Técnicas de Vendas: 7 Técnicas eficientes para ter sucesso

É essencial para qualquer negócio prosperar, que boas vendas sejam feitas. Entretanto, vender um produto nem sempre é uma tarefa simples. Para isso, existem técnicas de vendas que podem te auxiliar a ter sucesso na árdua tarefa de vendedor.

Todos nós sabemos que não é só de bons produtos que vive uma empresa e que é essencial um bom gerenciamento, uma estratégia de marketing e um bom planejamento financeiro. Gerenciar bem suas vendas é ainda mais importante, pois são elas que fazem o seu negócio funcionar.

Não adianta ter os melhores produtos, ser o melhor gestor e conhecer tudo sobre o mercado se você não é ou não conta com uma equipe de vendas bem qualificada e capacitada. Você terá um grande ativo em mãos, mas que não pode ser transmitido aos clientes.

Vale ressaltar que a utilização de técnicas de vendas não é uma forma de tentar enganar seus clientes ou forçar uma venda, e sim uma maneira de deixar as informações bem claras e estabelecer um bom relacionamento.

É certo que o mercado está em constante mudança e técnicas de vendas que funcionavam antes não funcionam mais. Entramos em uma nova fase, onde os consumidores estão mais esclarecidos, estão conectados a outros consumidores e são mais exigentes, não só com a qualidade do produto, mas com a boa imagem da empresa.

7 Técnicas de vendas eficientes para seu sucesso

Utilize estas técnicas de vendas simples no dia a dia e você verá que suas vendas serão concluídas com muito mais facilidade. Todo cliente ama comprar de um bom vendedor e deixa de comprar um bom produto por causa de um vendedor ruim.

Por isso, aumente seu potencial como vendedor e veja seu negócio decolar com o aumento das vendas.

1 – Aprenda a ouvir e entender o cliente

7 técnicas de vendas essenciais para o sucessoA primeira técnica é aprender a ouvir e entender o desejo do cliente. Muitos vendedores ficam ansiosos em falar e apresentar as várias vantagens de um produto, sem mesmo ouvir o verdadeiro desejo do cliente. Isso só atrapalha o processo de vendas.

É importante que você entenda o real desejo do seu cliente. Alguns clientes podem chegar até você simplesmente com um desejo abstrato, sem saber definir o que realmente ele precisa. É tarefa de um bom vendedor decifrar este desejo e propor a melhor solução para o problema do cliente.

Não interrompa o cliente de forma alguma e não tenha pressa em vender um produto. Respeite o direito do cliente de tirar todas as dúvidas e de ser ouvido.

2 – Conquiste a confiança do seu cliente

Outro ponto fundamental é conquistar a confiança do seu cliente. Para isso, é importante que você construa um bom relacionamento com o cliente. Começando desde o momento que você dá a devida atenção a ele.

Para conquistar a confiança do cliente, é necessário sinceridade e honestidade da parte do vendedor. Após identificar o verdadeiro desejo do cliente você deve avaliar se seu produto realmente supre aquele desejo. Caso contrário não venda o seu produto. Esclareça para seu cliente que o seu maior interesse é resolver o problema dele.

O vendedor que quer conquistar a confiança de seus clientes não vende a qualquer custo. Para estabelecer um bom relacionamento é necessário estar disposto a não vender seu produto em certas ocasiões.

Caso o seu produto satisfaça as necessidades do seu cliente você pode ter certeza que ele voltará à sua loja. Mas, se você força uma venda e seu produto torna-se obsoleto na vida de seu cliente é uma péssima propaganda para seu negócio.

3 – Envolva o seu cliente com um bom atendimento

Em um mundo tão corrido e com relações tão superficiais será essencial para uma boa venda que você envolva o seu cliente com um bom atendimento.

Para isso, você não precisa nada mais do que um bom sorriso, um aperto de mão verdadeiro e muita disposição em seu atendimento. Bons clientes desejam ser atendidos por pessoas bem-dispostas, que são felizes e possam transmitir isso a eles.

Faça do momento da venda uma oportunidade de deixar o seu cliente com um sorriso no rosto. Em muitos nichos de negócio o atendimento é uma excelente oportunidade de levantar a autoestima de seus clientes e dar uma nova carga de otimismo para eles.

Vendedores desanimados, tristes, abatidos, carrancudos e mal-humorados é um enorme prejuízo para um bom negócio. Talvez o produto é o ideal para seu cliente e a venda não é realizada pelo desânimo empregado na hora da venda.

4 – Não tente enrolar seu cliente

As informações estão cada vez mais acessíveis a todos no mundo de hoje. Críticas a produtos são compartilhadas em redes sociais ou publicadas em blogs a todo momento.

Por isso, não subestime o conhecimento do seu cliente. Muitos chegarão até você com informações muito bem coletadas na Internet. Neste momento é importante não querer exagerar nos benefícios e vantagens de seu produto, nem esconder limitações.

Muitos clientes já saberão destas limitações. Lembre-se que na maioria dos casos ninguém precisa de um produto perfeito, mas que seja adequado e funcione para solucionar determinado problema.

Isso faz parte também de construir um relacionamento de sucesso e conquistar a confiança de seus clientes. Você que acreditava que o exagero de benefícios e a ocultação de informações faziam parte das técnicas de venda, não entre nessa, já estamos no século XXI.

5 – Tenha flexibilidade e criatividade

Qualquer venda faz parte de um processo de negociação, onde dois interessados estão envolvidos em adquirir determinados benefícios. Não existe um lado bom e ruim, é simplesmente uma negociação.

Problemas e imprevistos são rotineiros em qualquer negociação, por isso é importante que você seja flexível e criativo para conseguir realizar boas vendas. Em alguns casos, o vendedor acredita que já está com a venda definida e o cliente desiste por um motivo qualquer, assim como em outras situações o vendedor já não acredita na conclusão da venda e o cliente se convence da compra.

É importante ter a capacidade de contornar imprevistos, responder perguntas inusitadas e explicar detalhes às vezes inúteis. Isso vai exigir de você criatividade e flexibilidade.

Além disso é importante ter a coragem de fugir do padrão. Ser criativo em alguns casos será necessário para conquistar determinados clientes. Tenha a coragem de personalizar o atendimento com criatividade, seja flexível para cada tipo de cliente que você atende.

6 – Acredite no que você está vendendo

Acreditar no que você faz é essencial para ter sucesso com as vendas. Caso você não esteja convencido da qualidade importância de seu produto quem estará?

Por isso, venda produtos que você possa atestar e defender. Não venda somente pelo dinheiro, mas pela qualidade e benefícios que proporcionarão aos seus clientes.

Para acreditar e defender um produto com confiança é necessário que você tenha um bom conhecimento de todas as características do produto. Para isso, é necessário que você estude não só os aspectos técnicos, mas também possíveis dúvidas que seus clientes possam ter a respeito de determinado produto.

Um vendedor com um bom conhecimento e certo do que vende consegue excelentes resultados em negociações difíceis. Agora, se o vendedor não consegue transmitir esta confiança no que vende ele cai em descrédito com sua clientela.

7 – Planeje e organize suas vendas

A última das técnicas de vendas a ser apresentada é importantíssima para o sucesso de um vendedor. Um bom planejamento é essencial. Para isto é importante conhecer não só o produto, mas o anseio dos clientes potenciais, os produtos concorrentes e suas vantagens e desvantagens em relação à concorrência.

O planejamento fará com que você visite clientes no prazo adequado, mantenha seus contatos em dia e conquiste novos clientes como uma boa estratégia.

No meio disto tudo a organização é fundamental. Não só a organização espacial, de ter uma loja bem organizada, com os produtos posicionados de maneira adequada. Mas, também a organização na forma de conduzir uma venda, sem pressa e sem devaneios.

Um vendedor organizado ganha credibilidade com seus clientes, não se perde em meio aos seus papeis, sempre tem os preços e detalhes dos produtos na ponta da língua.

Por isso, organize não só a sua loja mas também a sua vida e a sua forma de se expressar com seus clientes.

Finalizando

Aplicar boas técnicas de vendas não exige nada de anormal ou misterioso. Não se deixe enganar com técnicas muito complexas. Todo cliente quer hoje ser tratado como uma pessoa, com sua dignidade preservado, seus princípios respeitados e com seu dinheiro bem utilizado.

Para que isso aconteça são importantes a sensibilidade e a colaboração entre vendedor e cliente. Assim, o processo de uma simples venda pode se torna a conquista da confiança de um cliente.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o conteúdo, deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!