Redução de custos operacionais com 6 dicas práticas

A melhor forma de aumentar os lucros sem a necessidade de investir mais dinheiro em sua empresa é reduzir os custos. A melhoria contínua da operação de seu negócio pode ser um diferencial para sua empresa. Por isso, você vai encontrar neste artigo dicas práticas sobre a redução de custos operacionais.

Em um mercado cada vez mais concorrido é certo que as empresas que aproveitam da melhor maneira possível seus recursos saem na frente.

Uma boa política de redução de custos é fundamental também para que sua empresa se mantenha competitiva.

Antes de prosseguir é válido entender melhor o que são os custos operacionais. Estes custos são todas as despesas e encargos necessários para manter o seu negócio em operação, ou seja, é o dinheiro que você gasta para sua empresa funcionar e produzir.

Logo, são custos extremamente representativos. A redução de custos operacionais pode representar uma quantia significativa de recursos, que poderão ser alocados em outras áreas da empresa ou até mesmo revertido em lucro e dividido entre os sócios.

6 Dicas práticas para a redução de custos operacionais

1 – Revise e avalie todo seu processo produtivo:

dicas práticas sobre a redução de custos operacionaisA primeira dica para reduzir os custos operacionais de sua empresa é avaliar criticamente todo o seu processo produtivo.

Esta avaliação tem como finalidade encontrar falhas no processo que limitam a eficiência dos recursos utilizados. Com a eliminação destas falhas é possível ter um processo produtivo mais eficiente, onde se produza mais com os mesmos recursos.

Procure detalhes que passam despercebidos aos olhos da maioria das pessoas. Como uma logística interna mais inteligente e eficiente, o uso de técnicas que sejam mais eficientes e o treinamento de seus profissionais para que sejam mais produtivos.

Faça da revisão de seu processo produtivo uma prática de melhoria contínua, sempre em busca de reduzir os custos operacionais durante o processo. Assim você colherá frutos ao longo do tempo e terá um negócio cada vez mais eficiente.

2 – Melhore o seu controle de estoque:

O estoque é um ponto chave para muitos negócios, sendo assim é fundamental tocar neste assunto quando se fala de redução de custos operacionais.

É preciso investir em um estoque que gire rapidamente, ou seja, a sua mercadoria não pode ficar parada. Desta forma você terá custos menores para manter seu estoque.

Para isso é fundamental um controle de estoque bem feito, que proporcione um estoque enxuto, mas que também previna a falta de qualquer tipo de insumo ou mercadoria. O melhor estoque é aquele que não deixa faltar nada à operação da empresa, mas também não deixa sobrar. Desta forma o estoque deve estar sempre no limite, sendo mais eficiente e barato para sua empresa.

É fundamental investir em softwares de gestão de estoque que colaborem em um controle de estoque efetivo, além de profissionais que conheçam como a palma da mão os produtos e necessidades do seu negócio.

3 – Elimine todo tipo de desperdício em seu negócio:

A terceira dica a respeito da redução de custos operacionais é eliminar qualquer tipo de desperdício em sua empresa.

A revisão do processo produtivo é fundamental também neste ponto. Uma boa avaliação de tudo que acontece durante a produção mostrará onde possa acontecer algum tipo de desperdício, que seja de matéria-prima, energia elétrica ou até mesmo de desperdício de mão de obra.

O desperdício é um dos maiores males da operação de qualquer negócio, é como você deixar escorrer entre seus dedos o dinheiro que você investe em sua empresa. Por isso você deve combate-lo a todo custo.

Para ter um combate eficiente ao desperdício é fundamental que todos dentro de sua empresa estejam empenhados neste propósito. Somente assim, é possível evitar que em algum ponto específico do processo produtivo aconteça algum tipo de desperdício.

4 – Renegocie os contratos com fornecedores:

Outro ponto importante é a renegociação de contrato com fornecedores que você possui. Nenhum fornecedor quer perder vendas, logo é possível utilizar os cenários econômicos para melhorar as condições de seus contratos.

A negociação de revisão de contratos não precisa girar somente em torno do valor do que foi contratado, mas pode ser em busca de condições de pagamento mais interessantes para seu negócio, ou até mesmo de descontos para pagamentos à vista ou antecipados.

Caso você tenha um bom relacionamento com seus fornecedores sempre é possível encontrar uma adequação contratual que seja favorável à sua empresa, mas que também não prejudique o negócio de seu fornecedor.

Lembre-se que em uma negociação de sucesso todos precisam ganhar. É fundamental que você mostre vantagens para seu fornecedor na adequação dos contratos já estabelecidos.

Caso as vantagens sejam somente a seu favor, você terá maiores dificuldades em conseguir melhores condições contratuais.

5 – Invista em atualização tecnológica de seu negócio:

A quinta dica a respeito da redução de custos operacionais é investir em tecnologia.

Todo maquinário ou ferramenta utilizada em uma empresa está sujeito a se tornar obsoleto, ou então, a ser cada vez menos produtivo devido à constante manutenção.

Por isso, investir em tecnologia pode colaborar em seu processo de redução de custos, mesmo que a princípio exija um investimento inicial considerável com novos equipamentos e maquinários.

A atualização tecnológica é fundamental para manter sua empresa competitiva e coerente com a realidade do mercado. Manter equipamentos que já não são mais tão produtivos como se exige o mercado atual poderá colocar a sua lucratividade em risco.

A melhor forma para realizar esta renovação tecnológica em sua empresa é de forma programada. Faça um planejamento para que você não seja pego de surpresa com a necessidade de trocar um equipamento estragado ou com a paralisação de sua produção devido à necessidade de manutenção constante de algum equipamento.

6 – Conte com a colaboração de todos seus funcionários:

Por fim, é necessário contar com o envolvimento e colaboração de todos os funcionários que estão envolvidos em seu negócio.

Os colaboradores de sua empresa que vivem o dia a dia da operação do seu negócio que colocarão em prática qualquer medida de redução de custos. Assim, sem o devido envolvimento de todos, algumas medidas serão ineficientes.

Além da colaboração na implementação das medidas propostas é importante que você dê espaço para que todos os funcionários possam colaborar com opiniões a respeito do que seria importante realizar para reduzir os custos em cada setor.

Afinal, ninguém conhece melhor determinado setor ou tarefa, do que o profissional que a realiza. Dar a abertura necessária aos seus colaboradores para opinarem neste processo de redução de custos é fundamental para implementar medidas que sejam realmente eficientes.

Por isso, não fique preso somente às suas ideias ou às ideias de apenas um conselho. Mostre que todos terão oportunidade de colaborar.

Finalizando

Como falado anteriormente, a redução de custos operacionais é fundamental para fazer sua empresa cada vez mais competitiva e aumentar sua margem de lucro.

Por isso, faça da redução de custos processos de melhoria contínua em seu negócio. Assim, você terá um negócio cada vez mais eficiente e que aproveite da melhor forma possível todos os recursos alocados.

Confira mais uma vez, como reduzir os custos operacionais de seu negócio:

  • Revise e avalie todo seu processo produtivo;
  • Melhore o seu controle de estoque;
  • Elimine todo tipo de desperdício em seu negócio;
  • Renegocie os contratos com fornecedores;
  • Invista em atualização tecnológica de seu negócio;
  • Conte com a colaboração de todos seus funcionários.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!