Terceirização de Serviços: Principais vantagens desta prática

A terceirização de serviços é uma prática comum no mercado de trabalho brasileiro.

Grandes empresas utilizam este tipo de contratação para facilitar o cuidado com serviços que não são principais em seu negócio, como limpeza, segurança, jardinagem e tantas outras opções.

Existem inúmeras vantagens para as empresas e também para os funcionários, apesar de ainda ocorrerem impasses entre empresas e sindicatos profissionais. Além disso, existem regras e leis específicas para a terceirização de serviços que devem ser seguidas pelo contratante.

Muitas empresas prestam os chamados serviços especializados com maestria, pois conseguem manter uma mão de obra sempre treinada e em operação.

Esta é uma vantagem também para os profissionais deste tipo de serviço, que tem uma maior garantia de sempre estarem empregados.

Tipos de serviços que são terceirizados

A terceirização de serviços pode ser aplicada a diversos tipos de trabalho, desde que não seja feita a terceirização para serviços essenciais da empresa.

É comum utilizar a terceirização para os seguintes tipos de serviços:

  • Secretaria;
  • Manobrista;
  • Auxiliar administrativo;
  • Motoboy;
  • Recepcionista;
  • Transporte de documentos;
  • Telefonista;
  • Limpeza e conservação;
  • Mensageiro;
  • Copeiro;
  • Digitadores;
  • Auxiliar de serviços gerais;
  • Porteiro;
  • Vigia;
  • Manutenção predial;
  • Motorista;
  • Jardineiro;
  • Operadores de máquinas.

Principais vantagens da terceirização de serviços

1 – Qualidade do serviço prestado

vantagens da terceirização de serviçosA terceirização dos serviços tem como grande vantagem a qualidade dos serviços prestados. As empresas terceirizadas contam com profissionais experientes e já treinados, isso reduz consideravelmente a possibilidade de erros ou serviços mal executados.

Além disso, as boas empresas de terceirização mantem sempre seus profissionais atualizados com boas práticas de serviço e novas tecnologias.

2 – Custo reduzido

A princípio, quando o serviço é avaliado de forma isolada e com imediatismo a terceirização apresenta-se um pouco mais cara.

Entretanto, quando avaliada de forma global, a terceirização de serviços é mais econômica para as empresas pois reduzem os custos com o desperdício de produtos, manutenção de equipamentos e custos com a constante contratação ou demissão de profissionais.

Por isso, a redução de custos pode ser percebida no médio e longo prazo.

3 – Treinamento profissional

Outra grande vantagem é o treinamento profissional dos colaboradores contratados de empresas terceirizadas.

Quando a empresa contrata um profissional de forma independente ela precisa confiar na sua experiência anterior ou proporcionar um treinamento adequado para que o serviço seja bem desempenhado.

Entretanto, os serviços que são terceirizados não são expertise do negócio e muito menos o foco dos empregadores, então acabam sendo deixados de lado.

4 – Contratação de profissionais com foco na área de atuação

Esta é uma das principais vantagens. Com a terceirização de alguns serviços que não são os essenciais, a empresa passa a se preocupar somente com a contratação de profissionais essenciais para a área de sua atuação.

Isso reduz muito os custos da área de recursos humanos, além de reduzir carga de trabalho e responsabilidades que podem ser transferidas para a empresa terceirizada.

5 – Cobertura em caso de férias, afastamentos e faltas

As empresas terceirizadas também oferecem uma boa vantagem, que é a cobertura de profissionais em caso de férias, afastamentos e faltas.

O que seria um grande problema para algumas empresas é uma solução simples quando se tem um serviço terceirizado.

Neste caso as empresas não têm custos adicionais quando os profissionais tiram férias ou estão afastados por qualquer motivo.

6 – Responsabilidade sobre a mão de obra

A responsabilidade sobre os serviços realizados por profissionais terceirizados é da empresa contratada.

Assim, elimina-se mais uma preocupação da empresa que contrata, fazendo com que ela foque somente na sua principal área de atuação.

Contar com esta responsabilidade compartilhada em alguns serviços é motivo de muita tranquilidade para diversos empreendedores e gestores de grandes empresas, pois não precisam mais se preocupar com a execução de serviços secundários.

7 – Melhor aproveitamento do tempo

O melhor aproveitamento do tempo também é consequência da terceirização de serviços.

Por um lado, a utilização de profissionais já experientes e bem treinados faz com que os serviços sejam executados de forma mais rápida e eficiente. Eliminando os famosos retrabalhos.

Pelo outro lado, os profissionais da empresa contratante podem se dedicar a outros serviços de maior importância, pois já não são mais responsáveis pelos serviços secundários.

8 – Custo fixo por um período determinado

O custo fixo é outra voa vantagem do processo de terceirizar os serviços secundários.

A empresa que contrata paga um custo fixo por um período determinado, independentemente de férias, afastamentos ou faltas de funcionários.

Isso é uma grande vantagem para muitas empresas, pois não precisam se preocupar com custos de demissão, contratação, processo seletivo ou substituição de profissionais por afastamento.

9 – Crescimento da empresa sem preocupações

Com última vantagem é a possibilidade de crescimento da empresa sem preocupações e grandes investimentos com mão de obra de serviços secundários.

Quando uma empresa conta com serviços terceirizados e amplia suas instalações ela pode simplesmente solicitar uma revisão dos contratos e solicitar um maior número de profissionais.

Elimina assim custo e tempo com processos seletivos e burocracias para contratação de novos profissionais.

Considerações finais

A terceirização de serviços é uma ótima opção para grandes empresas não se preocuparem mais com serviços secundários.

Antes de escolher a empresa terceirizada é importante conhecer os serviços prestados, visitar outros locais onde a empresa presta serviços e conversas com clientes que já contrataram a empresa. Assim você aumenta as chances de sucesso com a terceirização.

Fique sempre atento também às normas e legislações referentes à contratação de empresas terceirizadas. Ser precavido neste ponto nunca é demais.

Ficou com alguma dúvida é só deixar um comentário ou nos enviar um e-mail.

Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos, é só clicar em uma rede social abaixo.

Boa sorte em seus negócios!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!