadas.

Para que você veja seu planejamento sendo colocado em prática é necessário dividir este planejamento em tarefas, ou seja, ações que serão implementadas.

É importante que estas ações tenham responsáveis bem definidos e prazos para serem implementadas. Só assim, você conseguirá tirar do papel todas as ideias que você colocou no seu plano de vendas.

Lembre-se que boas ideias são apenas ideias e que não tem nenhum valor enquanto não são implementadas e produzem os efeitos esperados.

Para implementar um grande plano, a melhor forma de fazê-lo é dividi-lo em pequenas ações.

5 – Não tenha medo de mudar de direção:

Em alguns casos, é comum que o planejado não produza o efeito esperado, ou que ações que imaginávamos que seriam benéficas para a empresa produzam efeitos negativos.

Neste caso é hora de avaliar o que está dando errado e se necessário mudar de direção.

Ter rapidez e agilidade para mudar uma estratégia de vendas pode evitar grandes problemas para seu negócio.

É possível cometer erros em um planejamento, ninguém tem certeza do futuro e não existe uma bola de cristal para os negócios. Falhar faz parte, mas permanecer falhando não.

Toda empresa de sucesso já cometeu ou comete erros em suas estratégias de venda. O segredo está em corrigir os erros com rapidez, é ter a capacidade de dar um passo para trás para depois dar dois para frente.

6 – Esteja aberto aos imprevistos:

Imprevistos sempre ocorrerão por mais perfeito que seu planejamento de vendas seja.

Existem duas formas para encarar os imprevistos no mundo dos negócios. A primeira forma e a mais comum é encarar os imprevistos como um grande problema para sua empresa. A segunda forma é encará-lo como uma nova oportunidade.

Ótimas oportunidades de negócio podem surgir de situações inusitadas. O futuro pode ser estimado, mas ainda assim é imprevisível. Os imprevistos sempre ocorrerão.

Feliz do empreendedor que os utiliza para aumentar mais ainda as oportunidades de negócio de sua empresa.

7 – Não crie mais burocracias para seu negócio:

Um bom planejamento de vendas não tem como objetivo criar mais burocracias para seu negócio.

Por isso, não deixe que um planejamento engesse sua empresa e elimine boas iniciativas. Pelo contrário, você deve incentivá-las ao máximo.

Um plano de vendas deve estar aberto ao que pode agregar valor ao seu negócio. Isso deve estar claro para todos em sua empresa.

Finalizando

Tenho certeza que estas dicas irão colaborar para que você tenha sucesso em seu planejamento de vendas. São dicas simples e práticas que não exigem nenhum tipo de investimento, além do seu esforço e dedicação.

Ainda ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários.

Caso você queira compartilhar alguma dica ou experiência com planejamento de vendas fique à vontade e utilize também os comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!