Treinamento de Vendas: 5 Dicas para ter sucesso

Um bom treinamento de vendas pode colaborar significativamente com o sucesso de uma empresa. Ter uma equipe sempre bem treinada pode te colocar à frente de sua concorrência.

Entretanto, nem todos os treinamentos que existem no mercado produzem os resultados esperados. É muito comum empresas ofertarem treinamentos fora do contexto e que agregam muito pouco aos seus colaboradores.

Por isso, é importante selecionar treinamentos de vendas que sejam adequados à sua empresa e à verdadeiras necessidades da sua equipe de vendas.

Além disso, é necessário ter claro o objetivo do treinamento. Um treinamento pode, por exemplo, instruir uma equipe de vendas a respeito de um novo sistema ou uma nova tecnologia implantada na empresa. O treinamento pode também ter como objetivo corrigir pequenos problemas e vícios de sua equipe.

Neste artigo você vai conferir então 5 dicas para te auxiliar a encontrar a melhor forma de realizar bons treinamentos para sua equipe de vendas.

5 Dicas para ter sucesso com treinamento de vendas

1 – Descubra as necessidades de sua empresa:

treinamento de vendas para equipes de sucessoA primeira dica é descobrir quais são os verdadeiros problemas que precisam ser sanados com um treinamento de vendas.

Para isso, é necessária uma boa avaliação de sua equipe de venda, seus processos, tecnologia que você usa e a satisfação de seus clientes. Não é possível sanar nenhum tipo de problemas se você é incapaz de definir qual o verdadeiro problema.

Uma boa conversa com sua equipe de vendas pode mostrar também quais são as maiores dificuldades enfrentadas por eles. Assim, é possível encontrar um treinamento correto para que essas dificuldades sejam superadas.

Fazer esta avaliação crítica evitará que os treinamentos oferecidos não sejam improdutivos ou que sejam enfadonhos. Ou seja, evitará uma grande perda de tempo e um desgaste com seus vendedores.

2 – Escolha um formato ideal para o treinamento vendas:

Hoje em dia existem inúmeras opções para a transmissão de informações de qualidade, ou seja, existem inúmeras formas de realizar os treinamentos para sua equipe de vendas.

Você pode fazer a opção pelo convencional, que é um treinamento presencial com algum palestrante específico.

Outra opção que tem ganhado um espaço significativo são os treinamentos de vendas online. Onde diversas pessoas podem acessar de qualquer lugar, precisando apenas de uma boa conexão de internet.

O treinamento online pode ser ao vivo ou até mesmo gravado. A vantagem de ser ao vivo é a possibilidade de uma interação entre sua equipe e o palestrante. A vantagem de ser gravado é que o treinamento pode ser assistido conforme a disponibilidade de cada pessoa de sua equipe.

A melhor forma de transmissão do treinamento pode variar de empresa para empresa, e também conforme o objetivo do treinamento e a disponibilidade financeira da empresa. O melhor então é avaliar com cuidado qual tipo de treinamento será o mais adequado ao perfil de sua equipe.

3 – Defina um bom palestrante:

Encontrar um palestrante ideal para seu treinamento de vendas pode ser um grande desafio.

A melhor opção é conhecer de antemão o profissional que você deseja contratar. Por isso, se possível participe com antecedência de algum curso relacionado ao tema que você deseja dos profissionais que você tem intenção de contratar para desenvolver o treinamento da sua empresa.

Isso pode ser muito simples e quase não ter custo algum, muitos palestrantes disponibilizam na internet suas palestras ou parte das palestras que ministram em seminários, congressos e até mesmo treinamento de vendas.

O perfil do palestrante pode interferir diretamente no objetivo final do seu treinamento. Por exemplo, se você identificou que precisa motivar sua equipe de vendas é necessário escolher um palestrante que possua um discurso motivador naturalmente.

O perfil de um palestrante que ensina como utilizar um novo software ou uma nova tecnologia é muito diferente de um profissional que desenvolve um trabalho de motivação.

Para facilitar a descoberta de bons profissionais da área você pode acessar o site  Palestrarte. Neste site você encontrará uma diversidade de palestrantes, desde figuras de destaque na mídia a profissionais que ainda não possuem grande destaque.

4 – Pense no tempo, espaço e número de pessoas:

Outra dica fundamental para seu treinamento de vendas é pensar com clareza no aspecto operacional do treinamento.

O primeiro passo é quanto tempo você pretende gastar com o treinamento de sua equipe de vendas e em qual o horário que será desenvolvido este treinamento.

Outro ponto importante é o número de profissionais que serão envolvidos no treinamento. Toda sua equipe irá participar do treinamento ou somente uma parte dos profissionais que necessitam de um maior suporte na área em questão do treinamento.

Considerando o tempo e o número de pessoas é necessário um espaço adequado. Sua empresa tem um espaço que possa comportar este treinamento ou será necessário alugar um local específico?

Pense também na infraestrutura que um treinamento envolve, desde a utilização de equipamentos de multimídia, iluminação adequada e equipamentos de sonorização. Tudo deve estar em bom estado para que o treinamento seja bem-sucedido.

É importante avaliar os custos operacionais do seu treinamento e escolher a melhor opção para seu negócio e para sua equipe de vendas.

5 – Faça um planejamento estratégico para os treinamentos:

É muito comum ver em pequenas e grandes empresas a aplicação de treinamento aleatórios. Ou seja, falta a estas empresas um planejamento correto de quais treinamentos são realmente necessários e qual a melhor maneira de distribuir os treinamentos ao longo do tempo.

É necessário criar uma estratégia para que os treinamentos produzam o efeito desejado. Para isso, avalie quais as necessidades de sua empresa e quais as metas a serem alcançadas com os treinamentos.

Faça com que os treinamentos façam parte de seu negócio e não um evento esporádico para seus funcionários.

Com um bom planejamento é possível avaliar no fim de um determinado período os ganhos obtidos com o treinamento de vendas desenvolvido. É possível também corrigir possíveis erros e adequar ainda mais o treinamento ao perfil de sua empresa.

Finalizando

Tenho certeza que é possível desenvolver um bom treinamento de vendas sem muitos gastos. O importante é ter consciência dos pontos listados acima. Para você não se esquecer, as 5 dicas indicadas foram:

  • Descubra as necessidades de sua empresa;
  • Escolha um formato ideal para o treinamento vendas;
  • Defina um bom palestrante;
  • Pense no tempo, espaço e número de pessoas;
  • Faça um planejamento estratégico para os treinamentos.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!