Propaganda e Marketing: Entenda a diferença sem complicações

A utilização dos termos Propaganda e Marketing como sinônimos é comum para algumas pessoas. Entretanto, isso não é correto.

De forma simples e prática podemos considerar que a propaganda faz parte de uma estratégia de marketing. É como uma ferramenta que pode ser utilizada para divulgar produtos e serviços.

Ainda podemos adicionar à esta confusão o termo publicidade. É outro ponto de dúvida para muitas pessoas.

Apesar desta confusão, é importante para quem quer aprender mais sobre estratégias de marketing, saber diferenciar cada termo.

Principalmente se você é um pequeno empreendedor, com certeza você é responsável por diversas áreas da sua empresa, inclusive a área de marketing.

Vale destacar, o quanto um bom plano de marketing é importante para seu negócio. Por isso, vale à pena se esforçar para aprender de forma correta o que é cada um destes conceitos para coloca-los em prática.

Entendendo a diferença de Publicidade, Propaganda e Marketing

1 – O que é Marketing?

publicidade, propaganda e marketingO Marketing pode ser considerado como um conjunto de ações e processos que tem como objetivo criar, comunicar e entregar valor a todos os envolvidos no seu negócio, como clientes, parceiros, colaboradores e toda a sociedade.

Como pode ver o Marketing é o conjunto de estratégias e ações que englobam a publicidade e propaganda.

É essencial para qualquer empresa investir em um bom plano de marketing para conseguir crescer e alcançar novos clientes.

Além disso o conceito e estratégias de Marketing tem se desenvolvido ao longo do tempo. Todo o planejamento precisa se adequar às novas realidades da sociedade e se adaptar às novas necessidades e dores do público-alvo de cada negócio.

2 – O que é Publicidade?

A Publicidade faz parte de toda uma estratégia de Marketing.

São as ações que tem como principal objetivo tornar público ideias relacionadas à empresas, produtos e serviços. Um detalhe específico da publicidade é que é uma divulgação espontânea.

Ou seja, uma divulgação natural e orgânica que deve ser iniciada e planejada pela própria empresa.

A Publicidade pode ser feito por meio da assessoria de imprensa, utilização de mídias sociais, blogs, ferramentas de e-mail marketing, reportagens gratuitas em jornais e revistas, participação em eventos e tantas outras ações.

É a melhor forma de agregar seu público-alvo como principais difusores de sua empresa e produtos. Tem como objetivo criar o famoso boca-a-boca. Transformando clientes em verdadeiros propagadores das ideias de seu negócio, de seus produtos e serviços.

(H3)3 – O que é Propaganda?

Já a Propaganda pode ser considerada como toda a ação que busca divulgar de forma massiva as ideias, produtos e serviços de sua empresa de forma paga.

Tem como objetivo propagar, com grande alcance, e incentivar determinadas ações para um público-alvo. A Propaganda possui grande impacto nos consumidores.

Deve ser utilizada com inteligência e bom senso, para evitar a impressão de que sua empresa está invadindo o espaço de seu público-alvo. Para reduzir a possibilidade desta impressão, pode ser veiculada juntamente com as ações de publicidade, pois encontrará um público-alvo já envolvido.

As ações de Propaganda podem ser anúncios pagos em televisão, jornais, revistas, banners em blogs, links patrocinados, panfletagem, amostras grátis, outdoors, propagandas em mídias sociais pagas, e tantas outras possíveis ações.

Como pode ver, Propaganda e Marketing estão intimamente ligados, mas não são a mesma coisa.

A importância da Publicidade, Propaganda e Marketing

As práticas e ações que envolvem publicidade, propaganda e marketing em uma empresa são essenciais para garantir sua sobrevivência em um mercado cada vez mais concorrido.

Em tempos de crise é comum para as empresas reduzirem investimentos em estratégias de marketing. Isso faz com que o número de clientes e a quantidade de vendas seja reduzido não só pela crise, mas também por ter deixado de lado uma área tão importante para qualquer negócio.

É certo que na vida de uma empresa surgem situações onde cortes de investimentos são necessários. Mas, isto não pode significar a estagnação das ações de marketing.

É importante saber conviver com baixos investimentos e driblar os desafios de tempos de crise.

Existem estratégias e ações de marketing que possuem custo baixíssimo e que continuam sendo eficientes.

Por isso, é importante sempre colocar em prática um plano de Marketing que seja sustentável, em especial nos tempos de crise. Só assim você encontrará novos clientes, continuará sendo visto pelo seu público-alvo e conseguirá superara os desafios impostos pela crise.

Finalizando

Agora que você já sabe diferenciar estes três conceitos importantes, Publicidade, Propaganda e Marketing, é hora de colocar a mão na massa e começar a investir em boas ações e estratégias para divulgação de seu negócio.

Faça todas as ações com planejamento e bom senso. O bom senso é essencial para que as ações de propaganda não causem um efeito contrário, afastando mais clientes do que atraindo.

Outro fator importante é envolver, cada vez mais, a participação de seus clientes na divulgação de seu negócio. Assim, você fortalece seu posicionamento junto com seus clientes e alcança um público-alvo que antes não alcançaria.

Quer colaborar com mais informações? Então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!