Confira as vantagens da consultoria financeira empresarial

Investir em uma consultoria financeira empresarial é uma ótima opção para muitas empresas. É possível assim colocar as coisas em ordem e organizar as finanças para pagar as dívidas e até mesmo voltar a crescer.

Existem inúmeras vantagens em contar com um consultor e neste artigo você aprenderá detalhes deste tipo de serviço.

Também é válido informar que a consultoria financeira não é aplicada apenas nos momentos de dificuldades de uma empresa. Ao fazer novos investimento ou buscar ampliar a atuação no mercado muitas empresas buscam o auxílio de um consultor financeiro empresarial para planejar da melhor maneira os novos investimentos que serão realizados.

Para aproveitar todos os benefícios de uma consultoria financeira é necessário estar aberto às novidades propostas pelo consultor. Ou seja, uma consultoria pode gerar muitas mudanças na rotina de uma empresa.

O que é consultoria financeira empresarial

dicas sobre a consultoria financeira empresarialAfinal, o que é uma consultoria financeira?

A consultoria financeira é um serviço prestado por um consultor ou grupo de consultores especializados em finanças para empresas que precisam solucionar problemas ou planejar novos investimentos, com objetivo de aproveitar da melhor forma possível os recursos financeiros disponíveis.

Na maioria dos casos este consultor é externo à empresa. Neste caso o consultor faz uma imersão nos negócios da empresa e com base em seus conhecimentos específicos faz uma avaliação da situação da empresa e aponta propostas de soluções para serem implementadas na empresa.

Estas soluções podem ser aceitas ou não pela empresa que contrata a consultoria.

Existem inúmeras formas de desenvolver uma consultoria empresarial, como as listadas abaixo:

  • Análises de viabilidade financeira.
  • Consultorias financeiras e administrativas;
  • Aplicações financeiras;
  • Reestruturação da empresa;
  • Avaliação de quanto vale uma empresa (valuation);
  • Planejamento estratégico financeiro.

Quais as vantagens da consultoria financeira empresarial

Uma boa consultoria financeira empresarial pode proporcionar inúmeras vantagens para uma empresa.

A primeira vantagem percebida é uma melhora significativa no aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis. Assim, a empresa passa a usar de uma melhor maneira o dinheiro que possui, para pagar suas dívidas ou então para iniciar novos projetos.

Outra vantagem é um melhor controle dos recursos financeiros da empresa. As saídas e entradas de caixa são registrados corretamente e com isso é possível ter um fluxo de caixa real do funcionamento da empresa.

Também é possível corrigir falhas que podem produzir prejuízos financeiros, como atrasos no pagamento de faturas, falta de informações para receber pagamentos, atraso na emissão de notas fiscais ou até mesmo problemas com fraudes financeiras.

Com uma boa consultoria é possível mudar a realidade de um negócio. Fazendo com que negócios em dificuldade se tornem lucrativos. Pois muitas empresas passam dificuldades financeiras por desorganização e não por não produzirem de forma adequada.

A questão é que, para aproveitar da melhor forma possível as vantagens de uma consultoria financeira, é importante estar disposto a mudar os hábitos dentro de um negócio.

Ou seja, as mudanças podem ser significativas e todos colaboradores envolvidos precisam estar dispostos a mudar para melhorar os resultados da empresa. Esta abertura às mudanças é fundamental para que todas as ações sejam implementadas adequadamente.

Como é feita uma consultoria financeira empresarial

Uma consultoria financeira pode ser dividida em 4 fases que se correlacionam constantemente.

A primeira fase de uma consultoria é a avaliação da situação da empresa. Ou seja, o consultor precisa de acesso a todas as informações do negócio e fará um diagnóstico da situação real da empresa.

Esta fase pode ser rápida, caso a empresa seja organizada ou ser muito demorada quando a empresa não consegue fornecer rapidamente as informações necessárias.

Após a realização do diagnóstico são elaboradas as propostas das ações que devem ser implementadas na empresa. Estas ações são apresentadas aos diretores e caso aprovadas passam a ser implementadas na empresa. Esta fase é a fase de execução da consultoria financeira.

Algumas ações podem ser simples e exigir pequenas mudanças de hábitos dos envolvidos no negócio, outras propostas podem exigir mudanças estruturais na empresa o que demanda tempo, investimento financeiro e até mesmo contratação de novas pessoas.

A terceira fase é uma fase de observação dos resultados produzidos pelas ações implementadas. Ou seja, é hora de verificar se as ações produziram os efeitos que eram desejados.

É interessante observar que nem todas as ações são bem-sucedidas na primeira implementação, neste caso é necessário passar para a quarta etapa de uma consultoria que é a etapa de adequação das ações para obter melhores resultados no futuro.

Em alguns casos é necessário fazer destas etapas um ciclo constante até obter os resultados esperados.

Quanto custa uma consultoria financeira empresarial

O custo de uma consultoria pode variar significativamente em função de muitas características da consultoria.

A primeira delas é o porte da empresa. Quanto maior a empresa, mais cara pode ser a consultoria. Mas isso não é um critério absoluto, grandes empresas organizadas podem ser mais simples do que pequenas empresas desorganizadas.

Outro critério envolvido no custo de uma consultoria é o tipo de negócio. Quanto mais complexo o negócio em que a empresa está inserida, mais cara pode ser uma consultoria.

O custo também pode variar em função do profissional contratado. Profissionais mais experientes e com melhores qualificações podem exigir honorários mais altos.

Além dos pontos mencionados acima o custo de uma consultoria pode variar em função da complexidade da consultoria a ser desenvolvida. Como já falado, quanto mais delicada e complicada a situação da empresa, mais cara pode ser uma consultoria.

Finalizando

Como pode ver, uma consultoria financeira empresarial pode ser uma boa opção para sua empresa, mesmo ela estando endividado ou não.

Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a colaborar com a construção de uma cultura empreendedora.

Forte abraço.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!