Planilha de Gastos: Dicas para utilização e opções gratuitas

A utilização de uma planilha de gastos é essencial para quem deseja elaborar um bom planejamento financeiro. Independentemente se o seu desejo é controlar os gastos pessoais ou do seu negócio uma boa planilha para controle dos gastos é essencial.

Você poderá encontrar muitas planilhas gratuitas na Internet, entretanto cada uma possui um diferencial. Algumas planilhas são mais simples e básicas, enquanto outras são mais sofisticadas.

A grande questão não é encontrar uma planilha ideal, e sim mudar seus hábitos para que você utilize a planilha de gastos escolhida de forma adequada. É comum pessoas que nunca tiveram o hábito de anotar seus gastos começarem com uma planilha mais sofisticadas e cheia de funções bacanas. Entretanto boa parte destas pessoas falham com o passar do tempo. O problema não está com a ferramenta e sim com o hábito.

Confira dicas a seguir de como utilizar as planilhas de gastos da melhor forma possível.

Dicas para utilização de uma planilha de gastos

1 – Faça a sua própria planilha:

dicas para utilizar uma planilha de gastosO ideal é você fazer a sua própria planilha. Assim, você estará por dentro de todas as fórmulas matemáticas que a planilha contém. Além disso, você poderá adaptar a planilha à sua realidade.

Você terá a liberdade de escolher funções, layout, cor, categorias, número de linhas, colunas, ou seja, a planilha será do jeito que você quiser. Para fazer uma boa planilha nada melhor do o Excel, um programa que muitas pessoas têm acesso e fácil de utilizar.

2 – Escolha uma planilha ideal para você:

Caso você não tenha conhecimentos específicos para elaborar sua planilha, é preciso passar para uma segunda opção: conseguir uma boa planilha na Internet.

Na Internet você terá a opção de comprar uma planilha ou baixar uma gratuita. Indico que você trabalhe com a gratuita, em especial, se você ainda não tem o hábito de realizar este tipo de tarefa.

Uma boa planilha é aquela que é de fácil manuseio, possui um bom layout e que tenha as ferramentas que você deseja. Tome cuidado com o excesso de funcionalidade, provavelmente você nunca usará algumas delas.

3 – Aprenda a trabalhar com sua planilha:

O próximo passo é conhecer as funcionalidades de sua planilha. Algumas planilhas são simples e bem intuitivas enquanto outras precisam ser estudadas para conhecer todas as opções que ela contém.

A dica é criar uma cópia desta planilha para testes. Na planilha de testes você deve fazer simulações e testar todas as funcionalidades, assim, você conhece o material que está trabalhando.

4 – Anote todos os dias:

Não adianta uma excelente planilha se você não faz a sua parte. O primeiro passo é anotar todos os dias. Quando você não cria o hábito de anotar todos os dias fica muito fácil você desistir do seu planejamento financeiro.

Por isso, não falhe um dia sequer. Até mesmo no dia em que não existir gastos, abra a sua planilha e preencha o valor zero, para que você fortaleça o hábito de estar anotando.

5 – Não despreze nenhuma despesa:

É muito comum as pessoas desprezarem pequenas despesas, isto é muito ruim para um planejamento financeiro sério. Toda despesa é uma despesa, independentemente do seu valor.

6 – Não crie muitas categorias:

Muitas planilhas tem a opção de criar categorias. Isto é excelente, pois assim você conseguirá filtrar suas despesas, elaborar gráficos e fazer uma avaliação mais detalhada dos seus custos.

O importante é não exagerar na quantidade de categorias, limite suas categorias ao essencial.

7 – Utilize uma ferramenta online:

Hoje em dia também existem as ferramentas online, caso você tenha sempre acesso à Internet é uma excelente opção.

As ferramentas online possuem um grande diferencial, que é poder sincronizar celular com o computador. Assim, você tem a possibilidade de anotar as despesas no mesmo instante que paga suas contas. Além disso, algumas possuem até a possibilidade de sincronizar a utilização de cartão de crédito e movimentações bancárias.

Opções gratuitas de planilha de gastos

A seguir você terá uma lista com opções gratuitas de planilha de gastos, não se esqueça das dicas acima para escolher a sua.

1 – Planilha mais simples:

Para você que quer uma opção de planilha simples a BM&FB BOVESPA tem uma boa solução. Baixe agora a planilha.

2 – Planilha mais completa:

Uma boa opção de planilha mais completa é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Baixe agora a planilha.

3 – Planilha online:

Para você que deseja trabalhar online com sua planilha de gastos, existem diversas opções. Indico os seguintes sites, além de acessar o site pelo computador é possível baixar o aplicativo para celular também.

Considerações finais

Existem muitas opções de boas ferramentas para você controlar seus gastos. Preencher a sua planilha de gastos será essencial para um planejamento financeiro real e saudável.

Não deixe para amanhã o controle dos seus gastos, comece hoje mesmo.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!